Das minhas férias em S. Petersburg deixo hoje a visita ao:
Museu Hermitage
Localizado às margens do rio Neva em S. Petersburg na Rússia, o Hermitage é um dos maiores e mais importantes museus do mundo. A sua construção iniciou-se em 1754 e a primeira obra foi adquirida pela Imperatriz Catarina II em 1764. Possui um impressionante acervo que inclui um mundo imenso e diversificado de obras de arte, que vai desde pinturas, cerâmicas, esculturas, móveis, vasos, jóias entre outros, são mais de três milhões de peças, desde a pré-história até aos nossos tempos.
Está distribuído por dez edifícios ao longo do rio Neva, dos quais sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e históricos de grande importância. Os edifícios que actualmente ocupam o museu são: o Palácio de Inverno, o Pequeno Hermitage, o Grande Hermitage, o Novo Hermitage e o Teatro do Hermitage. Neste conjunto o papel principal cabe ao Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos Czares quase ininterruptamente desde sua construção até a queda da monarquia russa.
Divagando pelo Museu
- Palácio de Inverno
É o maior e mais importante dos prédios do Hermitage, a sua construção empregou cerca de 4.000 pessoas e utilizou os melhores materiais disponíveis, trazidos de diversos locais. Tem um estilo barroco, concebido em proporções imponentes com fachada movimentada por uma variedade de elementos arquitectónicos, e com luxuriante decoração interna e externa.
Alguns dos seus imensos pontos de interesse:
Jordan Staircase
A escadaria principal ou a "Jordan Staircase" do palácio de inverno é assim chamada porque na festa da Epifania, o Csar desceu essa escadaria imperial preparado para a cerimónia de "Benção das àguas" do rio Neva, uma celebração do batismo de Cristo no rio Jordão. A escadaria é uma das poucas partes do palácio que mantém o estilo original do século XVIII. As imponentes colunas de granito cinza foram adicionadas em meados do século XIX.
Sala de Pedro o Grande ou Sala Pequena do Trono
Foi concebida em 1833 por Auguste Montferrand e restabelecida quase integralmente por Vassili Stassov depois do incêndio. Aqui se encontra uma preciosidade histórica, o trono da Imperatriz Anna Ioánnovna, feito pelo mestre N. Clausen em Londres 1731. A sua base de madeira está recoberta com peças de prata dourada e no espaldar está o Brasão d'Armas da Rússia bordado com fios de prata.
Capela Grande
Um projecto de Bartolomeu Rastrelli, obteve em 1807 o estatuto de catedral.
Sala dos Escudos de Armas (Armorial Hall)
Foi projetada por Vasily Stasov no final da década de 1830, simbolizava o sistema administrativo da Rússia.
Sala de S. Jorge (Sala Grande do Trono)
Inaugurada em 1841, foi concebida por Nicolau I. É em mármore branco vindo de Carrara, na Itália e o seu tecto foi decorado com ornamentos dourados.
Sala Branca
Obra de Alexandr Briullov, era o recinto principal das recepções solenes.
Salão Dourado
Também uma concepção de Alexandr Briullov, este salão tem actualmente uma das maiores colecções de camafeus e entalhes de pedras semipreciosas da Europa, originada por Catarina II.
Boudoir
O acabamento e ornamentação efectuados por Alexandr Briullov em 1841 foram completamente mudados em 1853 por Harald Bosset para um estilo rococó, com abundância de elementos de talha dourada.
Salão Malaquita
Concebido por Alexandr Briullov, a combinação do dourado com a malaquita torna esta sala magnifica.
Sepulcro de prata do Príncipe Alexandre Nevski (1750-1753)
O sepulcro foi encomendado pela Imperatriz Isabel Petrovna. Utilizou-se na sua realização uma tonelada e meia de prata e está adornado com relevos a representar a vida de Alexandre Nevski.
- Pequeno Hermitage
O Pequeno Hermitage deve a sua origem a dois arquitetos: Jean Baptiste Vallin de La Mothe, o autor do projecto e Iuri Velten, que o realizou entre 1764 e 1775.
Relógio "Pavão" (The Peacock Clock)
Adquirida por Catarina II, é uma peça de ourivesaria lindíssima em ouro, prata, bronze e pedras preciosas. Fica na Sala do Pavilhão, no Pequeno Hermitage, data da segunda metade do século XVIII e é uma obra do joalheiro londrino James Coxe. É um relógio mecânico, com um pavão, uma coruja, um esquilo e um galo que se movimentam a determinadas horas.
- Novo Hermitage
Foi o primeiro prédio construído exclusivamente para abrigar obras de arte da colecção do museu. Erguido entre 1842 e 1851 pelo arquiteto Leo von Klenze, foi alterado substancialmente mais tarde por Vasily Stasov e Nikolai Yefimov, a fim de integrá-lo com as construções adjacentes.
Logias de Rafael
Trata-se de excelentes réplicas dos murais de Rafael no Vaticano, são uma das obras mais impressionantes do Novo Hermitage.
Sala das vinte colunas
O interior desta sala reproduz o aspecto de um templo antigo.
Desvão da Pintura Italiana e Espanhola
Chama-se "desvão " devido às particularidades arquitectónicas que consistem do tecto da sala ser transparente e arqueado pelo qual penetra a luz do dia. Estas salas foram projectadas especialmente para expor as enormes telas de pintura italiana e espanhola dos séculos XVI-XVIII. Estão decoradas com vasos, mesas e lampadários de malaquita e pórfiro lapis-lazuli.
Vaso Kolyvan
O Vaso de Kolyvan, foi encomendado pelo czar Nicolau I e feito segundo o desenho do arquitecto A. Mélnikov. O seu nome tem origem na cidade siberiana de Kolyvan, de onde em 1828 foi extraído e lapidado durante 14 anos o bloco de jaspe verde que deu origem a este magnifico vaso. Pesa 19 toneladas, tem uma forma elíptica, com o eixo principal de 4,5 metros e umaa altura de 2,5 metros. A sala onde ele foi colocado foi concluída depois da colocação do próprio vaso, pois não seria possivel de outra forma o vaso ter passado pelos portões de acesso.
O museu é espectacular, mas sendo tão grande apenas deu para visitarmos uma pequena parte. Terminada a visita, saímos para a grande Praça do Palácio.
No centro da Praça do Palácio, encontra-se a Coluna de Alexandre (1830-34), desenhada por Auguste de Montferrand. Em granito vermelho é a mais alta do seu tipo em todo o mundo, tem 47,5 metros de altura e pesa cerca de 600 toneladas. Do lado contrário ao Palácio de Inverno está o Palácio do Estado Maior. Foi desenhado por Carlo Rossi em estilo neoclássico e construído entre 1820 e 1827. Na fachada destaca-se o monumental arco do triunfo, coroado por uma carruagem com seis cavalos além de grupos de guerreiros armados, figuras aladas e baixos-relevos.
Texto explicativo: Wikipedia e livro "O Ermitage" comprado no local
Fotos: Pessoais
Very lovely place, nice to visit in person but I did enjoy viewing your photos, they are superb.
ResponderEliminarTruly an amazing museum! Great pictures!
ResponderEliminarThere is so much to see in Hermitage, one of the world's largest art and culture centres. Thank you Maria for this post. On three days visit to St. Petersburg, I didn't see enough.
ResponderEliminarHugs!
Bom dia:- Fotos maravilhosas de lugares magistrais-
ResponderEliminar.
Deixando cumprimentos poéticos
.
= Paixão e Amor = Vulcão, e Fresca Maresia =
Muito luxo para uma realeza que mantinha o povo na miseria. Felizmente que agora faz parte dos tesouros de um país rico em arquitectura e artes.
ResponderEliminarObrigada pela partilha das fotos das tuas viagens.
Bjs e boa semana.
Anna
Interesting place! Have a nice new week;-)
ResponderEliminarBom dia, Amiga!
ResponderEliminarMuito obrigada por nos proporcionar bons momentos. Hoje fiquei sem palavras!! AMEI
A vida passa por mim, deixa saudades. (Poetizando e Encantando)
Beijos e uma excelente semana
Very nice to see you with so huge charming smile. :) Amazing place, incredibly beautiful and interesting interiors. I would love to go there once. :)
ResponderEliminarHave a good day. :)
Los palacios me fascinan por todo el arte que habita en ellos. Es maravilloso todo lo que he ido observando a través de tus fotos.
ResponderEliminarBesos
Que passeio lindo e tão cultural, minha Amiga. Obrigada por partilhar.
ResponderEliminarUma boa semana.
Um beijo.
Oi Maria,
ResponderEliminarAmei conhecer o museu. Eu nunca tinha visto fotos deste museu por dentro! Acredita?
Beijos
Palácio/ museu muito rico em pormenores
ResponderEliminarBonitas fotografias
Bjs
Kique
Hoje em Caminhos Percorridos - Galinhas em Protesto...
Absolutamente imponente!
ResponderEliminarBjs, boa semana
Um local magnífico. As fotos dão para se ter uma boa imagem do que se pode esperar ao visitá-lo. Excelente artigo. Beijinhos.
ResponderEliminarwhat a beautiful building.
ResponderEliminarhave a great day
Espectacular y maravilloso. Besitos.
ResponderEliminarA fachada é bonita, as cores, e o interior mais bonito ainda, e imagino mesmo o quão rico em cultura deve ser o acervo, as imagens estão lindas, Maria, um beijo.
ResponderEliminarTodella kaunis paikka. Paljon upeaa nähtävää. Kiitos jakamisest.Hyvää joulunodotusta.
ResponderEliminarUm lugar repleto de pormenores e muita história... realmente fascinante!
ResponderEliminarhttps://checkinonline.blogspot.com/
Prachtig Maria, het lijkt wel 'n sprookje. Je moet er alleen niet bij denken hoe het is ontstaan Helaas komen zulks soort gebouwen over de hoofden van het volk. Een niet eerlijke rijkdom vindt ik altijd.
ResponderEliminarGroet kees.
Un museo en el que solo por su continente merece la pena visitar con detenimiento.
ResponderEliminarSaludos.
What an amazing building.
ResponderEliminarI loved seeing all of your photographs - simply fabulous.
All the best Jan
Um post absolutamente fascinante!
ResponderEliminarGrata por esta tremenda partilha, Maria!
Adorei conhecer as maravilhas deste Museu, através das suas imagens!
Beijinhos
Ana
Encantei-me com o trono da Imperatriz Anna Ioánnovna e o Desvão, teto arqueado e transparente, magnífico!
ResponderEliminar