Divagando o olhar pelo maravilhoso jardim ...
Bacalhôa Buddha Eden
O maior jardim oriental da Europa
Há já algum tempo que tinha pensado ir visitar este jardim, mas ainda não tinha surgido a oportunidade, num belo sábado de Maio lá fomos nós conhecer.
Como habitualmente tirei um mundo de fotos, hoje apresento alguns olhares gerais e posteriormente irei mostrar vários dos seus encantadores cantos e recantos mais em pormenor.
Passámos o belo e imponente portal de entrada e entrámos neste fantástico jardim.
Também conhecido como Jardim da Paz, tem uma extensão de cerca de 35 hectares e está inserido na Quinta dos Lóridos, que está localizada no distrito de Leiria, a poucos quilómetros das vilas do Bombarral e de Óbidos. Foi idealizado e concebido pelo Comendador Joe Berardo. Embora o tema principal seja o oriente e lá se encontrem belíssimas estátuas de budas, o jardim é composto por vários outros belos espaços verdes, diversas estátuas entre as quais interessantes esculturas africanas, várias obras de arte moderna e lindos lagos com coloridos peixes Koi e nenúfares espectaculares.
Começámos o passeio no Lago das Palmeiras, percorremos os caminhos do Labirinto de Bambu, do Jardim de Arte Moderna e seguimos para o Jardim de Esculturas Africanas. Envolta pela natureza a arte estava presente por todo o lado.
☙.❇️.❧ Lago das Palmeiras
Ladeado de palmeiras é um lago comprido, tranquilo, com lindos peixes Koi que vinham até à beira do lago ter connosco.
☙.❇️.❧ Jardim de Arte Moderna
Um espaço tranquilo que conjuga interessantes e belas peças de arte moderna com a natureza. As peças selecionadas são da Coleção Berardo e algumas são substituidas regularmente.
☙.❇️.❧ Jardim de Esculturas Africanas
No meio de frondosas palmeiras e de uma exuberante vegetação, são muitas as fascinantes estátuas em pedra e em ferro que podemos admirar.
Atravessámos a ponte vermelha do Jardim das Estátuas Africanas e passámos para o outro lado do lago, um pouco mais à frente num vale, fomos encontrar um impressionante conjunto de esculturas em terracota, representando os exércitos de Qui Shi Huang (o primeiro Imperador da China)
☙.❇️.❧ Os Guerreiros Xian em Terracota
Estes míticos Guerreiros Xian também se encontram numa colina virada para o Lago do Pagode, no outro lado do Jardim.
☙.❇️.❧ Do Oriente - Budas e Pagodes
Para além da emblemática Escadaria dos Budas Dourados, um tributo contra a destruição aos Budas Gigantes de Bamyan (Afeganistão) pelos Talibãs, existem por toda esta área, entre a vegetação do jardim, muitos outros budas, estátuas orientais, pagodes e lanternas chinesas.
Continuámos o nosso passeio seguindo em direção às Torres de Pagode, passámos pelos Lagos da Tranquilidade e fomos até ao Miradouro do Fogo. Descemos depois até ao Lago do Pagode.
☙.❇️.❧ Lago do Pagode
Este lindíssimo lago é o maior dos três lagos do jardim. No centro um belo pagode chinês encanta o nosso olhar.
No topo do lago encontram-se os "Treze Budas dos Mortos" (divindades budistas originárias do Japão). Fomos contornando o lago passando por uma belíssima estátua de um dragão e pela "Fonte do Caminho do Lago". Paragem obrigatória no lindo pagode vermelho para apreciar o lago e toda a natureza ao seu redor.
Todo o espaço está muito bem cuidado, com interessantes detalhes, transmitindo serenidade e paz, conjugando de uma forma harmoniosa a natureza e arte.
É um jardim maravilhoso, que merece sem sombra de dúvidas uma visita!
É um jardim maravilhoso, que merece sem sombra de dúvidas uma visita!