Um destes fim de semana, fomos conhecer um local que à muito queria visitar. Localizada no distrito de Leiria, numa bela enseada entre os montes da Pederneira e o promontório do Sítio, encontra-se a terra das "sete saias", a simpática vila da ...
Nazaré
Ficamos num pequeno hotel na avenida principal, o Hotel Cubata". Estava super bem localizado mesmo de frente para o mar e o quarto tinha tudo o que é essencial.
Com um imenso areal dourado e águas bem azuis, a praia da Nazaré é realmente espectacular.
O nosso objectivo não era aproveitar a linda praia, mas sim conhecer um pouco da vila e dos seus arredores. Fomos até ao Sítio da Nazaré, o seu ponto mais alto. Para subir decidimos apanhar o "elevador da Nazaré" e depois para regressar descemos pela "Ladeira".
A paisagem lá do alto do Promontório é incrível, avistando-se a vila da Nazaré e toda a sua costa.
Fomos até ao Forte de S. Miguel Arcanjo, também conhecido pelo Forte da Nazaré. No percurso do Sitio da Nazaré para o Forte, encontra-se a enorme estátua do "Veado surfista", uma obra da escultora Adália Alberto, que pretende homenagear os surfistas e a onda gigante da Praia Norte, que projectou a Nazaré para o mundo, fazendo também alusão ao Milagre de Nossa Senhora da Nazaré, que segundo a lenda, terá impedido D. Fuas Roupinho de cair no precipício durante uma caçada aos veados.
Com uma vista magnifica para a Praia da Nazaré e para a Praia Norte, é um dos locais mais apreciados para os entusiastas das ondas gigantes, que se formam devido ao O Canhão da Nazaré, um desfiladeiro submarino de origem tectónica situado ao largo da sua costa.
No percurso para o Farol e no meio do campo, um artista encantava quem por ali passava com as suas canções e músicas, perfeitamente enquadradas ao local tranquilo onde se encontrava.
No Sítio da Nazaré observámos a paisagem a partir do Miradouro do Suberco, percorremos as suas ruas e o belo Largo de Nossa Senhora da Nazaré e visitámos o Santuário.
Regressámos à Vila e cá em baixo continuamos a nossas descobertas percorrendo algumas das suas ruas e largos.
Acabámos o nosso dia indo jantar no restaurante S. Miguel, que ficava bem perto do hotel onde estávamos alojados.
No dia seguinte fomos visitar o Miradouro da Pederneira, podendo admirar a Nazaré de um outro ponto de vista.
Plena de encanto e ainda mantendo algumas das suas tradições, a Nazaré é uma vila que merece sem sombra de dúvidas uma visita.
É claro que como habitualmente, tirei um mundo de fotos e irei gradualmente mostrar com mais detalhe esta nossa visita à linda Vila da Nazaré.