Olhares vindos de Bangkok na Tailândia, de um local imperdível.
Templo do Buda Esmeralda
(Wat Phra Kaew)
O Wat Phra Kaew que significa "Capela Real", é um complexo de edifícios que se encontra dentro das muralhas do Grande Palácio Real de Bangkok. Está situado a leste do rio Chao Phraya e a sua construção teve início em 1782, durante o reinado de Rama I. O edifício principal do complexo é o Templo do Buda de Esmeralda, o templo mais sagrado da Tailândia.
Todo o complexo, incluindo os templos, é delimitado por uma parede composta. Tem cerca de 2 quilómetros de comprimento. As paredes compostas são decoradas com murais tailandeses, baseados no épico indiano Ramayana. Os murais servem para enfatizar os valores humanos de honestidade, fé e devoção. Existem doze salas, construídas por Rama I, ao redor do templo. Elas abrigam artefatos interessantes de regiões como Camboja e Java. Durante o reinado do rei Mongkut, foram acrescentados o Phra Gandharara, uma pequena capela no canto sudoeste e um campanário alto.
Phra Si Rattana Chedi
O Phra Si Ratana Chedi ancora o extremo oeste do terraço superior. Foi construído por Rama IV em meados do século XIX, ao mesmo tempo que o Panteão Real. O chedi equilibra essencialmente as estruturas no terraço superior, mas também lembra os pagodes monumentais da antiga capital em Ayutthaya. O chedi é revestido com pequenos azulejos espelhados em ouro, tornando-o um pouco mais brilhante do que outros pagodes que são "apenas" dourados. O chedi abriga um pedaço do esterno do Buda.
Phra Mondop (the library)
Phra Mondop ou é o Salão das Escrituras, que contém uma pequena biblioteca de escrituras budistas. O edifício não é aberto ao público, pois as escrituras inscritas em folhas de palmeira precisam ser mantidas em um ambiente controlado para preservação. A biblioteca foi construída pelo rei Rama III. Guardando a sua entrada, estão figuras chamadas Yak Wat Pho (Gigantes de Wat Pho) colocadas em nichos ao lado dos portões. As paredes do Phra Mondop estão cobertas por azulejos espelhados verdes incrustados com medalhões de ouro representando Buda. A base das paredes é revestida por duas fileiras de pequenos anjos da guarda dourados, cada um ligeiramente diferente. Nos quatro cantos do Phra Mondop, há Budas de pedra esculpidos no estilo javanês do século IX. Dezesseis colunas de doze cantos suportam o intrincado teto multicamada.
Phra Sawet Kudakhan Wihan Yot
Decorado com porcelanas chineses, contém várias imagens de Buda mas não se encontra aberto ao público.
Modelo Angkor Wat
O complexo do templo também contém um modelo de Angkor Wat (o mais sagrado de todos os santuários cambojanos).
Panteão Real - Royal Pantheon chamado Prasat Phra Thep Bidon na Tailândia, que significa "O Santuário dos Antepassados Celestiais"
Foi construído durante o reinado do rei Rama IV em 1855. Ele pretendia colocar o Buda Esmeralda aqui, mas o edifício não foi concluído até depois da sua morte. O seu sucessor, o rei Rama V, considerou o edifício pequeno demais para acomodar a congregação nas cerimónias reais, pelo que o Buda Esmeralda não foi aqui colocado. Ele mandou instalar estátuas em tamanho natural dos cinco reis anteriores, as do rei Rama VI, VII e VIII. O Panteão Real está aberto ao público todos os anos, no dia 6 de abril, aniversário da fundação da dinastia Chakri, para homenagear seus soberanos do passado.
Golden Phra Chedis
Situados no terraço de Phaithee em frente a Phra Thep Bidon, encontram-se dois Phra Chedis construídos pelo rei Rama 1 em homenagem a seu pai (pagode do sul) e a sua mãe (pagode do norte). Os dois Phra Chedis são exatamente do iguais em mesmo design e tamanho. As estruturas são totalmente cobertas com folhas de cobre, pintadas com laca e cobertas com folhas de ouro. Têm uma base octogonal forrada com mármore e adornada com um desenho cruzado. Acima da base, há 20 gigantes de gesso e macacos decorados com vidro colorido que parecem estar levantando o chedi.
Thotsakhirithon - Os demónios guardiões
São esculturas em cerâmica, com cerca de 5 metros de altura, representados principalmente com um rosto característico, com grandes olhos redondos e abaulados e presas salientes. Representam demónios gigantes e guardam uma das saídas do Palácio Wat Phra Kaew.
Ho Phra Khanthararat e Gandhara Buddha Viharn
Ho Phra Khanthararat está situado no canto leste do complexo de Wat Phra Kaew. A pequena capela do Buda Gandhara compreende duas estruturas construídas na mesma base. Foi construído em meados do século XIX pelo rei Rama IV. Na parte de trás, o rei incorporou uma antiga estupa dourada trazida do norte. A parte frontal do edifício abriga uma imagem de Buda conhecida como Buda Gandhara.
