29/09/2024

Palácio dos Inválidos - Paris




Divagando por um emblemático e imponente monumento de Paris, que durante longo tempo foi um lar e hospital para veteranos da guerra e hoje é um vasto museu que mostra a história militar da França. Um património notável, um lugar rico em história e cultura.

Hôtel National des Invalides - Palácio dos Inválidos





O Palácio foi mandado construir em 1670 pelo Rei Louis XIV com o intuito de abrigar os soldados feridos na guerra e outros já reformados, para que tivessem uma vida condigna.




Foi concebido pelos arquitetos Libéral Bruant e Jules Hardouin-Mansart e é uma das mais importantes obras-primas da arquitetura clássica francesa. As obras começaram em março de 1671, a primeira pedra foi lançada em 30 de novembro do mesmo ano e todas as edificações, com exceção da igreja e da enfermaria, foram concluídas em fevereiro de 1674. Em outubro de 1674, Luís XIV inaugurou o hotel, que abriu as suas portas aos primeiros moradores.






A Catedral dos Inválidos

Quando fundou o Hôtel des Invalides, Luís XIV queria uma vasta capela no seu coração para o bem espiritual dos residentes, colocada sob o patrocínio de Saint Louis. Foi concebida para servir ao rei e aos soldados, todos assistiam às mesmas missas, mas entravam por portas diferentes.




O edifício religioso durou perto de trinta anos a ser construído, tendo ficado concluído em 1706. É composto por duas igrejas, a Catedral de São Luís dos Inválidos, também conhecida como Igreja do Soldados com a adjacente Capela Real ou Domo, cuja cúpula dourada com 100 metros de altura, pode ser vista de vários pontos de Paris.




A abóbada da Catedral Saint-Louis-des-Invalides está decorada com centenas de troféus militares, bandeiras que pertenceram aos inimigos da França ao longo da história. O seu espetacular órgão foi construído entre 1679 e 1687 e restaurado entre 1955 e 1957.




Panteão Militar

A igreja do Dome, (capela real) tornou-se um panteão militar sob a direção de Napoleão Bonaparte, com a instalação do túmulo de Turenne (1800) e um monumento funerário de Vauban (1807-1808). Alberga vários túmulos de militares franceses famosos, destacando-se o impressionante túmulo de Napoleão I, obra de Louis Visconti, que se encontra sob a espectacular cúpula dourada.







Museus

Nos Inválidos encontram-se vários museus importantes, como o Museu dos Plans-Reliefs, o Museu da Ordem da Liberação e o extenso Museu do Exército, o mais importante Museu da História Militar de França, contando com um enorme acervo de objetos militares desde a Antiguidade até o século XX.




Do observatório da Torre de Montparnasse, podemos admirar como é o enorme o complexo do Palácio dos Inválidos.




Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais

Ler o post completo

28/09/2024

A Lua - Uma fonte inesgotável de inspiração





A Lua é um símbolo de esperança, de transformação e de amor. Desde sempre exerce um fascínio inegável sobre a nossa imaginação. Refletindo o seu brilho sereno e misterioso sobre a praia e as águas do mar, a lua é testemunha silenciosa de encontros e desencontros, de alegrias e lágrimas, de saudades e paixões.
Ela tem sido ao longo dos séculos uma fonte inesgotável de inspiração. Poetas e escritores são levados pela sua magia hipnotizante, a tecer histórias de amor, mistério e aventura que ecoam através do tempo.




Ler o post completo

27/09/2024

PARABÉNS meu FILHO pelo teu Aniversário




Hoje é um DIA muito ESPECIAL, dia para celebrar o ANIVERSÁRIO do meu filho Pedro.

Sonhador, lutador, aventureiro, trabalhador, amigo do seu amigo, organizado, com objetivos bem definidos, estas são algumas das caracteristica do meu filhote, que hoje comemora mais um ano de vida e assim, entra nos 24 aninhos de existência.

Querido filho que tenhas um dia muito feliz, que a vida te sorria sempre, a saúde e alegria estejam continuamente presentes e que consigas realizar todos os teus sonhos.


Embora longe fisicamente, o meu coração e o do pai estão sempre ao teu lado e hoje cantando ...


"Happy Birthay to You"

Adoramos-te, um abraço bem apertadinho e muitos beijinhos





Ler o post completo

25/09/2024

As coloridas Flores-da-Fortuna ou Flores Kalonchoe




Olhares sobre as lindas flores que dão cor ao parapeito da minha janela.

