Ponte de Lima é uma vila lindíssima, onde eu costumava passar férias quando a minha filha era pequenina. Ficou sempre no meu coração pelo verde da região, pela tranquilidade que nos envolvia, pelo seu património, enfim, por todo o encanto que ela encerra.
Fica situada na região do Minho no Distrito de Viana do Castelo. É caracterizada pela sua arquitectura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.
Ponte de Lima deve o seu nome à velha ponte sobre o rio Lima que dá acesso à vila. Com dois troços distintos, um romano (provavelmente construído no séc I, para por ela passar a via iniciada pelo Imperador Augusto) e outro medieval, tem 27 arcos. A ponte romana, com sete arcos, encontra-se parcialmente encoberta pelo maciço onde se situa a Igreja de Santo António da Torre Velha. A ponte medieval tem 17 arcos, com dois deles soterrados.
A torre medieval junto da margem é uma das duas que resta das antigas muralhas. Na margem oposta, recorta-se o alpendre da capela do Anjo da Guarda, uma pequena capela barroca datada do século XVIII.
A visitar:
■ Igreja de Santo António da Torre Velha
■ Igreja de Santo António da Torre Velha
Resultante da reformulação da antiga ermida no século XIX, consagrada à Nª Senhora do Carmo, recebeu esta designação devido à torre do reduto medieval, que coexistiu com a igreja até meados do séc. XIX. A torre destaca-se pelas suas gárgulas.
■ Praça de Camões
A praça mais marcante da vila, tem no seu centro um chafariz setecentista, que ostenta as armas da vila. A praça estende-se na direcção do rio, até à ponte.
■ Igreja Matriz
A Igreja Matriz ou Igreja Paroquial de Santa Maria dos Anjos, datada da primeira metade do século XV. Ao longo dos séculos sofreu várias transformações e ampliações, possuindo assim vários estilos - românico, gótico e neoclássico, de que é exemplo o portal gótico encimado por uma rosácea do séc. XVIII.
■ Museu dos Terceiros
Situado no edifício do Antigo Convento dos Frades Menores da Província da Conceição e na Igreja da Ordem Terceira, sacristia, sala consistorial e seus anexos, é um dos mais notáveis museus de Ponte de Lima e do Minho. Foi criado em 1974, e as suas colecções incluem um importante conjunto de estatuária religiosa, azulejos, pinturas e alfaias litúrgicas.
Festas e Romarias
A não perder a tradicional feira quinzenal às segundas-feiras, realizada desde 1125 na margem esquerda do rio, onde se podem encontrar bordados em linho ou trabalhos em vime e madeira, entre outros produtos do artesanato local.
Em Setembro, há ainda as «Feiras Novas», celebradas também desde o século XII e com muita animação, música, folclore, fogo de artifício e coloridas procissões em honra de Nossa Senhora das Dores.
Foto:Francisco Bernardo_OLHARES
Fontes e Fotos : Wikipedia; //www.rotasturisticas.com/; http://www.cm-pontedelima.pt/; http://www.visitportugal.com/; http://www.guiadacidade.pt/; http://www.solaresdeportugal.pt/; http://www.cm-pontedelima.pt; OLHARES e outras net
Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Ponte de Lima
Ponte de Lima é uma vila muito bonita. A gastronomia é óptima e os seus habitantes extremamente simpáticos. Aliás, toda aquela região é lindíssima.
ResponderEliminarBeijos
Lourdes
O que dizer de um lugar assim? Dá vontade de estar lá!Lindo! beijos,chica
ResponderEliminarObrigada por mais essa viajem, algumas dessas imagens, eu já conhecia através do Orkut de uma amiga que nasceu em Viana do Castelo, as suas vieram me enriquecer um pouco mais.
ResponderEliminarUm grande abraço!
Boa semana!!
Ah, Ponte de Lima, que saudades, meu Deus!Quem lá vai uma vez tem mesmo de voltar.Quando olho para a ponte sobre o rio de Lima vejo-me a atravessá-la de novo e as imagens representam-na tão bem...
ResponderEliminarUm momento de muito encanto, este!
Beijinhos
Olinda
Maria,
ResponderEliminarque gostosa recordação me trouxeste..
estive por lá há uns 8 anos, em visita a minha prima. Está em um mosteiro antigo onde a capela foi doada ao vilarejo.. lindíssimo!!..
experimentei no caminho a arroz de sarrabulho e gostei imento, se não me engano no restaurante chamado Camelo.Bebemos um vinho verde delicioso.
Pena não poder visitar a família com mais frequencia, pois os últimos aí em Portugal.
Grande beijo e obrigada pela bela lembrança..
Bela reportagem sobre Ponte de Lima...Espectacular....
ResponderEliminarCumprimentos
Nossa menina que coisa mais linda!!!
ResponderEliminarImpossível ñ se contagiar com tanta beleza.
Parabéns minha flor.
Vc recebeu meu imail?
Beijos minha flor.
Já estive em Ponte de Lima por duas vezes.É,de fato, um lugar muito bonito.
ResponderEliminarJÁ PASSEI POR PONTE DE LIMA...JÁ ALGUNS ANOS...
ResponderEliminarHOJE IRIA APRECIAR MUITISIMO MAIS E SENTIR TUDO COM MUITO MAIS FELICIDADE!!!
1 BEIJO QUERIDA E PARABÉNS POR MAIS ESTE LINDO TRABALHO!!!
LÍDIA
Olá querida Maria!!!Que lugares mais lindosss.Quem sabe um dia Deus prepara de ir aí conhecer essas maravilhas,fico encantada com tanta beleza e charme no seu blog,um grande abraço.
ResponderEliminarTambem tive o previlegio de visitar a linda cidade de Ponte de Lima. Os seus monumentos são soberbos, assim como a gastronomia.
ResponderEliminarMaria,
ResponderEliminarObrigada por me relembrar esta deslumbrante Vila que conheci há cerca de um ano e meio.
Em Setembro costumo fazer umas incursões pelo nosso maravilhoso País e Ponte de Lima considero-a uma das mais belas vilas de Portugal.
Um beijinho.
Feliz Domingo.
Ailime
(Grata pela sua visita ao meu cantinho)
Maria que belo blog vc tem...Cheguei até pelas pesquisas do google...Sou filha de pai português, já conheço Portugal,não conhecia esta vila, parabéns vc fez uma cobertura a altura, falou até da gastronomia, minha preferida, boa noite grande bj!!
ResponderEliminar