Hoje vamos divagar pelo Parque Nacional de Yosemite localizado nas montanhas da Serra Nevada, no estado da Califórnia nos EUA, um local espetacular e grandioso que encanta e inspira visitantes de todas as gerações.
Yosemite foi criado em 1 de outubro de 1890 sendo o quarto parque nacional a ser aberto nos Estados Unidos. Este lindíssimo parque é reconhecido internacionalmente pelo vale de Yosemite, pelos seus espetaculares desfiladeiros de granito, pela beleza das suas cascatas, pelos bosques de sequoias gigantes e pela grande biodiversidade que encerra. Foi designado Património Mundial da Humanidade em 1984.
Geologicamente o parque caracteriza-se pela presença de rocha granítica e algumas rochas mais antigas. Há aproximadamente dez milhões de anos, a Serra Nevada sofreu uma elevação, tendo-se depois inclinado, o que levou a que as suas encostas ocidentais ficassem com declives ligeiros e as orientais com declives mais acentuados. A elevação resultou num aumento da inclinação dos leitos dos riachos e dos rios, resultando na formação de desfiladeiros profundos e estreitos.
Foto: http://yosemitegazette.com/
O parque cobre uma área de 3 081 km², a sua altitude está compreendida entre os 600 metros no leito do Merced river até os quase 4.000 metros de altitude no cume do Monte Lyell. O vale Yosemite, que representa apenas 1% da área total do parque, é o local mais visitado.
Das sete mil espécies de plantas existentes na Califórnia, cerca de metade está na Serra Nevada, e mais de 20% das espécies concentra-se em Yosemite. O parque conta também com registros documentais da presença de mais de 160 plantas raras, com solos únicos e formações geológicas também elas raras, que caracterizam as áreas restritas que estas plantas ocupam. Yosemite é o lar de centenas de variedades de flores silvestres.
Vida selvagem Yosemite é diversa e fascinante. Yosemite National Park suporta mais de 400 espécies de vertebrados, incluindo peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Esta grande diversidade de espécies é o resultado da existência de diversos habitats em Yosemite, muitos deles praticamente intactos. Algumas espécies anteriormente quase em extinção, como o falcão peregrino, a águia de ouro e carneiros selvagens podem agora ser encontrados em Yosemite.
O parque tem três bosques de sequoias gigantes da espécie Sequoiadendron giganteum, o Mariposa Grove (com 200 árvores), o Tuolumne Grove (com 25) e o Merced Grove (com 20). As sequoias gigantes são as maiores árvores do mundo e são das mais altas e mais velhas (as Sequoia sempervirens existentes na costa Noroeste da Califórnia são as mais altas e as Pinus longaeva no Leste da Califórnia as mais velhas). Aqui se encontra a mais antiga sequóia chamada Grizzly Giant com 2400 anos.
Erguem-se sobre o vale a Sentinel Dome e a Half Dome, impressionantes cúpulas de granito com 900 e 1.450 metros respectivamente. O El Capitan, um proeminente penhasco de granito que se impõe sobre o vale, é um dos mais populares destinos do mundo para os escaladores de rochas, uma vez que oferece diversos percursos com diferentes graus de dificuldade, para além de estar acessível todo o ano. Normalmente a temporada de escalada nos grandes paredões de Yosemite Valley vai de Maio a Novembro e em Tuolumne Meadows de Junho a Outubro.
Do miradouro Glacier Point, que se situa na encosta sul do vale Yosemite a 2 199 metros de altitude, pode desfrutar-se de uma vista fantástica do Vale de Yosemite, das cascatas incluindo as Yosemite Falls e dos picos como Clark Range ,Clouds Rest.
O Yosemite National Park, pode ser visitado durante todo o ano, no inverno a beleza do parque é única e incomparável, os seus vales estão todos cobertos de neve, as cascatas quase congeladas e cada árvore do parque de Yosemite transforma-se numa árvore de natal, até mesmo as sequóias gigantes.
