Como já referi anteriormente, quando fomos visitar o meu filho Pedro a Gotemburgo decidimos ir até à Lapónia Sueca.
Hoje vou deixar alguns olhares e informação sobre a tranquila e bela cidade de:
Kiruna
O aeroporto de Kiruna fica a sudeste da cidade a cerca de 8 km por estrada. Tem alguns voos diários que ligam Kiruna a Estocolmo, diretamente ou via Luleå ou Umeå.
Kiruna é a cidade mais setentrional da Suécia, situada na província da Lapónia, no condado de Norrbotten. O centro da cidade é construído na colina Haukavaara a uma altitude de 530 m, acima do rio Torne ao norte e do rio Kalix ao sul. Perto de Kiruna estão as montanhas Kiirunavaara e Luossavaara. Kiirunavaara é uma mina de minério de ferro que é o principal recurso económico da cidade. Luossavaara é uma antiga mina que agora é utilizada como pista de esqui.
Estando localizada a 145 km (90 milhas) ao norte do Círculo Polar Ártico, Kiruna tem um clima subártico com verões curtos e frios e invernos longos e frios. A cobertura de neve geralmente dura do final de setembro a meados de maio, mas a queda de neve pode ocorrer durante todo o ano. O sol da meia-noite ocorre entre 28 de maio e 16 de julho (50 dias), e as noites brancas duram do início de maio ao início de agosto. A noite polar dura de 11 de dezembro a 1 de janeiro (22 dias), os limites exatos dependem da topografia local.
A sua igreja é maravilhosa. Kiruna Church, é um dos maiores edifícios de madeira da Suécia. O exterior da igreja é construído em estilo neogótico, enquanto o altar é em Art Nouveau.
A mineração desempenha um papel importante como fonte de rendimento nacional e emprego para Kiruna e para a região circundante. Tal como acontece com a maior parte do norte da Suécia, a área é rica em magnetita, que é extraída para produzir vários produtos de minério de ferro que são transportados por ferrovia para o porto de Narvik, na Noruega, para serem enviados a clientes de todo o mundo. A mineração em larga escala em Kiruna começou no século XIX, na época em que a principal empresa de mineração sueca LKAB foi fundada (1890). Esta mina em Kiruna, é a maior mina de minério de ferro subterrânea da Europa.
O turismo também é uma boa fonte de receita e no inverno, o Icehotel e as Auroras boreais atraem os visitantes.
A longa e segura cobertura de neve, que geralmente dura de outubro a maio, e lagos e rios congelados facilitam o esqui cross-country e alpino, trenós puxados por cães e motos de neve. Há escalada no gelo nas montanhas e patinagem no gelo em lagos ou rios. O festival anual de neve é realizado no último fim de semana de janeiro e inclui saltos de scooter, corridas de renas e um concurso de esculturas de gelo.
O redesenvolvimento de Kiruna é um projeto de reconstrução, pois a mina Kirunavaara, administrada pela LKAB, estando localizada muito perto da cidade, como opera com elevadas temperaturas, está a levar à erosão das terras, aumentando a possibilidade de desabamentos, o que colocaria em risco os habitantes e as infraestruturas. Assim, vários edifícios terão de ser movidos ou demolidos e o centro da cidade deverá ser deslocado 3 quilómetros (1,9 milhas) para o leste.
A cerca de 15 km a leste de Kiruna, junto ao rio Torne, fica a aldeia de Jukkasjärvi, onde se encontra instalado um hotel de gelo que é construído todos os invernos, atraindo turistas do mundo inteiro. No meu próximo post irei mostrar a nossa visita a este incrível Ice Hotel.
Texto Explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais
Bello lugar que me gustaría conocer. Te mando un beso
ResponderEliminarAh, Maria, vendo tanto gelo, penso que não aguentaria muito tempo num lugar assim.
ResponderEliminarEsta esculturas são lindas, já tinha visto ilustrações deste concurso. Que bom o filhão por lá e assim incentiva-los um tour por lá.
