Divagando o olhar e admirando uma extraordinária capela gótica em Paris.
Sainte-Chapelle
A Sainte-Chapelle é uma capela gótica situada na Île de la Cité em Paris. Foi projetada em 1241 e construída entre 1242 e 1248 por ordem do rei Louis IX (futuro São Luís). Foi edificada no pátio do palácio, pois o rei pretendia uma capela com acesso direto do Palácio Real (deste palácio restam apenas hoje a Conciergerie e a Sainte Chapelle). Reuniu lá uma coleção notável de "relíquias" cristãs adquiridas ao Imperador de Constantinopla Balduino II, entre as quais estavam a Coroa de Espinhos e um pedaço da Santa Cruz.
É composta por duas capelas sobrepostas, na parte inferior, a Chapelle Basse (Capela Baixa), era o lugar de culto dos soldados e do pessoal do palácio. As suas paredes estão pintadas, predominantemente de vermelho, azul e dourado, com estampas da flor de lis, um símbolo da nobreza. Nesta capela está a estátua do rei Luís IX, canonizado pela Igreja Católica, em 1297, sob o nome de São Luís da França. É pena ser agora usada também como loja de souvenirs, pois isso acaba por distrair os olhares ofuscando a sua real beleza.
A capela superior (Chapelle Haute) atinge 15 metros de altura e era para uso exclusivo da família real e seus convidados. Foi o lugar onde se colocaram as relíquias cristãs. Na atualidade já não se encontram lá, as que sobreviveram à Revolução francesa, foram guardadas na Catedral de Notre Dame.
No meio da abside ergue-se a Tribuna das relíquias
A capela foi decorada suntuosamente com 615 m² de enormes e vitrais de acordo com Louis Grodecki, sem contar a rosácea. São considerados os melhores do seu género em todo o mundo e inundam o espaço de luz e cor. Há oito janelas laterais, sete janelas de abside e a rosácea ocidental. As 1113 vidraças narram a história da humanidade, desde Gênesis até a Ressurreição de Cristo.
A rosácea ocidental, datada do século XV representa o Apocalipse.
No século XIX, Eugène Emannuel Viollet-le-Duc, Jean-Baptiste-Antoine Lassus e Félix Duban, restauraram dois terços dos vitrais da Sainte-Chapelle, acrescentando também o atual pináculo.
A Sainte-Chapelle passou por várias etapas de restauração a partir da década de 1970, tendo sido a última restauração entre 2008 a 2015. Está listada como Património Mundial da UNESCO.
É uma visita absolutamente imperdível!
Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais