Dos meus passeios por Portimão deixo hoje alguns olhares e uma breve informação sobre uma elegante ave que encontrei.
Garça-branca-pequena
A garça-branca-pequena (Egretta garzetta) é uma ave da ordem Pelecaniformes da família dos ardeídeos. É nativa da Europa, sul da Ásia, África e Austrália.
São aves de tamanho médio entre 55 a 65 cm muito elegantes, sendo a sua plumagem inteiramente branca e a nuca e o pescoço (em forma de “S”) apresentam longas plumas conhecidas como egretes. O bico é longo e preto bem como as pernas, as patas são amarelas. O juvenil assemelha-se a um adulto, com cores menos vivas nas patas, a cor amarela ainda não está tão marcante (penso que era o caso deste que observei).
Prefere habitats costeiros com águas pouco profundas, sendo encontrada em zonas húmidas, como: pântanos, margens de rios, lagos, açudes, arrozais, sapais e estuários.
A sua dieta alimentar consiste essencialmente em peixes, crustáceos, larvas, insetos, pequenos répteis, caracóis, sapos, vermes, lagostins e moluscos. Ela persegue a presa em águas rasas, geralmente correndo ou arrastando os pés, lançando a presa à vista balançando a cabeça, batendo as asas ou vibrando os seus bicos.
Em relação ao processo reprodutivo, o macho da garça-branca-pequena estabelece um território e começam a construir o ninho numa árvore ou vegetação rasteira. Atraí uma companheira com uma elaborada exibição de corte. A femea coloca em média 4 ovos verde-azulados, que são incubados por ambos os progenitores, eclodindo após cerca de 24 dias.
Texto explicativo: Wikipédia; http://www.avesdeportugal.info/; https://naturdata.com/especie/Egretta-garzetta/; https://www.wikiaves.com.br/
Fotos: Pessoais (Portimão - Algarve)