O artista Michael Cheval, nasceu em 1966 em Kotelnikovo, na Rússia.
Cresceu numa pequena cidade no sul da Rússia, sendo descendente de uma família de talentos criativos. O seu avô era um artista profissional e escultor, enquanto a sua avó escrevia poemas para crianças e o seu pai era soldado e artista.
O seu amor para o desenho surgiu quando ele era ainda criança. Em 1980, mudou-se com a sua família para a Alemanha. . Os Museus e castelos, ruas antigas e as maravilhosas paisagens do sul da Alemanha definiram permanentemente os gostos de Cheval.
Em 1986 mudou-se para Turcomenistão. Formou-se na Ashgabad School of Fine Arts, absorvendo a filosofia oriental e o caráter da Ásia Central. A sua primeira exposição pessoal teve lugar no Museu do Estado de Belas Artes do Turquemenistão em 1990. Em 1994 mudou-se para Moscovo e trabalhou como artista independente e ilustrador, para a editora "Planeta".
Decidiu emigrar para os Estados Unidos em 1997, começando uma nova época produtiva. Voltou à cultura ocidental que o inspirou muito na sua juventude, mas trazendo agora a sua própria experiência, filosofia e visão. No ano seguinte tornou-se membro da National Arts Club, em Nova York, onde em 2000 foi distinguido com o Prémio Comitê de Exposições.
É um artista contemporâneo que se especializou em pinturas "Absurdist" (absurdistas), desenhos e retratos que capturam a imaginação e transformam a realidade existente na sua cabeça. Cheval diz que as suas obras são uma realidade invertida e um reverso da lógica, que não emergem de sonhos como o surrealismo, mas da imaginação.
Citação de Cheval:
"Nem mesmo um detalhe é acidental. Todos os detalhes são como palavras de um poema. Se você tirar uma palavra, todo o poema é esmagado. "
Cheval tem participado em diversas exposições e recebeu prémios. Publicou também dois álbuns com a sua arte, "Lullabies" em 2004 e "Nature of Absurdity" em 2007
Citação de Cheval:
"As minhas pinturas são como uma janela para outra realidade, e o meu objetivo é torná-lo tão real que as pessoas não vão pensar que é falso".
Para saber mais sobre este brilhante artista pode visitar o seu site pessoal em: “Michael Cheval”
"A arte não reproduz o que vemos. Ela faz-nos ver." (Paul Klee)
Muita originalidade comparando com quadros clássicos.
ResponderEliminarBjs
De uma beleza ímpar! Amei
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana.
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/
Lindas pinturas aqui vejo,
ResponderEliminarno seu cantinho amiga Maria,
bom fim de semana lhe desejo
com saúde, amor, carinho e alegria!
Um abraço para você, envio amiga Maria.
Eduardo.
Olá, Maria
ResponderEliminarMuito interessante a obra deste pintor. As suas pinturas povoam o nosso imaginário, transportam-nos para o reino da fantasia.
Bom fim de semana.
Beijinhos
Olinda
Magnificas imagens, gostei muito.
ResponderEliminarBom domingo Maria.
Beijinho
Uma pintura modernista onde a suavidade dos traços a tornam realmente própria de um talento
ResponderEliminarAdoro pintura e por isso este seu post
Bom domingo
Beijinho MARIA
Que bonita, Maria,
ResponderEliminaresta exposição do pintor Cheval que organizou no
blog.
Amei visitá-la!
Completamente brilhante, este artista, que espetáculo de arte, especialmente, por estar linkada ao mundo da imaginação, que vai longe, sem limites.
ResponderEliminarTudo amplo de belezas e delicadeza. Eu adorei.