Paginas

28/09/2023

O Pintor e ilustrador Archibald Thorburn




Divagando o olhar pela obra de um dos melhores e mais popular artista ornitológico escocês  da sua época ...


O pintor e ilustrador Archibald Thorburn





Especializado em vida selvagem, Archibald nasceu em Lasswade perto de Edimburgo em 31 de maio de 1860. Ainda criança, Thorburn mostrou um talento artístico excepcional e aos 12 anos já estava produzindo algumas pequenas aquarelas e desenhos. Estudou em Dalkeith, em Edimburgo e em St John's Wood School of Art em Londres, embora por pouco tempo, pois após a morte de seu pai em 1885, Thorburn procurou a orientação de Joseph Wolf.




Exibiu pela primeira vez na Royal Academy em 1880 quando tinha apenas 20 anos e continuou a fazê-lo até 1900. No entanto, em 1900, ficou desencantado com a maneira como o seu trabalho era pendurado regularmente, muitas vezes alto e difícil de ver, e decidiu abrir mão de outras exposições e se concentrar no trabalho ilustrativo do livro e nas inúmeras encomendas particulares que lhe chegavam.




Casou-se em 1896 com Constance Mudie e tive um filho, Philip. Mudou-se para Hascombe, em Surrey, em 1902, onde ficou até ao final da sua vida. Em Hascombe, cercado por algumas das mais belas florestas do país, Thorburn viu-se no meio de uma abundância de animais que adorava desenhar e pintar, como faisões, galinholas, ratos e ouriços e uma série de pequenos pássaros que habitavam a paisagem circundante.




Archibald nunca perdeu o amor pela sua terra natal e voltava todos os anos para as Highlands da Escócia para pintar. Lá, em meio à desolação e isolamento de Gaick, em Inverness-shire (que ele visitou pela primeira vez em 1889, quando viu seu primeiro veado-vermelho) e outros locais favoritos, ele reabastecia os seus cadernos de desenho com notas de lebres, veado-vermelho e águias. Estes seriam então redesenhados e usados nas inúmeras encomendas que ele produziria quando voltasse para casa.




Todas as suas pinturas eram construídas a partir de esboços originais dos animais e paisagens. Assim, uma pintura de faisão quase certamente seria baseada num esboço original desenhado na floresta de Hascombe ou nas proximidades, enquanto uma pintura de galo silvestre surgiria de esboços feitos enquanto estava com seu grande amigo John Henry Dixon em Inveran em Lock Maree ou, depois de 1902, nas colinas perto de Pitlochry.




Desde os seus primeiros dias de fama no final da década de 1880, as representações de pássaros de Thorburn permaneceram extremamente populares e muito procuradas em todo o mundo. Quando jovem, a sua capacidade de capturar o clima de um lugar e a postura de voo de um faisão ou perdiz foi rapidamente reconhecida. Enquanto o seu pai, Robert Thorburn, pintou para a rainha Vitória, Archibald, por sua vez, tornou-se um grande favorito do rei Edward VII e do rei George V, que admirava particularmente as suas habilidades em retratar cenas desportivas em Sandringham e em outros lugares.




Archibald Thorburn, morreu em 9 de outubro de 1935 em Hascombe. As suas obras encontram-se nas coleções do National Museum of Wildlife Art em Jackson Hole, WY e na Fleming Collection em Londres.






27/09/2023

FELIZ ANIVERSÁRIO 2023 meu Filho Pedro





Hoje é dia de festa, o meu filho comemora mais um aniversário. 
Pedro, este ano é o primeiro que comemoras sem nós, que o teu dia seja repleto de bons momentos, agradáveis surpresas, muita alegria e boa disposição. Mais um ano de vida significa mais um ano de experiências, de novos conhecimentos e novas aventuras.

Muitos Parabéns meu querido, desejamos que todos os teus desejos se tornem realidade, que a vida te sorria sempre e que a felicidade faça morada permanente no teu coração.

