Continuando a mostrar um pouco das minhas férias deste ano pela Ásia, hoje vamos divagar pela aldeia das Karen Long Neck (Mulheres Girafa) em Mae Rim District, Chiang Mai, Tailândia, a tribo Ban Mae Khao Tom Village.
Muitas destas mulheres são refugiadas de Myanmar, saíram
do seu país devido a conflitos étnicos e militares, tendo chegado à Tailândia por volta de 1980. Vivem em aldeias na região Norte da Tailândia, não têm cidadania Tailandesa e o status de refugiados impede-os de procurar trabalho fora das aldeias. O seu principal e quase único meio de sobrevivência é o turismo e a venda dos artigos que produzem. Na comunidade os homens trabalham nas plantações e as mulheres dedicam-se à tecelagem e artesanato.
Contrastando com o castanho das modestas habitações, entrámos num mundo de cor, de delicadeza e encanto das suas peças de tecelagem. Aqui se encontravam: echarpés, mantas, mochilas, para além de muitos outros artigos confecionados pelas mulheres.
Sempre com um sorriso presente, para comunicar falávamos em inglês à nossa guia que conhecia muito bem algumas das mulheres e ia traduzindo. Foi um prazer conhecer a sua arte, os seus hábitos, passear pela aldeia e é claro comprar algumas das suas lindas peças.
O costume de alongar o pescoço com as
pesadas argolas de latão começa aos 5 anos de idade, onde as meninas recebem o seu primeiro anel. As mulheres podem colocar até 25 anéis ao longo da vida, carregando um peso de 10 kg sobre os ombros, o que lhes vai fazer rebaixar os ombros e as costelas, dando a ideia de terem um longo pescoço. Esta tradição é ancestral e os anéis seriam para proteger de possíveis ataques de tigres, para além de considerarem que um pescoço longo é um símbolo de beleza.
Fotos: Férias na Ásia Visitando Macau - China - Hong Kong - Tailândia
What fantastically colorful their work is! It's a shame they can't leave, but, at least, they are making the best of the situation.
ResponderEliminarMy Corner of the World
Faz impressão só de olhar.
ResponderEliminarBjs
Wow, they are still keeping the beauty of the long neck! Amazing.
ResponderEliminarBellissime fotografie, un viaggio interessante.
ResponderEliminarBuon giovedi
Impressiona mas os olhares estão magníficos!!! Bj
ResponderEliminarUm passeio muito especial e bonito. As fotos dão para ver um pouco o que é a vida bem dura destas mulheres. Beijinhos.
ResponderEliminarKiitos, että otit meidät mukaasi matkalle♥ Upaa ja väeikästä, mutta voi noita naisten kaularenkaita..:)
ResponderEliminarBastante rica e interessante esta postagem!
ResponderEliminarNão sou o que não quero ser. [Poetizando e Encantado]
Beijos, e um excelente dia!
Había visto un reportaje por televisión referido a estas mujeres.
ResponderEliminarLindas fotos.
Besos
Besos
Very impressive post:)
ResponderEliminarMaria, adorei o post, o lugar deve ser muito interessante.
ResponderEliminarMas, eu acho que não gostava de lá ir, fico muito impressionada com a vida dura que essas mulheres devem ter. E carregarem esse fardo, ainda que cultural, eu sei, deve dar cabo das costas, da saúde e da qualidade de vida delas... :(
Hello Maria,
ResponderEliminarWhat a great piuctures. Really great to see how people live there.
So special with the rings around their necks. I have seen many television programs of the human there.
This trip must be very impressive for you and your family to be in real.
Big kiss, Marco
Um tema interessante numas férias interessantes...
ResponderEliminarAs fotos são magníficas.
Maria, um bom fim de semana.
Abraço.
Que suerte de verlas. Un beso.
ResponderEliminarDebe ser muy molesto el uso de esos collares.
ResponderEliminarSaludos.
Uma vez vi um documentário sobre estas mulheres, e fiquei de coração apertado quando disseram que se torarem os anéis do pescoço, morrem.
ResponderEliminarAbraço
Diferente, inusitado... é difícil entender certas culturas, mas...
ResponderEliminar