Gloxínias
As gloxínias (Sinningia speciosa) são flores de uma extraordinária beleza tendo como significado “amor à primeira vista”.
São plantas exóticas, com folhas e pétalas aveludadas, e de cores intensas e exuberantes.
Pelas suas características, incluindo o tamanho das suas grandes flores aveludadas que pode chegar a 10 centímetros de diâmetro, e da sua folhagem, também grande e aveludada e de forma oval e muito vistosa, é uma planta de grande valor ornamental, sendo muito utilizada na decoração de interiores.
Originária das matas tropicais do Brasil, esta herbácea tuberosa foi cultivada primeiramente na Europa, onde recebeu o nome de Sinningia em homenagem a W. Sinning, horticultor alemão e passou por diversos cruzamentos.
Intensamente colorida em tons avermelhados, rosados, alaranjados e arroxeados, a gloxínia ainda pode ser encontrada em variações que alternam a cor vinho ou púrpura, por exemplo, com as bordas das pétalas esbranquiçadas.
Floresce praticamente o ano inteiro. Apesar disso, ela passa por um período de dormência, todos anos, quando parece ficar seca, sem produzir folhas ou flores. Durante esse período de descanso, recomenda-se diminuir as regas gradualmente, até que a planta seque por completo. Os tubérculos permanecerão em dormência pelo período de um a três meses, sendo que a terra deve ficar apenas levemente húmida. Após esse tempo, pequenos brotos começam a surgir, dando sinais de que o descanso acabou e a planta está pronta para retomar o seu crescimento.
Cuidados:
Solo: recomenda-se solo poroso, podendo-se usar como base a seguinte mistura: 1 parte de terra, 2 partes de composto orgânico, 1 parte de areia grossa e 1 parte de farinha de ossos.
Regas: É preciso cuidado com o excesso de água: muita humidade contribui para a proliferação de fungos e insectos, que costumam alojar-se nos brotos novos e na parte de baixo das folhas. Durante as regas, recomenda-se não molhar as pétalas, que mancham facilmente, ficando sujeitas ao ataque de doenças. No caso de ataques, recomenda-se lavar a parte afectada com água morna e sabão neutro e, depois, enxaguar. Folhas e pétalas murchas ou muito atacadas devem ser removidas.
Luz: a gloxínia necessita de muita luminosidade para se desenvolver bem, mas não tolera a exposição directa aos fortes raios de sol. Locais próximos a janelas, onde possa receber luz e calor pela manhã e à tarde, são ideais para esta planta.
Temperatura e hunidade: entre 22 a 24 graus C e nível médio de humidade.
Um método simples para irrigação: encher o fundo de um recipiente grande e largo com cascalhos e colocar os vasos com as gloxínias sobre esta camada; em seguida por água no recipiente e deixar que a terra absorva a humidade necessária.
Multiplicação ou Propagação: Bolbos, sementes ou por meio da divisão de tubérculos ou estaquia das folhas é possível obter novos e saudáveis exemplares.
Floração: floresce praticamente o ano todo, alternando períodos de dormência.
Dicas
• Não molhe as folhas e hastes para evitar o apodrecimento.
• Remova folhas e flores mortas.
• Adube mensalmente durante o período de crescimento.
• Logo após a floração, deixe a planta em repouso por 2, 3 ou 4 meses.
• Diminua as regras de adubação. Após esse período, replante novamente a muda.
Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; “jardimdeflores”;"Informativoverde"
Elas são lindas e aqui em casa tenho um vaso, no momento, cheiiiiinho delas, que refloresceram lindas! beijso, tudo de bom,chica
ResponderEliminarMaria,
ResponderEliminarVim deixar o meu abraço, com os meus melhores votos para um Natal Muito Feliz e muitas flores explodindo em cores como estas.
Beijos.
Estou simplesmente maravilhada com a beleza destas flores.Obrigada!
ResponderEliminarDesejo-lhe minha amiga um Natal cheio de Saúde, Amor e Paz para si e para os seus familiares.
Beijinhos amigos
Fê
Que lindas estas flores querida...
ResponderEliminarAmiga, desde já, venho te desejar um Feliz Natal, de harmonia, alegrias, paz e muito amor pra voce, sua família e amigos... beijinhos
Valéria
Maria,que beleza essa flor!Imagens lindas demais!Adorei saber mais sobre elas!Desejo a vc e sua familia um Natal repleto de paz e muitas flores!Bjs,
ResponderEliminarMaravilhosas flores que não conhecia, devo confessar! Escolheria qualquer delas para esta quadra do ano, entrelaçadas com um pouco de azevinho...estou a imaginar!
ResponderEliminarMinha Querida, Feliz Natal , com amor a muita alegria.
Beijos.
Volto em Janeiro.
Graça
Olá querida
ResponderEliminarVim lhe desejar um lindo e FELIZ NATAL de amor e paz.
Com muito carinho BJS.
Amo as glocsinia de todas as cores e formas
EliminarTerezinha Batista
OLÁ AMIGA, VIM AGRADECER PELO CARINHO.
ResponderEliminarDESEJO A VOCÊ E SUA FAMÍLIA UM MARAVILHOSO FELIZ NATAL.
BJS
Flores sáo o sorriso da natureza, feliz natal beijo Lisette.
ResponderEliminarDesejo a você um Natal feliz e um Ano Novo,cheio de oportunidades.Obrigada por ter compartilhado,sua amizade comigo em 2010.
ResponderEliminarBoas energias,os 365 dias de 2011
Mari
Ana, obrigada e pela visita no meu cantinho e pelo carinho manifestado. Quero, também ,desejar a você e à sua família um Natal com a presença forte de Deus e, que Ele os abençõem com muita saúde e paz. um beijo fraterno
ResponderEliminarQue lindas flores!
ResponderEliminarObrigada pela visita e desejo os melhores desejos de alegria e saúde, e um Bom Natal!
Olá Marias,
ResponderEliminarLINDASSSSS FLORES, AMEI.
Vim desejar-te e aos teus familiares um NATAL de muita LUZ E PAZ e o ANO NOVO repleto de FELICIDADES E NOVAS ESPERANÇAS.
Bjs
Maria , quanta beleza !!! contagiante e inspiradora . Obrigada . O seu blogue é um espaço encantador.
ResponderEliminarbeijos