Paginas

28/09/2023

O Pintor e ilustrador Archibald Thorburn




Divagando o olhar pela obra de um dos melhores e mais popular artista ornitológico escocês  da sua época ...


O pintor e ilustrador Archibald Thorburn





Especializado em vida selvagem, Archibald nasceu em Lasswade perto de Edimburgo em 31 de maio de 1860. Ainda criança, Thorburn mostrou um talento artístico excepcional e aos 12 anos já estava produzindo algumas pequenas aquarelas e desenhos. Estudou em Dalkeith, em Edimburgo e em St John's Wood School of Art em Londres, embora por pouco tempo, pois após a morte de seu pai em 1885, Thorburn procurou a orientação de Joseph Wolf.




Exibiu pela primeira vez na Royal Academy em 1880 quando tinha apenas 20 anos e continuou a fazê-lo até 1900. No entanto, em 1900, ficou desencantado com a maneira como o seu trabalho era pendurado regularmente, muitas vezes alto e difícil de ver, e decidiu abrir mão de outras exposições e se concentrar no trabalho ilustrativo do livro e nas inúmeras encomendas particulares que lhe chegavam.




Casou-se em 1896 com Constance Mudie e tive um filho, Philip. Mudou-se para Hascombe, em Surrey, em 1902, onde ficou até ao final da sua vida. Em Hascombe, cercado por algumas das mais belas florestas do país, Thorburn viu-se no meio de uma abundância de animais que adorava desenhar e pintar, como faisões, galinholas, ratos e ouriços e uma série de pequenos pássaros que habitavam a paisagem circundante.




Archibald nunca perdeu o amor pela sua terra natal e voltava todos os anos para as Highlands da Escócia para pintar. Lá, em meio à desolação e isolamento de Gaick, em Inverness-shire (que ele visitou pela primeira vez em 1889, quando viu seu primeiro veado-vermelho) e outros locais favoritos, ele reabastecia os seus cadernos de desenho com notas de lebres, veado-vermelho e águias. Estes seriam então redesenhados e usados nas inúmeras encomendas que ele produziria quando voltasse para casa.




Todas as suas pinturas eram construídas a partir de esboços originais dos animais e paisagens. Assim, uma pintura de faisão quase certamente seria baseada num esboço original desenhado na floresta de Hascombe ou nas proximidades, enquanto uma pintura de galo silvestre surgiria de esboços feitos enquanto estava com seu grande amigo John Henry Dixon em Inveran em Lock Maree ou, depois de 1902, nas colinas perto de Pitlochry.




Desde os seus primeiros dias de fama no final da década de 1880, as representações de pássaros de Thorburn permaneceram extremamente populares e muito procuradas em todo o mundo. Quando jovem, a sua capacidade de capturar o clima de um lugar e a postura de voo de um faisão ou perdiz foi rapidamente reconhecida. Enquanto o seu pai, Robert Thorburn, pintou para a rainha Vitória, Archibald, por sua vez, tornou-se um grande favorito do rei Edward VII e do rei George V, que admirava particularmente as suas habilidades em retratar cenas desportivas em Sandringham e em outros lugares.




Archibald Thorburn, morreu em 9 de outubro de 1935 em Hascombe. As suas obras encontram-se nas coleções do National Museum of Wildlife Art em Jackson Hole, WY e na Fleming Collection em Londres.






15 comentários:

  1. Very beautiful animals! You published two identical pictures (in my opinion, these are hamsters).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irina, thanks for the warning, you were right there was a repeated image, I've replaced it with another.

      Eliminar
  2. Magníficas pinturas. Los animales se ven reales. La 8 tiene una luz y colores preciosos el pájaro es una belleza.
    Buen jueves.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  3. Um enorme artista. Lindas pinturas.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  4. Wildlife art are the paintings that adorn my walls as you might imagine, and this is fine stuff. I would love to see the originals. I will have to do a little more research on Thorburn. All the best - David

    ResponderEliminar
  5. Maria lindas as pinturas do artista, cada uma mais linda uma do que a outra bjs.

    ResponderEliminar
  6. Yo creo también me hubiera enfadado si hubiera sido el autor de estas magnificas pinturas si me las colocarían en donde no se apreciarían los detalles.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  7. Maria, you talked about interesting and talented artist Archibald Thorburn,, I didn't know his works. I like the paintings of birds and a fox. Thanks for info.

    ResponderEliminar
  8. Hola María , muchas gracias por mostrarnos tanta belleza, todos son espectaculares, pero los Lirones y los Carboneros me encantan. Besos

    ResponderEliminar
  9. Que lindas todas, tenía en su mano una habilidad increible...
    Parecen fotos, las aves siemrpe me ecantan.
    Abrazos.

    ResponderEliminar
  10. Belíssimo !
    A vida selvagem inspirando lindamente o pintor escocês.
    Obrigada por trazer-nos essas maravilhas .
    Um abraço ,Maria

    ResponderEliminar
  11. Adorei !!!
    Quem me dera ter esse talento !!!
    Bjs e bom fim de semana !
    Anna

    ResponderEliminar
  12. Son todos preciosos, me encantan. Gracias María. Besos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo