No nosso país existem locais encantadores, nem sempre é possível visitá-los fisicamente, mas podemos sempre conhecê-los através de fotografias. Hoje vamos divagar por Penacova.
Foto: “Penacova Acervo fotográfico”
Penacova é uma vila no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Baixo Mondego, localizada numa área de grande beleza natural, onde os vales e montanhas recortados pelos rios Mondego e Alba encantam o olhar.
Foto:Panoramio_Joao Carreira
A referência mais antiga a Penacova remonta a 911, data em que se reconheceu Idris, como legítimo proprietário de Vila Cova. Mas as referências registadas em documentos históricos dão nota de que: em 936, é feita a demarcação entre as duas Vilas Covas e Alquinitia; em 1036, sob o domínio muçulmano, é doada ao Mosteiro da Vacariça uma casa localizada no Castelo de Penacova; em 1105 são relatadas contendas entre os homens do Mosteiro de Lorvão e os moradores do castelo, que seriam harmonizadas por D. Henrique.
Foto: postaisportugal.canalblog
O primeiro foral atribuído a Penacova é da autoria de D. Sancho I, em 1192. Documento esse que foi confirmado a 06 de Novembro de 1217, por Afonso II.
Novo foral foi atribuído por D. Manuel em 1513. Em 1605, no reinado de D. Filipe II, foi elevada à categoria de Concelho.
A palavra Penacova é o resultado da aglutinação dos termos Pen – vocábulo cantábrico que deu origem à palavra penha e que significa monte, rochedo – e Cova, pelo facto da eminência rochosa se erguer de um vale profundo.
Alguns dos seus Pontos de Interesse:
Alguns dos seus Pontos de Interesse:
■ Igreja Matriz de Penacova / Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Edifício dos séc. XVI e XVII de tipologia renascentista. Possui um adro ajardinado, a partir do qual é possível vislumbrar uma grande área envolvente. É dedicada a Nossa Senhora da Assunção, a actual Igreja Matriz de Penacova foi alvo de profunda reforma arquitectónica na segunda metade do séc. XVI.
■ Mosteiro de Lorvão em Penacova
É um dos mais antigos Mosteiro da Europa, os primeiros documentos conhecidos relativos ao Mosteiro de Lorvão datam de 878. Por volta do ano de 1200, o Mosteiro foi reformado para a Ordem de Cister, por D. Teresa, filha de D. Sancho I, passando para congregação feminina, encontrando-se na Capela-Mor da igreja os seus restos mortais.
Foto: skyscrapercity_DanielPortugal
■ Miradouro de Penacova
Também conhecido por Mirante Emydgio da Silva (ou Emídio da Silva), a quem ficou a dever-se a a ideia da construção deste local, foi projectado pelo italiano Nicolau Bigaglia, tendo sido construído no século XX. Foi inaugurado em 1908 e as colunas de pedra foram trazidas do Mosteiro de Lorvão. Dele se avista uma paisagem magnífica sobre o Mondego.
■ Moinhos e Azenhas
A localização geográfica, a altitude e a existência de zonas ventosas propiciaram que os habitantes do concelho de Penacova aproveitassem a força da natureza, construindo Moinhos quer movidos pelo vento (Moinhos de Vento) ou pela força da água (Azenhas). Penacova é, um dos concelhos com maior número de Moinhos de todo o país.
Foto: Panoramio_nrrsousa
■ Artesanato
No artesanato de Penacova é de salientar produção artesanal artigos de madeira representativos do património do Concelho e a manufactura de palitos, tendo sido esta arte iniciada no Mosteiro do Lorvão, pelas freiras para decorar bolos e doces. Há dois tipos de palitos: "Pá e Bico" e "flor e pestana". Com a madeira do salgueiro, os artesãos fazem vários artefactos, tais como: moinhos, rocas, barcas tradicionais do rio Mondego, presépios, palmeiras, canetas. As peças são esculpidas em madeira com o auxílio de um canivete.
Foto: http://www.maispenacova.com/
Poderá ver este post completo no meu blogue de Viagens " Viajar é Alargar os Nossos Horizontes" em : Penacova
Vá visitar, Vale a pena!
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.freguesiasjuntas.net/Coimbra/Penacova/Penacova/Historia; http://portugal.rotasturisticas.com/; http://www.cm-penacova.pt/; Olhares; Trekearth; email; http://postaisportugal.canalblog.com/; http://penacovacervofotografico.blogspot.com/; http://www.maispenacova.com; outros
Venho aqui, viajo, não gasto nada e ainda torno a minha alma leve. Para que mais????
ResponderEliminarBeijos, amada!
Maria
ResponderEliminarO teu maravilhoso estudo, sobre Penacova, sitio que um pouco, assim como o Mosteiro do Lorvão, completam um pouco o que conheço. A zona é linda.
Beijos
interessante e lindas fotos...
ResponderEliminaraqui no Brasil "pé na cova" é estar à morte..
beijos querida..
Realmente o nosso Portugal é lindo. Lindas fotos lindas imagens e belas paisagens. Acho que me transportei nesse passeio. Obrigada pela partilha. Sem ela não saberíamos quantas coisas maravilhosas existem. Beijos com carinho
ResponderEliminarBoa tarde Amiga
ResponderEliminarVim agradecer a sua visita ao meu cantinho, obrigada pelo seu carinho, assim que estiver mais forte voltarei para te ler e comentar.
Tenha um lindo dia
Com carinho
Abraço amigo
Maria Alice
Boa tarde Maria!
ResponderEliminarRealmente vosso país é encantador!
Mais um belíssimo lugar, gostei de ver e ler.
Beijo,
Mara
Direi que já passei por Penacova....mas agora...
ResponderEliminarfiquei a conhecer....
Beijo
Minha amiga querida...
ResponderEliminarVocê não imagina quanto encantamento você já me proporcionou!!
Que maravilha estar aqui!
Beijo carinhoso minha amiga
Bea
Maria minha querida
ResponderEliminarLindo!!! Desta vez levaste-me a viajar a um dos lugares que gosto imenso. Conheço muito bem Penacova, mas é sempre bom recordar. Obrigada amiga.
Beijinho
MARIA, muito lindo mais este pedaço de Portugal,que eu não conhecia.
ResponderEliminarAbraços
Paloma
Minha querida
ResponderEliminarMais uma bela viagem...e desta vez em Portugal, onde temos paisagens maravilhosas e por vezes não aproveitamos, adorei e deixo o meu beijinho com carinho e desejando uma semana maravilhosa.
Beijinhos
Sonhadora
Toas as suas postagens são lindas demais, Maria! Saio daqui com o olhar repleto de cores e paisagens fantásticas! Beijos querida.
ResponderEliminarOLÁ MARIA!!!
ResponderEliminarCOISAS LINDAS TEM NOSSO PORTUGAL!!!
PARABÉNS POR MAIS ESTA MOSTRA!!!
lÍDIA