Divagando o olhar por
Chiang Mai na Tailândia, para conhecer um dos seus lindos templos budistas:
Wat Buppharam
Wat Buppharam é um templo budista em Chiang Mai, Tailândia. Fundado em 1497 pelo rei Mueang Kaeo, o templo foi onde Kawila iniciou uma circunvolução ritual de Chiang Mai para reocupá-lo após dois séculos de governo birmanês. A maioria dos edifícios do templo data do final do século XIX.
A primeira visão que temos é de uma enorme imagem de walking Buddha
O complexo do templo consiste em um ubosot (sala de ordenação), dois viharns (salões da assembleia - lugar de cerimónias budistas), um Dhamma hall (local para a pregação dos monges seniores), um chedi (também conhecidos como stupas ou pagodes, são estruturas altas em forma de cone que consagram relíquias importantes) e um poço que fornece água benta.
Logo na entrada e por detrás da imagem de Buda encontra-se a maior estrutura do Wat Buppharam e o edifício mais bonito do complexo do templo, o Dhamma Hall. Difere da construção típica da Tailândia, uma vez que é em forma de cruz, por um lado, e não orientada para o leste, por outro. Em vez disso, o Dhamma Hall está voltado para o norte e a sua construção é mais uma reminiscência dos templos birmaneses.
A escadaria para o segundo andar é linda sendo a entrada guardada por Makaras, criaturas da mitologia hindu retratada em parte como animal marinho, em parte animal terrestre.
Quando fomos visitar o templo apenas o segundo andar estava aberto. No salão encontram-se várias imagens de Buda. Uma delas é considerada, segundo a lenda, a maior estátua de Buda feita em madeira de teca da Tailândia, trata-se da imagem de Phra Phutthra Naret Sakchai Phairi-Phinat, um Buda sentado na postura de Bhumisparsha. As esculturas em madeira atrás da imagem representam a história da imagem de Buda.
Uma das estruturas remanescentes mais antigas é o chedi (pagode), que foi construído há mais de quatro séculos. O chedi branco com uma torre de ouro é guardado por quatro leões de estilo birmanês, chamados Singha em tailandês. A base do chedi contém uma imagem de Buda nos quatro lados.
O entardecer em Wat Buppharam
Fontes explicativas: Wikipedia; http://thailandforvisitors.com/; http://www.chiangmai.bangkok.com/
Fotos: Pessoais de visita a
CHIANG MAI