Beijinhos de todos nós que te adoramos.

FELIZ ANIVERSÁRIO



25/09/2023

A casa do coração Poema de Friedrich Rückert





O coração tem dois quartos:
Moram ali, sem se ver,
Num a Dor, noutro o Prazer.

Quando o Prazer no seu quarto
Acorda cheio de ardor,
No seu, adormece a Dor...

Cuidado, Prazer! Cautela,
Canta e ri mais devagar...
Não vá a Dor acordar....


Friedrich Rückert
Tradução de Antero de Quental



23/09/2023

Divagando por Reguengos de Monsaraz




Divagando o olhar por mais uma bela e tranquila cidade alentejana

Reguengos de Monsaraz





Reguengos de Monsaraz é uma cidade alentejana, passou a cidade em 2004 e é sede do município de Reguengos de Monsaraz pertencendo ao distrito de Évora. O município está subdividido em 4 freguesias: Campinho, Corval, Monsaraz e Reguengos de Monsaraz.




Na cidade é de salientar principalmente a sua ampla e linda Praça da Liberdade. Rodeada por prédios históricos com agradáveis cafés e restaurantes com esplanadas, tem num dos seus topos o edifício da Câmara Municipal e no outro a Igreja Matriz de Santo António.




Entre os Paços do Concelho e a Igreja Matriz, encontra-se o busto de bronze de Manuel Augusto Mendes Papança, grande benemérito da cidade, obra de autoria do escultor Costa Mota.




A Igreja Matriz de Santo António - Começou a ser erguida em Outubro de 1887 e a sua concepção foi da responsabilidade do arquitecto António José Dias da Silva, sendo o construtor José Maria Ramos Ribeiro. A obra encontrava-se em fase de conclusão em 1901 e foi consagrada em 1912.




A não perder um passeio pelas suas ruas e pelo verdejante e bem cuidado Parque da Cidade.






Adoramos conhecer Reguengos de Monsaraz!





21/09/2023

Canção de Inverno Poema de Helena Kolody





Cai a neve, de mansinho...
Cai a neve em meus cabelos,
Que eram de ouro e são de luar.

Altas torres de castelo...
Cai a neve, de mansinho,
Para os sonhos sepultar.

Cai a neve... tão de leve!

No meu rosto, brando e brando,
Será a neve resvalando.
Ou é o pranto a deslizar?

Helena Kolody
Do livro Viagem no Espelho,



18/09/2023

Fauna e Flora no Jardim Bacalhôa Buddha Eden




De um dos meus passeios de fim de semana, ficam hoje alguns olhares sobre:

A Fauna e Flora no Jardim Bacalhôa Buddha Eden













16/09/2023

Distância






“Não importa a distância que nos separa, há um céu que nos une.”


Carlos Drummond de Andrade



13/09/2023

Chalés nas Montanhas através de IA (Inteligência Artificial)




Há algum tempo atrás, o meu marido falou-me de novas ferramentas de IA que criam imagens a partir de comandos textuais. Fiquei curiosa, comecei a pesquisar e a testar e gostei imenso desta nova forma de criar "arte", feita ao gosto de cada um. Alguns resultados obtidos são absolutamente fantásticos. Hoje começo a mostrar imagens criadas a partir de textos que inseri. O interessante é que o mesmo texto nunca gera uma imagem repetida e de plataforma para plataforma os resultados são completamente diferentes.

Tema: Chalés num vale rodeado de montanhas (arte em IA)
















É claro que as pinturas criadas por pessoas, têm inerente a si a alma, a criatividade e o sentir de quem as pintou, tendo como tal um valor inestimável, no entanto, para quem como eu gosta de arte mas não sei fazer, estas novas ferramentas que conseguem gerar obras com recurso a um modelo de inteligência artificial, são um meio incrível de traduzir os meus pensamentos em algo visivel. Espero que tenham gostado das imagens criadas, eu adorei!




Topo