Foto: Pessoal
Viana do Castelo é a cidade atlântica mais ao Norte de Portugal, situando-se a cerca de 25 minutos do aeroporto internacional do Porto. O distrito de Viana do Castelo pertence à província tradicional do Minho. A cidade é constituída pelas freguesias de Areosa, Darque, Meadela, Monserrate e Santa Maria Maior. A povoação de Viana da Foz do Lima, como era chamada por essa altura, recebeu Carta de Foral de Afonso III de Portugal passada em 18 de julho de 1258. A ocupação humana da região de Viana remonta ao Mesolítico conforme o testemunham inúmeros achados arqueológicos anteriores à cidadela pré-romana no monte de Santa Luzia.
Foto: Wikipedia_ Osvaldo Gago
A história de Viana do Castelo começou no Monte de Santa Luzia, onde existe hoje a Basilica de Stª Luzia um dos "ex libris"" da cidade, lugar de peregrinação e com vista soberba do alto da sua cúpula, dominando a cidade e a foz do rio Lima até ao Atlântico.
A visita ao monte de santa Luzia pode ser feita através do Elevador de Santa Luzia, que liga a Estação Ferroviária de Viana do Castelo ao santuário. Construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, foi inaugurado a 2 de julho de 1923.
Na cidade, que cresceu ao longo do rio Lima, podem ser observados os estilos renascentista, manuelino, barroco e Art Déco. Na malha urbana destaca-se o centro histórico destaca-se o centro histórico, que forma um rectângulo delimitado pelos vestígios das antigas muralhas.
Foto: www.wikipedia_Osvaldo Gago - fotografar.net
Aqui cruzam-se becos com artérias maiores viradas para o rio Lima, e destacam-se a antiga catedral em estilo gótico, que remonta ao século XV, a Igreja da Misericórdia (século XVI), a Capela das Almas, os antigos Paços do Concelho edificados no século XVI onde na fachada de granito se encontra o brasão de Viana, a Praça da República (antiga Praça da Rainha), com um Chafariz em granito, construído em 1559 por João Lopes.
Devido à sua situação geográfica, Viana sempre viveu de actividades ligadas ao mar, principalmente da pesca e da construção naval e ainda hoje os estaleiros de Viana do Castelos são dos mais importantes de Portugal.
A visitar.
■Sé de Viana do Castelo
Situa-se no centro histórico da vila, a poucos metros da Praça da República, remonta ao século XV.
■Forte de Santiago da Barra
Também referido como Castelo de Santiago da Barra, localiza-se na freguesia de Monserrate. Em posição dominante na margem direita da barra do rio Lima, tinha a função de defesa do ancoradouro e povoação de Viana da Foz, atual Viana do Castelo.
■Praça da República (Paços do Concelho e fonte - Séc. XVI)
■Museu Traje
Foi construído em 1958 para albergar o Banco de Portugal, ocupa um edifício de arquitectura tipicamente "Estado Novo" e foi criado em 1997. Museu dedicado à preservação das tradições etnográficas, com destaque para o traje minhoto. Existe uma exposição permanente sobre A Lã e o Linho no Traje do Alto Minho.
■Santuário de Santa Luzia
Localiza-se no alto do monte de Santa Luzia, na freguesia de Santa Maria Maior. A Basílica foi principiada em 1903, por iniciativa do padre António Martins Carneiro, com projeto do arquiteto Miguel Ventura Terra. Os trabalhos estenderam-se até 1943. Foi inspirada no Sacré Coeur de Montmartre, em Paris.
■Igreja das almas
Antiga capela românica cuja estrutura primitiva data do século XIII.
■Capela de Nossa Senhora da Agonia
Localiza-se no Campo da Agonia, na freguesia de Monserrate. Está ligada à tradição da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, uma das mais tradicionais da cidade, ligada à devoção dos pescadores, que tem lugar anualmente no mês de agosto, sendo o Dia de Nossa Senhora da Agonia feriado municipal.
■As praias
Viana ddo Castelo tem apenas uma praia mas existem várias praias nos seus arredores como a Praia da Amorosa, Praia da Ínsua, Praia de Carreço, Praia do Cabedelo entre outras.
Festas e Romarias
No concelho de Viana realizam-se dezenas de festas e romarias. Entre as mais famosas destaca-se a Romaria da Senhora D'Agonia em que a tradição atinge o seu expoente máximo.
As Festas das Rosas, culminam com o desfile de Cestos coloridos confeccionados com pétalas de flores naturais, transportados à cabeça pelas mordomas. As Festas de Meadela distingue-se pela riqueza etnográfica do Cortejo.
A procissão ao mar e as ruas da Ribeira, enfeitadas com os tapetes floridos, são testemunho de uma profunda devoção religiosa. Festa do Traje onde se podem admirar os mais belos trajes de noiva, mordoma e lavradeira, vestidos por minhotas que ostentam ao peito autênticas obras de arte em ouro.
Foto: Pessoal
Viana do Castelo é a capital da cultura popular do Minho. O folclore, as animadas romarias, o artesanato, nomeadamente as bonecas regionais, os chinelos e socas, os bordados que são uma das marcas da cidade de Viana, a par da filigrama, caracterizam a cultura artesanal da cidade, fazendo dela um tesouro nacional.
Vá visitar, Vale a pena.
Poderá ver este Post completo no meu blogue "Viajar é Alargar Horizontes" em: Viana do Castelo
Fontes e Fotos : Wikipedia; portugaltours.com.pt; www.cm-viana-castelo.pt/; www.lifecooler.com; TrekEarth; Panoramio; Flickr; Pessoais e outros
Sem comentários:
Enviar um comentário
“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.