Situado em Agra na Índia, fica um dos mausoléus mais conhecidos do mundo e classificado pela UNESCO em 1993 como Património da Humanidade, o Taj Mahal.
A construção deste sumptuoso monumento de mármore branco, realizou-se entre 1630 e 1652, tendo sido utilizada a mão de obra de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente. Foi mandado construir pelo imperador Shah Jahan em memória da sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"), que tinha morrido após dar à luz o 14º filho . O Taj Mahal foi construído sobre o seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
Este magnifico monumento é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.
O complexo encontra-se rodeado de um grande chahar bagh (jardim) que inclui canteiros de flores, caminhos elevados, avenidas de árvores, fontes, cursos de água, e pilares que reflectem a imagem dos edifícios na água. Cada secção do jardim é dividida por caminhos em 16 canteiros de flores, com um tanque central de mármore a meio caminho entre a entrada e o mausoléu, que devolve a imagem reflectida do edifício. O chahar bagh foi introduzido na Índia por Babur, o primeiro imperador mogol, segundo um desenho inspirado na tradição persa a fim de representar os jardins do paraíso.
Está limitado por três lados por um muro em pedra vermelha. Após os muros, existem vários mausoléus secundários, incluindo os das demais viúvas de Shah Jahan e do servente favorito de Mumtaz. Estes edifícios, construídos principalmente com pedra vermelha, são típicos dos edifícios funerários mogóis da época.
O foco visual do Taj Mahal, ainda que não se localize no centro do conjunto, é o mausoléu de mármore branco. Como a maioria dos edifícios funerários mogóis, os elementos básicos são de origem persa.
A sala principal contém ainda os cenotáfios de Mumtaz e Shah Jahan, obras-primas de artesanato, sem precedentes na época. A tradição muçulmana proíbe a decoração elaborada das campas, pelo que os corpos de Mumtaz e Shah Jahan descansam numa câmara relativamente simples debaixo da sala principal do Taj Mahal. Estão sepultados segundo um eixo norte-sul, com os rostos inclinados para a direita, em direcção a Meca.
O principal material empregado para a construção do Taj Mahal, é o mármore branco trazido em carros puxados por bois, búfalos, elefantes e camelos desde as pedreiras de Makrana, no Rajastão, situadas a mais de 300 km de distância.
Taj Mahal é uma obra incrível pela sua arte, riqueza e por ser o símbolo de um amor imenso…..
Poderá ver este post completo no meu blogue " Viajar é Alargar os nossos Horizontes " em: Taj Mahal
Fontes e Fotos: Wikipedia; www.flowerpictures.net; www.fanpop.com; TrekEarth; skyscrapeCity; outros net