Flores Kalonchoe - verdadeiras joias da natureza





Símbolos de Alegria e Prosperidade, as flores Kalanchoe, também conhecidas como flores-da-fortuna, são um verdadeiro espetáculo de cor e alegria. Exibindo uma variedade de cores vibrantes e uma beleza exuberante, são originárias de Madagascar, na África, pertencem à família Crassulaceae e ostentam o nome científico Kalanchoe blossfeldiana.




Caracterizadas pelas suas folhas carnudas e flores delicadas, as Kalanchoes são apreciadas em todo o mundo pela sua resistência e fácil cultivo. As suas flores podem apresentar tons de vermelho, rosa, laranja, amarelo e branco, muitas vezes exibindo uma mistura de cores num único ramo.





Além de sua beleza ornamental, as Kalanchoes são admiradas por sua capacidade de florescer durante grande parte do ano, trazendo cor e vida a ambientes internos e externos. Elas preferem solos bem drenados e locais com boa luminosidade, sendo ideais para jardins de pedra, vasos suspensos e canteiros.




Cada flor é um tesouro precioso que a natureza nos oferece. Elas nos ensinam a importância da diversidade e da harmonia na natureza, e cabe a nós preservar e respeitar essa harmonia para as gerações futuras.



Ler o post completo

24/09/2024

Flores e Natureza - símbolos de Esperança e de Renovação




Ao observarmos a natureza em todo o seu esplendor, somos tocados por uma sensação de paz e serenidade. O canto dos pássaros, o vento soprando nas folhas e o aroma das flores, convidam-nos a desacelerar e a apreciar a beleza que nos rodeia e as pequenas coisas que nos trazem felicidade.

Toda a natureza nos lembra, da beleza efêmera da vida e da renovação constante que ocorre ao nosso redor, desde o desabrochar das primeiras flores na primavera até ao recolhimento e renovação que o inverno traz.

Tal como as flores, que são Símbolos de esperança, pois mesmo diante dos desafios e adversidades, elas encontram uma maneira de florescer, que sejamos também nós capazes de cultivar nos nossos corações, essa mesma resiliência, pois habita em cada um, uma extraordinária capacidade de renovação.



Ler o post completo

21/09/2024

A magia e beleza das Pontes em arte digital - criações em AI




As pontes são muito mais do que simples estruturas que nos permitem atravessar de um lado para outro. Elas são símbolos de esperança, construídas sobre desafios para nos guiar em direção a novos horizontes. Construir pontes é sempre mais importante do que erguer muros, pois elas nos ensinam a arte da união e da colaboração.

Hoje proponho fazermos uma viagem visual, um passeio por diferentes paisagens na procura de novos horizontes, através da imaginação e da tecnologia em IA (Inteligencia Artificial)

Pontes - Elas ligam lugares, sonhos, esperanças e possibilidades





"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás para atravessar o rio da vida, ninguém, exceto tu, só tu." Friedrich Nietzsche

















"As pontes são símbolos de esperança, fé e otimismo. Elas nos ensinam que é possível alcançar o impossível." Provérbio chinês



Ler o post completo

19/09/2024

Poema Azul de Sophia de Mello Breyner Andresen





O mar beijando a areia
O céu e a lua cheia
Que cai no mar
Que abraça a areia
Que mostra o céu
E a lua cheia
Que prateia os cabelos do meu bem
Que olha o mar beijando a areia
E uma estrelinha solta no céu
Que cai no mar
Que abraça a areia
Que mostra o céu e a lua cheia
um beijo meu


Sophia de Mello Breyner Andresen




Ler o post completo

17/09/2024

Igreja de Santo Ildefonso




Igreja de Santo Ildefonso (Porto)



Localizada na Praça da Batalha no centro da cidade do Porto, a igreja foi reconstruída a partir de 1730, por se encontrar em ruínas a primeira igreja, e ficou concluída em 1739.




A fachada é composta por duas torres sineiras com dentilhões nas cornijas, rematadas em cada face por esferas e frontões de fantasia. Por cima do entablamento ergue-se o nicho do padroeiro. Guarnecem as paredes 11.000 azulejos de Jorge Colaço (1932), com cenas da vida de Santo Ildefonso e alegorias da Eucaristia.





A capela-mor, apresenta um retábulo em talha barroca e rococó desenhado por Nicolau Nasoni e executado por Miguel Francisco da Silva em 1745.




A não perder uma visita ao Museu de arte sacra que reúne em 7 salas um interessante e belo espólio.








Texto explicativo: Wikipédia; http://www.patrimoniocultural.gov.pt;
Fotos: Pessoais

Ler o post completo
Topo