Foto: Trekearth_ Armando Loureço_Aofl
Fica situada na região do Minho no Distrito de Viana do Castelo. É caracterizada pela sua arquitectura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.
Ponte de Lima deve o seu nome à velha ponte sobre o rio Lima que dá acesso à vila. Com dois troços distintos, um romano (provavelmente construído no séc I, para por ela passar a via iniciada pelo Imperador Augusto) e outro medieval, tem 27 arcos. A ponte romana, com sete arcos, encontra-se parcialmente encoberta pelo maciço onde se situa a Igreja de Santo António da Torre Velha. A ponte medieval tem 17 arcos, com dois deles soterrados.
A torre medieval junto da margem é uma das duas que resta das antigas muralhas. Na margem oposta, recorta-se o alpendre da capela do Anjo da Guarda, uma pequena capela barroca datada do século XVIII.
Foto: wikipedia_David Machado
A visitar:
■ Igreja de Santo António da Torre Velha
Resultante da reformulação da antiga ermida no século XIX, consagrada à Nª Senhora do Carmo, recebeu esta designação devido à torre do reduto medieval, que coexistiu com a igreja até meados do séc. XIX. A torre destaca-se pelas suas gárgulas.
■ Praça de Camões
A praça mais marcante da vila, tem no seu centro um chafariz setecentista, que ostenta as armas da vila. A praça estende-se na direcção do rio, até à ponte.
Foto:http://www.cm-pontedelima.pt
■ Igreja Matriz
A Igreja Matriz ou Igreja Paroquial de Santa Maria dos Anjos, datada da primeira metade do século XV. Ao longo dos séculos sofreu várias transformações e ampliações, possuindo assim vários estilos - românico, gótico e neoclássico, de que é exemplo o portal gótico encimado por uma rosácea do séc. XVIII.
■ Museu dos Terceiros
Situado no edifício do Antigo Convento dos Frades Menores da Província da Conceição e na Igreja da Ordem Terceira, sacristia, sala consistorial e seus anexos, é um dos mais notáveis museus de Ponte de Lima e do Minho. Foi criado em 1974, e as suas colecções incluem um importante conjunto de estatuária religiosa, azulejos, pinturas e alfaias litúrgicas.
Foto: wikipedia_Xaucha
Festas e Romarias
A não perder a tradicional feira quinzenal às segundas-feiras, realizada desde 1125 na margem esquerda do rio, onde se podem encontrar bordados em linho ou trabalhos em vime e madeira, entre outros produtos do artesanato local.
Em Setembro, há ainda as «Feiras Novas», celebradas também desde o século XII e com muita animação, música, folclore, fogo de artifício e coloridas procissões em honra de Nossa Senhora das Dores.
Foto:Francisco Bernardo_OLHARES