As Ilhas Faroé ou Féroe são um território dependente da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia.
O arquipélago cobre uma área de 1.399 quilômetros quadrados, não tem grandes lagos ou rios e é formado por 18 ilhas princiais e outras mais pequenas. A única ilha desabitada mais significativa é Litla Dímun.
São de origem vulcânica, dominadas por lava de basalto toleítico, que fazia parte do Planalto grande Thulean durante o período Paleogeno.
Fazem parte da área do Atlântico Norte, que se estende da Irlanda para a Groenlândia. São ilhas robustas e rochosas, com alguns picos, as suas costas são na sua maioria falésias.
A fauna é caracterizada pela localização remota das ilhas no Oceano Atlântico Norte, a fauna terrestre é pobre em espécies, mas inclui relativamente muitas aves marinhas e animais marinhos. Algumas sub-espécies e raças são endémicas. Moscas, traças, aranhas, besouros, lesmas, caracóis, minhocas e outros invertebrados pequenos fazem parte da fauna indígenas destas ilhas. Todos os mamíferos terrestres foram introduzidos pelo homem.
A vegetação natural das Ilhas Faroé é composta de mais de 400 espécies de plantas diferentes. A maioria da área da planície é pastagens e alguns é urze principalmente Calluna vulgaris . A natureza feroesa é caracterizado pela quase ausência de árvores.
Foto: www.flickr_Arne List
Na ilha maior - Streymoy - encontra-se a capital, Tórshavn. As terras mais próximas são as ilhas mais setentrionais da Escócia (Reino Unido), que ficam a sul-sueste, e a Islândia, situada a noroeste.
Foto: www.flickr.com_Erik Christensen
Gásadalur está localizada no lado oeste de Vágar, e goza de uma vista panorâmica extraordinária sobre a ilha de Mykines. Aqui se localiza uma incrível queda e água.
A vila tem sido ameaçada de despovoamento, pois é de difícil acesso, para resolver o problema, foi aberto um túnel através das montanhas em 2004.
Funningur
Está localizado na costa noroeste de Eysturoy. Para o oeste da vila ergue-se a montanha mais alta nas Ilhas Faroe, Slættaratindur (882m).
Foto: www.flickr.com_Erik Christensen
Suðuroy
Suðuroy (literalmente a ilha do sul) é a mais meridional das Ilhas Faroés. O ponto mais alto de Suðuroy é a montanha de Gluggarnir (610 m), mas o cume mais famoso é, sem dúvida, o da montanha de Beinisvørð, a oeste de Sumba.
Tórshavn
Tórshavn é a capital das Ilhas Feroe. O nome significa Porto de Thor. Os feroeses normalmente referem-se a capital somente por Havnin, que significa "O Porto".
Porkeri
A cidade de Porkeri situa-se na costa oriental da ilha de Suðuroy. Constitui uma comuna com o mesmo nome, encontrando-se a nordeste do fiorde Vágsfjørður, entre Vágur e Hov.
Saksun
Saksun é uma aldeia perto da costa noroeste da ilha Streymoy. Encontra-se no fundo do que costumava ser uma entrada do mar, cercada por altas montanhas. A entrada formou uma bom e profundo porto natural, até que uma tempestade bloqueou a entrada de areia. Isso fez com que o antigo porto se torna-se numa lagoa de água salgada apenas acessível por pequenas embarcações na maré alta.
Para divagar o olhar pelas suas lindas Igrejas …. Ver em …. “Divagar pelas igrejas de Faroe islands”
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.faroeislands.com/; http://www.visitfaroeislands.com/about-the-faroe-islands/location-and-size/; http://www.flickr.com/; http://www.faroeislands.com/; outros net
Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Ilhas Faróe
Bom dia, Maria!
ResponderEliminarFotos MA RA VI LHO SAS!!!!
Abração
Jan
Obrigada pela partilha que me possibilitou um belo passeio por terras desconhecidas.
ResponderEliminarUm abraço e bom fim de semana
É, realmente bom termos a oportunidade de poder ver as várias performances de cada região do globo, como nos serves. Desejo muito dar-te os parabéns por isso.
ResponderEliminarBeijinhos
Lindo demais, fiquei imaginando andar por esses lugares, dá uma sensação de paz e alegria. Beijos e bom fim de semana!
ResponderEliminarAinda um dia vou até lá, já faltou mais...
ResponderEliminarBom fim de semana
Bjs
Que viagem encantadora, Maria!
ResponderEliminarQue lindas são as casinhas todas coloridas.
Bom domingo.
Beijinhos.
Quanta beleza, e quanto mundo ainda tenho para ver!
ResponderEliminarExcelente reportagem, que me levou a um mundo desconhecido, que me atrai.
Parabéns, e obrigado pela divulgação.
Um grande abraço
Oi Maria,
ResponderEliminarGostei das casinhas de madeiras todas coloridas e muita com grama no telhado, será que não fica muito fico quando neva?
Lindo lugar, mas ainda prefiro o meu pequeno rincão.
Beijos
Lua Singular
Post maravilhoso...Não conhecia nada....
ResponderEliminarDifícil chegar aqui...Não me entendo com o Google+
Abraço
Nunca tinha visto telhados com erva... mas gostei.
ResponderEliminarDeixo beijinho.