As estátuas douradas de kinnara
Na mitologia hindu, um kinnara é um amante paradigmático, um músico celestial, parte humano, parte cavalo e parte pássaro. Na mitologia budista, dois dos personagens mitológicos mais amados são as criaturas benevolentes, meio-humanas e meio-aves conhecidas como Kinnara e Kinnari, que se acredita serem do Himalaia e geralmente vigiam o bem-estar dos seres humanos em tempos de problema ou perigo.
Torres (Prangs)
Existem oito torres seguidas a leste de Wat Phra Kaew. Eles foram cobertas com porcelana no reinado do rei Rama III. No reinado do rei Rama IV, a fim de acomodar o Panteão Real, parte da parede oriental foi estendida e duas das torres foram encerradas dentro do complexo do templo. As torres são dedicadas a vários aspectos do budismo. De norte a sul: branco - o Buda, azul-médio - o Dhamma (as escrituras), rosa - a Sangha (os monges budistas), verde - os Bikshuni (monjas budistas), roxo escuro - pacchekabodhi Buddhas, azul claro - o Chakravarti (imperadores anteriores do reino), marrom avermelhado - o Bodhisattva e amarelo - o Maitreya (o futuro Buda).
Campanário (belfry)
Está situado ao sul do ubosot e foi construído pelo rei Rama I ao mesmo tempo que o ubosot para abrigar um grande sino. Um campanário é usado para soar o tempo para cerimónias, orações, etc. ... Embora o Templo do Buda Esmeralda não seja residencial e, portanto, o campanário provavelmente não tenha sido muito utilizado, a sua presença é necessária para atender aos requisitos da arquitetura budista. O campanário atual foi construído pelo rei Rama IV no local original e concluído apenas no Quinto Reinado.
Phra Ubosot
O edifício principal é o Phra Ubosot central que abriga a estátua do Buda Esmeralda. Segundo a lenda, essa imagem de Buda se originou na Índia, onde o sábio Nagasena profetizou que o Buda Esmeralda traria "prosperidade e preeminência a cada país em que reside". O seu teto é decorado com azulejos polidos de laranja e verde, os pilares são incrustados com mosaicos e os frontões são de mármore, instalados no século XVIII. O Buda Esmeralda repousa sobre um altar elevado, cercado por grandes decorações douradas.
Saímos de Wat Phra Kaew, e entrámos no perímetro do Grande Palácio Real.
O Grande Palácio Real (Phra Borom Maha Ratcha Wang)
É um conjunto de edifícios que serviram como sede real do século XVIII até meados do século XX. Hoje é apenas utilizado para eventos oficiais e cerimónias reais.
Se pretender conhecer um pouco mais sobre o Grande Palácio Real e ver mais fotografias deste local espectacular, consulte o post especifico, clicando no link sobre o nome.
Fabulous post.
ResponderEliminarI enjoyed your photographs and mosaics and family one too.
All the best Jan
Agora nas mãos de um louco, devasso, ébrio, drogado.
ResponderEliminarBjs, boa semana
Beautifully laid out post, Maria. Excellent!!
ResponderEliminarUn billet magnifique, qui nous fait voyager très loin en cette période de "restrictions". Tu nous donnes aussi beaucoup d'explications qui nous permettent de mieux visiter. Je connaissais les démons gardiens mais pas du tout le personnage du Kinara. Nous aurions bien besoin d'un tel petit personnage pour veiller un peu sur nous tous!
ResponderEliminarBonne semaine, Maria!
Grosses bises
Lovely photos.
ResponderEliminarBeautiful buildings and family photos are always nice to see.
Fotos maravilhosas de uma cultura - a todos os níveis - tão diferente da portuguesa.
ResponderEliminar.
Tenha um dia feliz
Cumprimentos
Um local espectacular, cheio de história e cultura. Lindas fotos. Beijinhos.
ResponderEliminarTan solo me sale en decir de este reportaje que es impresionante.
ResponderEliminarSaludos.
SIMPLESMENTE, MARAVILHOSO. NUNCA VISITEI ESTES CANTINHOS, MAS DÁ-ME SAUDADE DE OUYTROS IDENTICOS POR ONDE ANDEI COM MEU QUERIDO MARIDO. AGORA... TUDO ISSO ACABOU. FICA A SAUDADE. BEIJINHOS
ResponderEliminarNÃO SEI COMO CONSEGUE ARRANJAR TANTA MARAVILHA. MUITA FORÇA. PARABÉNS. OBRIGADA. TUDO DE BOM
ResponderEliminarVery beautiful photoes Maria!
ResponderEliminarOlá Maria! Mais uma vez nos brindas com um belo passeio turístico. Belíssimas paisagens.
ResponderEliminarBeijos,
Furtado
Um composto de monumentos devera impressionante. Grata pela partilha. Gostei imenso de ver a sua bonita família.
ResponderEliminarAbraço e saúde