Hoje vamos divagar o olhar por memórias de Paris que tinham ficado guardadas.
O exuberante Jardim de Luxemburgo
Na minha visita a Paris um dos jardins que fomos conhecer foi o Jardim de Luxemburg. É um grande parque público com mais de 22,4 hectares, localizado no 6.º arrondissement. Este enorme espaço, para além das imensas árvores, possuí lagos, imensas esculturas, espaços de lazer, cadeiras de metal dispersas para as pessoas relaxarem e ao fundo o belo Palácio do Luxemburgo que hoje é a sede do Senado da França. O nome Luxemburgo vem do latim Mons Lucotitius, nome da colina onde está localizado o jardim.
A origem deste magnifico jardim deve-se a Maria de Médicis, viúva de Henrique IV, que em 1611, decidiu construir uma réplica do grandioso Palácio Pitti. Maria deu início à construção do novo palácio imediatamente e contratou Salomon de Brosse como arquiteto principal. No ano seguinte, Maria ordenou o plantio de 2 mil ulmeiros e contratou especialistas em jardinagem, principalmente Tommaso Francini, para recriar os jardins que ela conheceu quando criança em Florença. O jardim original tinha apenas oito hectares.
Em 1630, ela comprou terras adicionais e ampliou o jardim para trinta hectares, e confiou o trabalho a Jacques Boyceau de la Barauderie, o intendente dos jardins reais das Tulherias e do antigo jardim de Versalhes.
Os monarcas posteriores negligenciaram amplamente o jardim. Em 1780, o Conde de Provence, o futuro Luís XVIII, vendeu a parte oriental do jardim para o desenvolvimento imobiliário. Após a Revolução Francesa, no entanto, os líderes do Diretório Francês expandiram o jardim para quarenta hectares confiscando as terras da ordem religiosa vizinha dos monges cartuxos. O arquiteto Jean Chalgrin, o arquiteto do Arco do Triunfo, assumiu a tarefa de restaurar o jardim. Ele refez a Fonte dos Médici e apresentou uma longa perspectiva do palácio ao observatório, mantendo o jardim em estilo francês formal. O jardim foi redesenhado e renovado sob o domínio de Napoleão III no século XIX.
Nós a apreciarmos este incrível jardim.
Fiquei encantada com a monumental Fonte de Medici. Foi mandada construir por volta de 1630, pela rainha Maria de Medici, ao engenheiro florentino Thomas Francine. Foi restaurada após a Revolução por Jean-François Chalgrin. Mais tarde, 1865, durante a reconstrução de Paris por Luís Napoleão, a construção de novas ruas ao lado do parque exigiu a sua mudança e reconstrução para a atual localização. A longa bacia da fonte foi adicionada neste momento.
O jardim possui um enorme parterre decorado com uma coleção exuberante de estátuas e centrado por uma grande bacia octogonal de água "Le Grand Bassin", que contém ao centro um jato de água. Um lago fantástico para as crianças se divertirem, velejando pequenos barcos de múltiplas cores.
Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais
Lindo parque , me encantaron las flores. Te mando un beso.
ResponderEliminarTambém já visitei.
ResponderEliminarE é deslumbrante.
Bjs, bfds
Conheço este jardim. No dia em que lá fui, havia um concerto. Uma pianista de origem polaca encantou-nos durante uma hora.
ResponderEliminarA reportagem fotográfica está excelente. Deu-me a conhecer parte do jardim que não tive tempo de ver.
ResponderEliminarI love seeing pictures of this wonderful garden--- and I agree about the fountain.
ResponderEliminarAll photos are lovely however my favourite is the fountain, it's gorgeous Maria.
ResponderEliminarLindas fotos a mostrar um local magnifico. Beijinhos.
ResponderEliminarMe voilà en terre connue. J'ai beaucoup aimé Paris quand j'étais plus jeune. Je l'aime moins maintenant.
ResponderEliminarBonne journée, Maria.
Bises
What a nice places:) thanks for your sharing...
ResponderEliminarMaravilhosas as fotos e esse jardim oferece cada cantinho lindo pra ver e apreciar!
ResponderEliminarAdorei ver aqui! beijos, chica
Sortuda :) Lindo jardim e fotos !!!!!!!
ResponderEliminarBjs e bom fim de semana !
Anna
I have been there, Maria, and have very fond memories of children sailing their boats. It seemed quite timeless and the whole place was a welcome respite from the noise and the crowds of the rest of the city.
ResponderEliminarQue maravilha de parque.
ResponderEliminarEu estou voltando aos poucos, meia hora de três em três horas. Vamos ver se desta vez o tratamento resulta e a visão melhora substancialmente.
Abraço, saúde e bom fim de semana
Boa tarde Maria,
ResponderEliminarLindíssimas fotos desse maravilhoso jardim, que já tive o prazer de conhecer, mas há muitos anos!
Paris, uma cidade que gostaria de revisitar.
Beijinhos e um excelente fim de semana.
Ailime
meu Deus que paraíso 🙌😍
ResponderEliminarTudo muito lindo, Maria, um lugar encantador. Flores maravilhosas! Paris é um sonho real e muitíssimo romântico.
ResponderEliminarBeijinhos. Ótimo fdsemana...
Интересные фотозарисовки. Удачи.
ResponderEliminarUna gran muestra fotográfica estimada---
ResponderEliminarse aprecia la belleza de esos espacios con agua, muy lindos
me gustan las aves ahí y todo lo demás.
Abrazos.
Notável reportagem acerca do Jardim de Luxemburgo. Reconheço estas imagens como algo inesquecível.
ResponderEliminarObrigado, Maria.
Beijo
SOL da Esteva
Minha querida. Como sempre uma descrição que nos leva para dentro das imagens. Um beijinho e bom Domingo
ResponderEliminarQue lugar lindo! simplesmente espetacular! Não conheço, mas claro que gostaria muito de conhecer. Parabéns pela postagem é de encher os olhos da gente. Beijos ;)
ResponderEliminarHow beautiful it is when everything is blooming!
ResponderEliminarEl jardín es espectacular como esa hermosa fuente que hubiera sido una desgracia haberse perdido.
ResponderEliminarSaludos.
wow gorgeous photos. My son and his family just got back from Switzerland and also after that a trip to Paris. That would have been beautiful to see in person - it looks great in your photos.
ResponderEliminar