Localizados em Choisel (departamento francês de Yvelines), no vale de Chevreuse, 35 km ao sul de Paris, os jardins do castelo de Breteuil foram listados pelo Ministério da Cultura francês como "Jardins Notáveis ".
Breteuil foi construído sobre um promontório e domina o Parque Natural do Vallée de Chevreuse em França, tendo sido objecto de melhorias contínuas desde à 400 anos.
O magnífico parque, que abrange 75 hectares, pode ser redescoberto como a mudança das estações : alguns visitantes encontrarão espécimes botânicos interessantes , outros um labirinto e área de jogo , mas todos vão certamente encontrar um lugar esplêndido para relaxar.
O jardim francês está localizado em ambos os lados do castelo,
formando um magnífico pano de fundo. Este jardim deve muito a Henri de Breteuil , avô do actual Marquês de Breteuil que , 1897-1903 , com a ajuda dos arquitetos paisagistas franceses Henri e Achille Duchene , redesenhou os jardins para fornecer ao “Château” um cenário majestoso. Aqui se encontra um belo lago ornamental chamado " Espelho de Água ", que forma um magnífico pano de fundo para o castelo.
Estes jardins são delimitados por um parque de estilo Inglês, dispostas numa das encostas da Vallée de Chevreuse. O jardim de estilo Inglês é também designado de “Jardim dos Príncipes”, como homenagem à amizade entre a família Breteuil e a família real britânica.
O Labirinto, realizado em 2000, está situado sob o terraço do laranjal, ficando atrás do “colombier médiéval” (pombal medieval) e veio substituir um outro antigo labirinto. Foi Claude-Stanislas de Breteuil (1730-1783), que iniciou a criação deste bosque quimérico feito entre 1772 e março de 1773.
Uma visita a Breteuil significa também visitar o castelo e descobrir as suas obras de arte e a sua história , que é trazida à vida através das 50 figuras de cera do Museu Grévin . O castelo está aberto ao público desde 1967. As coleções incluem pinturas Royal Castle e móveis do século XVIII.
Um local especial para passear ou simplesmente relaxar, Breteuil é uma ilustração de quatro séculos de história dos jardins em França, tornando-se um processo mágico de descoberta e encanto.
Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Divagar pelos Jardins e Castelo de Breteuil
Que jardim lindo e imponente!!!
ResponderEliminarBeijinhos, boa semana!
Uma verdadeira beleza!
ResponderEliminarAdorei passear ao seu lado!!!
Bj amigo
As fotos, como sempre, estão muito bem escolhidas. O lugar deve ser magnífico. Mesmo não estando lá, por aqui fica-se com uma ótima ideia do que pode ser. Maravilhoso.
ResponderEliminarBeijinhos.
ResponderEliminarObrigada , querida Maria, por estas imagens dos Jardins e Castelo de Breteuil.
Uma óptima sugestão numa visita a França.
Muito obrigada.
Beijinhos
Olinda
Entre jardins e palácios a beleza aflora com todo o seu esplendor.
ResponderEliminarBom trabalho.
Besos
Olá, Maria!
ResponderEliminarObrigada por trazer essa maravilha até nós!
Abração
Jan
Que lindas fotos, dá vontade de passar um dia nesses jardins tão verdes e tão calmos.
ResponderEliminarMaria, viajei no tempo...
ResponderEliminarbeijo.