Os castelos sempre me fascinaram pelas histórias que eles encerram, pela sua arquitetura, pela sua beleza. Já anteriormente apresentei alguns dos nossos lindos castelos em Divagando pelos Castelos de Portugal , como em comentários foram deixadas mais algumas dicas para outros castelos, hoje vamos novamente divagar pelos CASTELOS de PORTUGAL.
Castelo de Alvito
Situa-se na freguesia e concelho de Alvito, distrito de Beja. Dominando uma elevação suave nas planícies a noroeste da cidade de Beja. De acordo com uma placa epigráfica sobre o portão de entrada, as obras do atual castelo teriam iniciado-se em 1494, a cargo do 2° barão de Alvito, D. Diogo Lopes da Silveira. Estariam concluídas em 1504.
Foto: Wikipedia_Rei-Artur
Castelo de Castelo Branco
O Castelo de Castelo Branco, também conhecido localmente como Castelo dos Templários, localiza-se na cidade, freguesia, concelho e distrito de Castelo Branco. Integrava, na Idade Média, a chamada Linha da Raia ou Linha do Tejo. Severamente danificado ao longo dos séculos, o Castelo Branco dos Templários portugueses permanece como o mais importante registro histórico-militar da cidade
Foto:Panoramio_Rui Mendez
O Castelo de Évora, no Alentejo, localiza-se na cidade e Distrito de mesmo nome. D. Afonso Henriques fez uma primeira conquista desta fortaleza, mas os muçulmanos voltaram a reconquista-la e só voltaria definitivamente às forças cristãs, numa segunda reconquista em 1165, pelo lendário, Geraldo Sem Pavor.
Foto:Panoramio_Parruco
Castelo de Viana do Alentejo
Castelo de Viana do Alentejo localiza-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, distrito de Évora. Aproximadamente equidistante das cidades de Évora e de Beja, o castelo ergue-se no sopé sul do monte de S. Vicente, em posição dominante sobre a parte antiga da vila. É considerado, juntamente com o Castelo de Alvito, um dos mais notáveis conjuntos arquitetónicos fortificados do final do período gótico.
Foto: Wikipedia_Tagido
Castelo de Montemor-o-Velho
Situa-se na Vila, Freguesia e Concelho de Montemor-o-Velho, Distrito de Coimbra. Em posição dominante sobre a vila, na margem direita do rio Mondego, à época junto à sua foz, no contexto da Reconquista cristã da península Ibérica, constituiu-se em um ponto estratégico na defesa da linha fronteiriça do baixo Mondego, em particular da região de Coimbra. Foi, por essa razão, a principal fortificação da região, à época.
Castelo de Óbidos
O Castelo de Óbidos localiza-se na freguesia de Santa Maria, vila e concelho de Óbidos, no distrito de Leiria. Erguido sobre um pequeno monte, outrora à beira mar, domina a planície envolvente e o rio Arnóia, a este. Fruto de diversas intervenções arquitetónicas ao longo dos séculos, integra o conjunto da vila, que preserva as suas caraterístas medievais. Classificado como Monumento Nacional, em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das Sete maravilhas de Portugal.
Foto: Wikipedia_AlvesGaspar
Foto: Pessoal
Castelo de Linhares da Beira
O Castelo de Linhares da Beira localiza-se na vila e Freguesia de Linhares da Beira, Concelho de Celorico da Beira, Distrito da Guarda. Situado num cabeço rochoso num contraforte a noroeste da serra da Estrela, domina o vale do rio Mondego. O seu passado mergulha nas lendas, sendo considerado uma das fortificações medievais mais importantes da Beira Alta Interior.
Foto: Wikipedia_Rei-Artur
Castelo de Melgaço
Este castelo localiza-se na freguesia de Vila, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Principal defesa raiana do Alto Minho no século XII, constitui-se na sentinela mais setentrional de Portugal, no trecho onde o rio Minho inicia a sua função fronteiriça, vigiando a travessia para a Galiza.
Foto: Wikipedia_José Antonio Gil Martinez
Castelo da Póvoa
A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, tradicionalmente denominada Castelo da Póvoa, localiza-se na cidade da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, em Portugal. Todos os anos, até aos nossos dias, ocorre na fortaleza a procissão da Nossa Senhora da Conceição do Castelo, na noite de 7 para 8 de Dezembro.
Foto: Wikipedia_PedroPVZ
Castelo de Ourem
O Castelo de Ourém, também conhecido como Paço dos Condes de Ourém, localiza-se na cidade de mesmo nome, freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, concelho de Ourém, distrito de Santarém. Em posição dominante sobre a vila medieval e a ribeira de Seiça, é considerado um dos mais belos castelos portugueses.
Foto: Pessoal
Castelo de Mertóla
O castelo de Mertóla localiza-se na freguesia, vila e concelho de Mértola, distrito de Beja. Em posição dominante sobre a povoação, na confluência da ribeira de Oeiras com a margem esquerda do rio Guadiana, controlava a passagem deste último. Atualmente integra a Região de Turismo Planície Dourada.
Foto: Pessoal
Castelo de Portel
Situa-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, distrito de Évora. Num dos contrafortes da serra de Portel, ergue-se em posição dominante sobre a vila medieval.
Foto: Wikipedia_Vitor Oliveira
Fontes e Fotos: Wikipedia; Panoramio, Fotos Pessoais, outros net
Belos castelos Maria e... como sempre, uma encantadora viagem! Obrigada amiga! abraços.
ResponderEliminarQuerida amiga, sou filha de pais portugueses, e meu pai sempre comentava sobre os castelos, dizia inclusive que eles haviam sido feitos pelos Mouros, que somente trabalham a noite, e eu sempre fiquei fascinada. Quero vê-Beijokas
ResponderEliminaroi Maria,
ResponderEliminarque lindos,
adoro,
me lembram uma época medieval que para mim é muito linda...
beijinhos
ADORO Castelos Maria, destes conheço alguns, tal como o de Castelo Branco, Evóra, Montemor-o-Velho, Óbidos, Melgaço, Ourem e o de Mertóla.
ResponderEliminarAmei o teu post.
beijinho e uma flor