Com mais de 130 hectares, o Parque da Vitória localiza-se na colina de Poklonnaya, um dos pontos mais elevados de Moscovo. Foi inaugurado em 1995, celebrando os 50 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, a Grande Guerra Patriótica como é designada na Rússia.
No parque existem três templos religiosos, uma Sinagoga do Holocausto Memorial, uma mesquita e a Igreja Ortodoxa de São Jorge. Mesmo no centro do parque está o Obelisco da Vitória.
O obelisco é impressionante, tem uma altura de 141,8 metros e representa os 1.418 dias que a Rússia esteve imersa na guerra mundial. Projetado por Zurab Tsereteli, todo gravado, o monumento tem no topo, com 100 metros de altura a figura de Nike, a deusa grega da vitória. Na base do obelisco, está a estátua de São Jorge matando um dragão que representa o nazismo.
Em frente ao obelisco, encontra-se o Museu da Grande Guerra Patriótica, um museu de história, que celebra e homenageia a coragem e o heroísmo dos soldados soviéticos e os sacrifícios dos povos da União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. O edifício foi projectado pelo arquitecto Anatoly Polyansky.
Há sua frente está a "Chama eterna"
Entrámos percorremos alguns metros e subimos uma imponente escadaria, que nos levou até ao Hall of Glory.
Nas paredes em mármore branco do Salão da Glória, estão gravados os nomes de quase 12 mil pessoas, militares e civis, que foram distinguidos com a medalha de herói da União Soviética. No centro da sala encontra-se uma enorme estátua em bronze de um soldado, o "Soldado da Vitória". Assistimos a uma projeção que deu uma panorâmica geral das batalhas que aconteceram.
Percorremos algumas salas onde pinturas e grandes dioramas (apresentação tridimensional) retratavam de uma forma bem realista as principais batalhas.
Continuando a nossa visita passamos por salas onde se encontravam exposições de fotografias, uniformes, bem como a recriação de ambientes da guerra mostrando a destruição de casas, a luta na rua e muros com inscrições feitas pelos soldados durante o assalto a Berlim.
O tempo disponível apenas deu para ver uma pequena parte deste enorme museu, que possui 14.143 metros quadrados de espaço de exposição para coleções permanentes e outros 5.500 metros quadrados para exposições temporárias.
No final da visita saímos pela parte de trás do museu e passamos pelo monumento a "Tragédia dos Povos", escultura de Zurab Tsereteli, uma homenagem à memória das vítimas dos campos de concentração nazi.
Poderá ver outros locais que visitei em Moscovo no meu post: Férias em Moscovo
Texto explicativo: wikipedia e outras fontes net
Fotos: Pessoais
An amazing place to visit I should imagine.
ResponderEliminarHoje é só para dar conta do meu regresso à blogosfera.
ResponderEliminarMagnifico este parque e aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.
ResponderEliminarAndarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Bom dia. Muito belas as imagens!! Obrigada, Amiga!
ResponderEliminarBeijos e um excelente dia!
Muy interesante. Un beso.
ResponderEliminarEs muy grande el parque y con buenos elementos artísticos que muestran su belleza.
ResponderEliminarBesos
Um local muito especial da história soviética. As fotos estão muito giras. Beijinhos.
ResponderEliminarObrigado por dar a conhecer... Bj
ResponderEliminarUn bonito lugar el que nos muestras pero ojala su temática hubiera sido otra por no haber sucedido esos echos.
ResponderEliminarSaludos.
Excelente reportagem.
ResponderEliminarEm Moscovo tudo é grande...
Maria, continuação de boa semana.
Beijo.
Hermoso lugar...entre lo natural y artificial...
ResponderEliminarParabéns Maria por esta magnífica publicação.
ResponderEliminarSão tão belas as fotos que deixaram em mim uma vontade enorme de «correr» para Moscovo.
Beijo.