Grato pela postagem e informações com belas fotos.
Beijo e paz no coração.
Que cenário maravilhoso, de filme até!
ResponderEliminarTão bom os filhos nos possibilita tem novos horizontes.
Eles crescem e vão nos levando a outros horizontes.
Adorei vir aqui, viajei com seu post.
Tenha novos dias abençoados, querida amiga Maria!
Beijinhos
Têm a certeza que não vieram a Macau por estes dias??? :)))))
ResponderEliminarUm local interessante. Lindas fotos. Beijinhos.
ResponderEliminarWe had a surprise dusting of snow this morning--- about an inch. It was gone by noon. I enjoyed this post, but I did have to put on my sweater.
ResponderEliminarQue maravilhosa viagem e passeios.Lindas fotos e o frio estabva grande, imagino! Valeu! beijos, tudo de bom,chica
ResponderEliminarWhat a wonderful places... Thanks for your sharing..
ResponderEliminarUn endroit merveilleux pour faire du tourisme. J'aimerais le découvrir.
ResponderEliminarMais y vivre me demanderait un courage que je n'ai pas!
J'ai une passion pour les églises en bois. Je ne sais pas pourquoi.
Bisous et merci pour ce reportage.
In the first montage there are Bohemian Waxwings (Bombycilla garrulus). That would have been my highlight right there! Québec City, where I used to live, has an annual winter carnival and they build an ice palace, and Ottawa, our nation's capital has a festival called Winterlude, with ice sculptures and many other attractions. You must have little use for all those winter clothes in Portugal!
ResponderEliminarMaria, you froze me with your pictures even in the heat of Puerto Rico :)) I wonder if people reside there permanently or just take shifts?
ResponderEliminarThe snow sculptures are beautiful and the wooden church is a real gem!
Parabéns Maria, por esta publicação encantadora.
ResponderEliminarAs fotos são FABULOSAS!!!
Gostei dos sorrisos.
Beijo, resto de boa semana.
Que belo passeio!!! Gostei imenso da segunda foto – o seu filho ou marido virado para aquela imensidão...
ResponderEliminar: )
Phenomenal trip ❤
ResponderEliminarMuito obrigada pela bonita partilha. 🍀
ResponderEliminar-
A Subtileza das águas...
Votos de um excelente dia. Beijo.
Lovely post!
ResponderEliminarQue linda partilha, um lugr muito bonito e imagino que muitoo frio.
ResponderEliminarMuito bom a família unida em uma viagem. amo!
Beijinhos com carinho.
Красивый и суровый север. Люблю север.
ResponderEliminarBoa tarde Maria,
ResponderEliminarForam muito corajosos ao visitar esses lugares tão bonitos, mas tão frioooooos!
Alturas de gelo, incríveis!
Adorei viajar através dos seus magníficos olhares!
Obrigada por partilhar.
Beijinhos,
Ailime
Un lugar muy diferente a tu lugar de residencia.
ResponderEliminarSaludos.
What a beautiful place and photos. I imagine Lapland is a lot like Alaska. We used to live in Alaska in the 90s. Loved it! Thanks for sharing your wonderful photos of your trip.
ResponderEliminarMaría.
ResponderEliminarQue viajes más saludables. Me gusta mucho la nieve.
Los lugares que nos enseñas son para soñar despierta. Sois una familia maravillosa. Pues la cara es el espejo del alma y esas sonrisas son de pura felicidadad.
Un abrazo enorme y buenas noches.
Un interesante y bonito reportaje, me encantó. Besos.
ResponderEliminarUma maravilha esta super partilha, Maria!
ResponderEliminarAdorei conhecer tão bonita cidade! Sempre um prazer imenso, viajar através dos vossos olhares! Tenho mesmo de passar por aqui, mais vezes para tal... mas desde que começou a pandemia... continuo com as minhas rotinas muito alteradas, e com bem menos disponibilidade, para a Net... Enfim! Talvez um dia, o meu cotidiano volte a entrar mais nos eixos...
Tudo de bom! Beijinhos
Ana