O jardim botânico de Haute-Bretagne é uma propriedade privada, aberta ao público, com uma área de 25 hectares, localizada no departamento de Ille-et-Vilaine da Bretanha, perto da cidade medieval de Fougères em França.
O parque faz parte do espólio do "La Foltiere", onde fica o "Château de la Foltiere".
Está localizado na aldeia de Le Châtellier (Ille-et-Vilaine), cerca de 10 quilómetros da cidade de Fougères, entre Rennes e do Mont Saint-Michel, perto da auto-estrada A84.
"Foltiere", o nome da propriedade, significa "terra onde as árvores de faia crescem", a palavra "fou" ser antigo francês para "faia". O parque foi criado em 1847 em volta do Castelo de la Foltiere. Em 1820, a propriedade de "La Foltiere" foi comprada pela família Frontin des Buffards. Em 1847, a terra à volta do lago foi remodelada como um romântico jardim Inglês, com caminhos sinuosos que se seguiram ao terreno, e uma vista do gramado em frente da casa para a torre da igreja da aldeia.
No meio do lindo jardim botânico, fica o castelo do Foltiere. Os proprietários desta belíssima residência disponibilizam ao público em regime de hotelaria, alguns belos, confortáveis e espaçosos quartos. Com uma esplêndida vista sobre os jardins e numa maravilhosa envolvência é um lugar especial para passear e descansar.
Divagando pelos seus jardins:
O parque botânico é composto por três partes:
- Os jardins Arcadia
- Os Jardins Românticos
- Os Jardins do Crepúsculo
- Os jardins Arcadia
Esta via é constituída por cinco compartimentos separados onde o jardineiro compôs cinco máximas, dando ênfase às qualidades que ele considera essenciais na composição de um jardim. Aqui foram plantadas espécies dos cinco continentes.
- A cidade da antiguidade
Evoca uma viagem ao redor do Mediterrâneo. Um sítio arqueológico é representado por três quadrantes centrais alinhadas em ambos os lados por fileiras de árvores de zimbro e colunas cobertas com rosas. O quarto quadrante manteve a sua função original de uma horta. E, como um friso, para melhorar uma paisagem dominada de verde, canteiros de plantas perenes resistentes cercam a cidade antiga.
- O Bosque de bambu
Um labirinto de bambus que dá para uma lagoa plantada com lótus ( que florescem no final do verão) e no meio dos quais são três pirâmides cobertas com bambus em miniatura. Cinqüenta variedades coexistem : anões , gigantes e meios capazes de montar mais de 10 metros e crescer por pelo menos dois metros por dia no calor do início do verão .
- Os Jardins românticos
A segunda parte representa maturidade e plenitude - construção da casa senhorial e desenvolvimento e aperfeiçoamento dos jardins. Aqui está uma paisagem jardim romântico , onde os sonhos e exotismo fazem parte da vida quotidiana.
- Os Jardins do Crepúsculo
A terceira parte oferece uma composição intemporal que representa o desenvolvimento do jardim , a velhice eo crepúsculo da vida.
O jardim botânico de Haute-Bretagne é um local deslumbrante embalado pelo som de águas correntes, cheio de côr e de aromas, um lugar encantador.
Para saber mais sobre este lindo jardim visite o Site Oficial: "Le Parc Botanique de Haute Bretagne"
Fontes e Fotos: Wikipedia; www.jardinbretagne.com; www.jardin-garden.com; www.deco.fr; www.panoramio.com; www.fans-de-bretagne.com; www.voyageurs-du-net.com; www.fans-de-bretagne.com_images_5_Foltiere; outros net
Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: O Jardim Botânico de Haute-Bretagne
Querida amiga Maria,
ResponderEliminarquanta beleza nestas magníficas fotografias onde o talento do homem nos obriga a meditar na beleza do Criador.
E saindo desta casa, vou maravilhada com estas divagações, onde lavo a alma! Obrigada, mesmo.
Beijinho meu
Um colírio para os olhos e um bálsamo para a alma, eis as coisas belas da vida. Há tanta coisa maravilhosa neste mundo e a mídia só enfatiza as coisas ruins e a violência incutindo isto na cabeça das pessoas, ainda bem que surgiu a internet para espalhar as belezas da terra e as coisas corretas e boas.
ResponderEliminarBom fim de semana Maria!!!
Bjs :)
Maria,tem razão! Hoje em dia com essas imagens lindas da internet podemos conhecer muitos lugares bonitos. Eu adorei conhecer esse jardim,parece coisa de contos de fadas,parabéns! bjs e bom fim de semana,
ResponderEliminarTrabalho estupendo, Maria Soares! É muito interessante conhecer. Depois imaginar o que custa a manutenção deste jardim, pensar nesta arquitetura paisagística. Suscita mesmo o pensar em bastante dados curiosos de toda a ordem.
ResponderEliminarQuem não gosta de se debruçar estas curiosas realidades.
Beijos amigos
Belíssimas imagens Maria, enchem os olhos e o coração de alegria.
ResponderEliminarBom fim de semana, beijos
Meu Deus as coisas lindas que aprendo e vejo aqui, obrigada amiga Maria por este momento mágico.
ResponderEliminarO Jardim Botânico de Haute-Bretagne é um verdadeiro paraíso.
beijinho
Quanta beleza. Meu Deus fez-me pensar que o Paraíso devia ser uma coisa assim parecida.
ResponderEliminarUm abraço e bom fim de semana