Elas nos lembram a alegria, a renovação da vida, os campos em flor.
Elas trazem nas suas asas a Primavera...
Elas trazem nas suas asas a Primavera...
Andorinhas
As andorinhas são aves de pequenas dimensões, elegantes, belas e muito ágeis em voo. São um grupo de aves passeriformes e encontram-se distribuídas por todos os continentes, excepto a Antártida.
Pertencem à família Hirundinidae, esta família destaca-se dos restantes pássaros pelas adaptações desenvolvidas para a alimentação aérea. As andorinhas caçam insetos no ar e para tal desenvolveram um corpo fusiforme e asas relativamente longas e pontiagudas. Possuem em geral o bico curto, mas largo e chato. Existem cerca de 90 espécies de Hirundinidae, divididas em 19 géneros, com a maior diversidade encontrada na África, onde também se acredita que tenham evoluído com ninhos de buracos.
As espécies que se reproduzem em regiões temperadas migram durante o inverno, quando as suas populações de presas de insetos entram em colapso. As espécies que se reproduzem em áreas mais tropicais costumam ser mais sedentárias, embora várias espécies tropicais sejam migrantes parciais ou façam migrações mais curtas.
A família Hirundinidae tem uma grande variedade de habitats, como cursos de água, lagos, habitat aberto, incluindo pastagens, florestas abertas, savanas, pântanos, manguezais e cerrados, desde o nível do mar até áreas alpinas altas. Muitas espécies habitam paisagens alteradas pelo homem, incluindo terras agrícolas e áreas urbanas.
Medem entre 13 a 20 cm (comprimento) e podem viver cerca de oito anos ou mais. Esta simpática ave faz o seu ninho, ou reconstrói o antigo, no sítio onde ela própria nasceu, normalmente colados ao teto junto aos beirais. Se esse espaço estiver ocupado, então, sim, procura outro lugar, nunca muito longe do ninho original. Os seus ninhos são feitos de palhas e lama. As fêmeas fazem uma postura de 4 ou 5 ovos, que depois são incubados durante cerca de 25 dias. Passado o tempo da incubação, nascem os jovens, cuja alimentação é feita por ambos os progenitores.
As andorinhas são capazes de produzir muitos chamados ou cantos diferentes, que são usados para expressar excitação, para comunicar com outras da mesma espécie, durante o namoro ou como alarme quando um predador está na área.
Quando há temperatura baixa, as andorinhas juntam-se em bando e vão à procura de locais da Europa mais quentes, indo também para o norte de África. Depois, quando a temperatura volta a subir, por volta da primavera, regressam novamente.
Em Portugal, para retirar os ninhos de andorinhas, deverá ser feito um pedido de autorização ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que indicará a melhor altura para o fazer.
Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais
Para terminar deixo um video com uma música que adoro, Andorinhas da Ana Moura
Sadly many species of swallow are in decline, as are other aerial insectivores, due to the usual human influences, habitat loss, declines in insect prey and outright persecution. I introduced a group of visitors to three species of swallow this morning.
ResponderEliminarAs andorinhas voltaram e eu também voltei...
ResponderEliminarLindos pássaros, aqui no sertão, quando elas chegam é sinal do fim do inverno, em si elas trazem o verão.
Bom fim de semana.
Beijinhos
Siempre me han gustado las golondrinas. Me gusto el video. Te mando un beso.
ResponderEliminarLovely creatures, good to read about them too. Thanks Maria.
ResponderEliminarВспомнилась строчка из стихотворения: Ласточка с весною в сени к нам летит... Спасибо, Мария за ваши интересные посты
ResponderEliminarThanks for your sharing:)
ResponderEliminarI love watching them--- These are wonderful pictures.
ResponderEliminarLindo post !
ResponderEliminarAqui chega bem antes da primavera...em fevereiro...Gosto de notar a data em que vejo a primeira, para saber se a primavera chega mais cedo ou mais tarde...
O De La Fontaine tem fábulas lindas sobre as andorinhas !
Bjs e passe um excelente fim de semana ! Á sombra ;)
Anna
J'ai toujours beaucoup aimé les hirondelles et leurs nids si particuliers. Il y en avait chez ma grand-mère et j'ai plein de souvenirs d'enfance avec ces oiseaux.
ResponderEliminarTes photos sont vraiment belles et très nettes.
Bon week-end, Maria.
Gros bisous
Na minha pequena infância, me foram espectáculo dilecto sob o telheiro da Casa dos meus Pais.
ResponderEliminarNa actualidade, quase as não vejo ou são imagem fugaz.
Amei o Post.
Liinnndo!
Beijo
SOL da Esteva
O Chato das andorinhas é que ondem fazem o ninho é uma porcaria. Fizeram ni ninho no meu alpendre. É só porcaria no chão :)
ResponderEliminar-
Olho o horizonte e sinto a melancolia
Beijos. Bom fim de semana
Porque amo el mundo de las aves, he leído con gran interés su reportaje sobre las golondrinas que destacan por su presencia. su belleza y candor, verlas volar es un canto de felicidad, una maravilla, gracias por compartir sus fotos. Feliz fin se semana.
ResponderEliminarBoa noite de sábado, querida amiga Maria!
ResponderEliminarCada contraste com o céu azulado onde elas voam é um encanto de contemplar.
Música bonita.
Um post magnífico com curiosidades interessantes.
Gostei muito e foi bom iniciar minha tarde por aqui em seus posts.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos com carinho fraterno
Lindas fotos. Excelente artigo. Beijinhos.
ResponderEliminarHola María. Adoro las Golondrinas, me dan alegría. Aquí están criando a sus polluelos. preciosas fotos. un placer leerte. Besos.
ResponderEliminarFazem uns ninhos espectaculares.
ResponderEliminarBeijinhos, boa semana
Adoro quando as andorinhas voltam. Gostei muito deste seu texto tão informativo.
ResponderEliminarAna Moura, tão bom ouvi-la.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Uma linda postagem com as Andorinhas. A música tem uma letra bonita e é gostosa de ouvir...
ResponderEliminarBeijinhos
Gosto muito do canto das andorinhas. Obrigado pela bela aula, pois confesso que desconhecia o assunto.
ResponderEliminarBeijos e uma ótima semana para ti e para os teus.
Furtado
Me encantan las golondrinas, es una de mis aves favoritas. Antes había muchísimas por aquí, ahora pocas. Besos María.
ResponderEliminarBoa tarde Maria
ResponderEliminarUma bela postagem a lembrar o verão e as andorinhas.
gostei da reportagem .
As fotos estão fantásticas.
Boa semana com muita paz.
Obrigada!
Beijinhos
:)
Ola Maria,:=) Adoro as Andorinhas. Eu fico content quando as andorinhas voltam, e trist quando veijo partir. .Bonitos fotos, e gostei muito do seu ecelente reportagem.
ResponderEliminarObrigado e bom fim de semana.:=)
Esta linda série de imagens combina perfeitamente com o tema de Ana Moura!
ResponderEliminarUm passarinho sempre associado aos dias mais bonitos do ano... e à sua entusiasmante alegria e resiliência...
Adorei o post! Beijinhos
Ana