Nos dias que correm, uma boa gestão de
Marketing é fundamental para as empresas conseguirem sobreviver num mercado cada vez mais competitivo.
Assim, quando a minha filha no ano passado, me comunicou que gostaria de seguir Gestão de Marketing, achei que tinha sido uma boa opção, pois penso ser uma área onde as empresas estão e devem apostar, se querem fazer a diferença dos seus produtos ou serviços.
Na actual conjuntura uma empresa tem que estar disposta a experimentar. Experimentar novos produtos, novas formas de publicitar os mesmos, novas estratégias, deverá estar sempre atenta à resposta do mercado. O marketing é a função, que nas empresas e nas organizações fornecedoras de produtos ou serviços, estabelece o elo de ligação, entre essas entidades e o consumidor ou utilizador, desses produtos ou serviços. Procura o relacionamento, duplamente vantajoso do fornecedor, que procura o lucro e do consumidor, que procura satisfazer as suas necessidades.
"
Marketing é um processo social de gestão pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos e valor entre eles. (Philip Kotler)".
São as empresas que comunicam melhor e mais rapidamente, as vantagens dos seus produtos/serviços e as que, pela sua criatividade, conseguem estar um passo mais á frente das concorrentes, as que têm mais possibilidades vencer e é neste contexto, que o papel dos gestores de marketing é fundamental e necessário. Quero acreditar, que o mercado de trabalho vai abrir mais portas a todos estes jovens, que agora se encontram a estudar ou que, tendo finalizado os seus estudos ainda não encontraram emprego.
Pessoalmente, fico já bastante satisfeita, por ver a minha filha se interessar e gostar do curso que está a tirar, nem sempre isso acontece, pois muitas vezes as expectativas iniciais do que se espera de um curso, não se concretizam, surgindo o desinteresse.
Tenho acompanhado um pouco, as matérias que lhe têm sido leccionadas e considero um curso muito completo. Eu tirei gestão de empresas, gosto do que faço, mas tenho de confessar que a combinação gestão aliada ao marketing, é muito interessante, pois leva-nos para uma vertente menos numérica, permitindo no entanto, saber quantificar as "Ideias" que vão surgindo para novos produtos/serviços.
Muito mudou nesta área de marketing de há uns anos para cá, eu trabalho numa grande empresa e lembro-me de há 20 anos atrás, os colegas do marketing terem ideias novas mirabolantes, pois quando nós (contabilidade) íamos quantificar os projectos, eram absolutamente irrealistas.
Hoje os profissionais do marketing têm outra visão da sua função. As suas competências já vão mais além de terem novas ideias, pois a componente de gestão ajuda-os logo inicialmente, a ter uma perspectiva sobre a viabilidade financeira do "novo projecto".
Desejo sinceramente que todos os jovens, independentemente da área escolhida, consigam no futuro, após a conclusão dos seus estudos, encontrar um emprego condigno e preferencialmente dentro da área para a qual se formaram.