Os meus "olhares" de hoje vão para a belíssima ave:
Arara-azul-e-amarela (Ara ararauna)
A Arara-azul-e-amarela é uma das mais conhecidas representantes do género Ara, sendo também conhecida como arara-canindé, arara-de-barriga-amarela, arari, arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí e canindé.
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Distribuição Geográfica
Encontram-se numa grande região da América do Sul a leste da Cordilheira dos Andes, concentrada na região amazónica até o norte do Paraguai e Bolívia. Também é encontrada em ilhas de ocorrência no sul do Panamá, Peru, Equador e Colômbia. Na natureza vivem em habitats variados, desde a floresta tropical húmida até savanas secas. Vivem preferencialmente no estrato arbóreo superior e próximo da água.
Descrição
São aves de grande porte, mede aproximadamente 80 cm de comprimento, possuindo uma longa cauda. Vistosa e inconfundível apresenta uma testa verde, coloração amarelo dourado na barriga, peito e parte inferior das asas e azul na nuca, asas, costas e cauda.
Bem cuidadas, a sua expectativa de vida pode chegar até 70 anos em cativeiro, desde que seja mantida em condições adequadas.
Comportamento
São aves gregárias e barulhentas, podendo viver em comunidades numerosas, mas grupos pequenos ou mesmo apenas casais com crias também são comuns. Podem passar longos períodos do dia em repouso, relacionando-se com companheiros ou fazendo acrobacias no alto dos galhos. Voam em pares ou em grupos de três indivíduos. São grandes voadoras e podem transpor grandes distâncias. Muito barulhentas, os seus gritos podem ser ouvidos muito antes de as aves serem vistas.
Alimentação
A sua dieta alimentar basea-se em sementes, vegetais e frutas frescas
Reprodução
Aves monogâmicas, uma vez que formam casal, essa união será para sempre. Nidificam a cada dois anos, em buracos que escavam nos troncos de árvores e palmeiras. A fêmea choca os ovos (1-3) durante cerca de 28 dias. O macho alimenta-a durante este período e protege o ninho de invasores. As crias nascem completamente dependentes dos progenitores e permanecem no ninho durante 3 meses.
É uma espécie muito ameaçada, estando a sua população a diminuir, devido à destruição do seu habitat e do comércio intenso, muitas vezes ilegal, uma vez que é muito procurada em todo o mundo, como animal de estimação pela sua docilidade em cativeiro e grande beleza.
Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais