Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos.
Hoje vamos viajar até à … NOVA ZELÂNDIA
Hoje vamos viajar até à … NOVA ZELÂNDIA
Boa viagem!
A Nova Zelância é um país insular no sudoeste do Oceano Pacífico formado por duas ilhas principais e um algumas ilhas menores, situadas perto do centro do hemisfério de água. As principais ilhas do Norte e do Sul são separadas pelo Estreito de Cook, com 22 km de largura no seu ponto mais estreito. Além das duas ilhas principais, as cinco maiores ilhas habitadas são a Ilha Stewart, Ilhas Chatham, Ilha Grande Barreira (no Golfo de Hauraki), Ilha D'Urville e a Ilha Waiheke.
Por causa de suas distantes ilhas periféricas e de seu longo litoral, o país tem extensivos recursos marinhos. É notável pelo seu isolamento geográfico, está situada a cerca de 2 000 km a sudeste da Austrália, separados através do mar da Tasmânia e os seus vizinhos mais próximos ao norte são a Nova Caledônia, Fiji e Tonga.
Foi uma das últimas terras a serem colonizadas por seres humanos. Estudos feitos sugerem que a Nova Zelândia foi fundada pelos polinésios do leste entre 1250 e 1300, concluindo uma longa série de viagens pelas ilhas do Pacífico sul. Ao longo dos séculos que se seguiram, esses colonos desenvolveram uma cultura distinta agora conhecida como māori.
Os primeiros europeus conhecidos por terem alcançado a Nova Zelândia foram o explorador holandês Abel Tasman e a sua tripulação em 1642, tendo havido confrontos nesse primeiro contacto. Os europeus não voltaram à Nova Zelândia até 1769, quando o explorador britânico James Cook mapeou quase todo o seu litoral.
A sua capital é Wellington. A cidade está situada ao lado de um porto natural, em colinas pendulantes e verdes. Devido aos fortes ventos que sopram na cidade vindos do Estreito de Cook, a cidade é conhecida pelos neozelandeses como Windy Wellington (a Wellington dos ventos). Wellington tornou-se capital da Nova Zelândia em 1865, substituindo Auckland.
As Principais Cidades de Nova Zelândia são: Auckland, Christchurch, Wellington, Hamilton, Rotorua.
Cultura
A Nova Zelândia é famosa pelas suas leis sociais e pelo respeito aos direitos humanos. Foi o primeiro país de governo autônomo a dar às mulheres o direito ao voto (1893), e aos idosos o direito às pensões. A cultura da Nova Zelândia é derivada de raízes européias e da adaptabilidade da cultura polinésia aos desafios associados com um ambiente maior e mais diversificado tendo os maoris desenvolvido assim a sua própria cultura. A cultura e hábitos Maoris são ricos e portadores de extrema espiritualidade onde se mantém toda a tradição de suas artes, lendas, tatuagens (moko), danças e roupas. Para eles, tudo o que está presente na natureza é sagrado, representa deuses e está vivo.
A Arte Maori é muito desenvolvida e predominan desenhos geométricos com significados espirituais. A Dança e a Música Maori estão sempre presentes. A Haka um mantra de guerra, é uma dança ensaiada para afugentar o inimigo, ou dizer que não se está com medo dele. Uma dança coordenada, em que as palavras são cantadas num tom forte e incitando o inimigo a aproximar-se. São utilizadas expressões faciais, caretas, mostram os músculos e fazem movimentos com os braços, dão um passo à frente, com uma postura de quem está prestes a arremessar uma lança e distendem a língua completamente para fora de forma ameaçadora, com signficado apenas de amedrontar. A Haka é cantada também, pela selecção de rugby da Nova Zelândia, os All Blacks.
Relativamente à Religião o cristianismo é a religião predominante na Nova Zelândia, cerca de 55% da população identifica-se como cristã, enquanto que 34% não tem qualquer religião. Outras religiões minoritárias significativas incluem o hinduísmo, o budismo e o islamismo.
A maior parte da população é de ascendência europeia, sendo os nativos māoris actualmente apenas uma minoria.
Asiáticos e polinésios não-māori também são grupos de minoria significativa, especialmente em áreas urbanas. O país é predominantemente urbano, com 72% da sua população vivendo em 16 áreas urbanas principais e 53% vivendo nas quatro maiores cidades de Auckland, Christchurch, Wellington e Hamilton.
Relevo
O território da Nova Zelândia é longo (mais de 1 600 km ao longo de seu eixo norte-nordeste) e estreito (largura máxima de 400 km), com cerca de 15 134 km de costa e uma área total de 268 021 quilómetros quadrados.
Natureza - Flora
O Isolamento geográfico da Nova Zelândia, fez com que o país desenvolvesse uma única variedade de flora nativa. No entanto, a migração humana levou à importação de muitas outras plantas (geralmente referidos como 'exóticas' na Nova Zelândia).
Enquanto a maioria dos fetos do mundo crescem em climas tropicais, a Nova Zelândia abriga um número incomum de fetos para um país de clima temperado. O feto koru, é considerado um símbolo da Nova Zelândia. Existe uma grande variedade de fetos com as mais diversas formas.
Natureza - Fauna
Devido ao seu relativo isolamento a Nova Zelândia desenvolveu um ecossistema único, cuja característica mais distinta consistia na ausência, até à colonização polinésia, de quaisquer mamíferos terrestres, exceto aqueles que pudessem nadar lá (focas e leões marinhos) ou voar para lá (morcegos).
Aotearoa, a terra das
nuvens longas e brancas, como é denominada pelos maoris, com as suas
paisagens espectaculares, lagos transparente de águas cristalinas, picos
cobertos de neve, belas praias, extensas florestas virgens, uma
natureza magestosa, que aliada a uma fascinante cultura, torna este país
um local único e a visitar, já que mais não seja virtualmente.
Fontes e Fotos: Wikipedia; email Recebido; toptravellists.net_New-Zealand-Lake-Wallpaper; http://wallpapers.varjati.com/; http://www.orthogonalthought.com/blog/index.php/2009/01/photo-of-the-day-maori-wood-carver/ ; http://discoverthetrip.com/city/image-gallery/rotorua.html ; http://www.travelandescape.ca/destination/fiordland-national-park/, http://www.forestwalks.com/ecotours.php; http://blogs.scientificamerican.com/; http://www.1zoom.net/Nature/wallpaper/303713/z1946.3/; http://www.deshow.net/travel/; http://wallpaperweb.org; outros
Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Nova Zelândia - New Zealand
Voltando aos poucos nos meus Blogs e adoreiiii este passeio à Nova Zelândia contigo, amiga... tudo lindo demais...bom fim de semana, beijinhos
ResponderEliminarValéria
Bom dia amiga bom passar por aqui ver tão lindas imagens e adquirir sempre um pouco mais de conhecimento grande abraço lindo final de semana bjs marlene
ResponderEliminarMaria minha querida amiga, que bela viagem por esta região e cultura fascinante.Flores e natureza impar.
ResponderEliminarParabéns pela pesquisa e pelo presente que nos oferece.Bjs Eloah
Obrigado pela Viagem.....Apreciei imenso.
ResponderEliminarBom Fim de Semana
Beijo
realmente belíssimas imagens e viagem!
ResponderEliminarbeijos querida e um belo final de semana.
Obrigada Maria por mais esta belissima viagem que me deu a conhecer algo de muito belo.
ResponderEliminarbom fim de semana querida
beijinho e uma flor
Imagens elucidativas da beleza desta longínqua região.
ResponderEliminarBom fim de semana.
Beijinhos
Amiga Maria!
ResponderEliminarAgradeço essa viagem maravilhosa pela Nova Zelândia!
Gostei muito dos picos.
Um final de semana bem agradável pra você e sua família!
Beijinhos!
Uma semanita nesse farol, ou numa boa casa perto desse banco para poder olhar para o mar, quanta felicidade!!!
ResponderEliminarUm mundo imenso por conhecer... se pudesse chegar a tudo, lá chegaria, não deixaria de viajar, que bom!
Limito-me a viajar da tua mão...
Um abraço bem grande
Obrigada querida Maria por mais esta linda viagem!
ResponderEliminarAdorei conhecer Nova Zelândia.
Abraços! Que Deus a abençoe sempre!
Certo Maria já que nos oferece esta linda viagem de borla....fui de boleia mas adorei a viagem!!!
ResponderEliminarLindo!!!
1 beijo e bom domingo!!!
Lídia