Para a definição da morfologia do parque foram fundamentais os acontecimentos ligados às movimentações de água e gelo, nomeadamente as inundações, as adaptações do terreno à ação dos cursos de água e o processo de formação dos glaciares. O Glaciar Lyell é o maior glaciar do parque, cobrindo 65 ha.
Parque Nacional de Yosemite, tem cerca 2.500 km de rios. A força dos rios Tuolumne e Merced escavou desfiladeiros com profundidades que chegam a atingir os 900 e os 1.200 metros. O Tuolumne irriga toda a parte norte do parque e o Merced nasce nos picos localizados no sul do parque.
Parque Nacional de Yosemite, tem cerca 2.500 km de rios. A força dos rios Tuolumne e Merced escavou desfiladeiros com profundidades que chegam a atingir os 900 e os 1.200 metros. O Tuolumne irriga toda a parte norte do parque e o Merced nasce nos picos localizados no sul do parque.
No parque contam-se aproximadamente 3.200 lagos com área superior a 100 m2, duas grandes albufeiras e 2.700 km de rios que ajudam a formar as duas grandes porções de água existentes.
As cascatas de Yosemite são fantásticas e atraem visitantes de todo o globo. Como muitas das cascatas são alimentados pelo degelo, a quantidade de água que corre em cada uma pode variar muito ao longo do ano. Yosemite Falls, com 739 metros, é a maior da América do Norte e terceira maior do mundo.
Foto: http://hdw.eweb4.com
As cascatas do parque são um dos melhores lugares do mundo para observar um fenómeno conhecido como arco-íris lunar. A humidade levantada pelas cascatas, em combinação com os raios projetados pela Lua, geram um espetáculo magnifico.
Nas terras altas de Yosemite existem também locais encantadores, como as Tuolumne Meadows, as Dana Meadows, o Clark Range, o Cathedral Range e o Kuna Crest. O Pacific Crest Trail atravessa o parque, com picos vermelhos de rocha metamórfica, como o monte Dana e o monte Gibbs, bem como picos de granito, como o monte Conness. O monte Lyell é o ponto mais alto do parque.
A Capela de Yosemite (Yosemite Valley Chapel) é a mais antiga estrutura de uso público no Parque Nacional de Yosemite. Esta pequena igreja foi construída em 1879, a partir de contribuições voluntárias, por aqueles que reconheciam que Deus que tinha criado um cenário tão maravilhoso, era ainda mais incrível do que a Sua criação. Como o salmista declarou: "Ó Deus, Tu és mais impressionante do que os Teus lugares sagrados".
No parque existe o Museu “The Yosemite Museum“ que foi concluído em 1925, tendo sido projetado pelo arquiteto Herbert Maier. Foi o primeiro edifício construído como um museu em todo o sistema de parques nacionais. O museu foca-se no património e cultura do povo Ahwaneechee que viveu no vale. A exposição inclui fotografias históricas, cestas, ferramentas, artigos de vestuário ou mesmo jogos tradicionais. Atrás do museu foi reconstruída a "aldeia indígena de Ahwahnee" .
A serenidade e a beleza deste fantástico parque podem ser apreciadas através de caminhadas, de passeios a cavalo e os mais desportistas podem fazer escaladas, rafting ou mountain bike entre outras atividades, existindo sítios específicos para cada cada uma.
Na área existem parques de campismo, motéis, hotéis, apartamentos e casas para hospedar os visitantes que aí se deslocaram para passar as suas férias.
Foto: http://hdw.eweb4.com
Para saber mais visite o site do Parque: Yosemite National Park
Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens " Viajar é alargar os nossos Horizontes" em: Parque Nacional de Yosemite
Fontes e Fotos: Wikipedia; www.portalsaofrancisco; http://www.yosemitepark.com/; http://ecoviagem.uol.com.br/; http://www.yosemiteprivatetours.com/; http://yosemitegazette.com/; http://www.htmlhelp.com; http://www.yosemitehikes.com; www.trekearth.com; www.flickr.com; http://pantilat.wordpress.com; www.panoramio.com; http://www.reddit.com; outros.
* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.
Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.
Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.
Foto: http://www.reddit.com
Viajar é alargar os nossos horizontes, é conhecer novas culturas, novos locais, paraísos perdidos que nos fascinam e encantam e se não o podemos fazer fisicamente, podemos sempre fazê-lo através da fotografia e da leitura, essa será a nossa viajem virtual!
Oi, Maria.
ResponderEliminarViajar é uma delícia mesmo e nos faz tão bem conhecer outras culturas...*
Lindas essas *imagens, cada uma mais bonita que a outra, se é virtual é uma pena, pois bem que podia se tornar real, não é? Admirei todas!
Beijos pra ti.
Fica com Deus!
Bom dia minha linda e carinhosa amiga!
ResponderEliminarQuando vou nos blogs dos amigos fico maravilhada como vc se dedica prá eles nos comentários,e prá mim tbm,me deixa saltitante num pé só,kkkkkkkk,eu sou feito criança querida,adoro mimos,como todo mundo,uns gostam e se calam outros grita quando recebe,no meu caso ,grito e berro para que todos escultem,kkkkkkkkkkkkkk
Ai que viagem vc me levou,kkkkkkkkkk,tudo tão lindo e encantador...aplausos pelo bom gosto...
bjs
Maria, que paisagens fantásticas, lindo demais! Adoraria conhecer, mas tenho um problema muito sério com aviões, já deixei de conhecer muitos lugares aonde não posso ir de carro. Bom fim de semana. Bjs
ResponderEliminarQue lugares fascinantes, amei a Capela, muito linda...lindos todos estes lugares, um pouco do paraiso aqui na Terra.
ResponderEliminarÓtimo final de semana querida, beijos
Valéria
Olá,Maria!!!
ResponderEliminarNossa, querida!Que lugar FANTÁSTICO!!!!Uma alegria para os olhos e para o coração!!!A natureza é deslumbrante!!!Eu adoro a natureza, me traz uma paz só em observa-la!
Beijos pra ti!
Bom final de semana!
Que vaigem fantástica, ea imagens parecem pinturas.
ResponderEliminarComo é maravilhoso este planeta terra, sorvi imagens texto, só tenho a dizer muito obrigada por esta pesquiza, pelas imagens, e pelo carinho com que faz seus post, visando a melhor leitura para seus amigos!
Tudo que fazemos com amor, sai assim, maravilhoso!
Com carinho
Hana
Que lugar maravilhoso Maria!!
ResponderEliminarMe encantei sobre a a sequóia com 2400 anos, adoro árvores centenárias ou mais.
Tudo muito bonito, obrigada por essa bela viagem querida.
Um grande abraço!
Lindas imagens Maria!!!
ResponderEliminarComo sempre é um grande prazer visitar o seu lindissimo espaço!!!
1 beijinho Lídia
Lindo.
ResponderEliminarBeijo e bom fim de semana
É de facto grandioso e os números que apresenta em diversos sectores....são incríveis....
ResponderEliminarAdorei a viajem.....
Beijo
MARIA, lugar muito bonito. A cascata congelada forma um autêntico cartão de Natal.
ResponderEliminarAbraços
Paloma
"Se eu gosto de poesia? Gosto de gente,
ResponderEliminarbichos, plantas, lugares, chocolate, vinho,
papos amenos, amizade, amor. Acho que
a poesia está contida nisso tudo."
Carlos Drummond de Andrade
Bom FDS....Beijos & Flores...M@ria
Maria
ResponderEliminarLindo como sempre!!! Nossa as viagens que já fiz contigo, cada uma mais bonita.
Sabes querida vivemos numa quinta no campo junto a uma floresta onde existem árvores centenárias e únicas em Portugal, são lindas.
Beijinho bom fim de semana
Boa noite minha flor, cada vez mais acredito que o paraiso e aqui, mas nao esta preparado para os seres humanos...Bjin e fique bem...belo post.
ResponderEliminarAQUI...
ResponderEliminarO BELO
Beijinhos
Muito boa esta reportagem!
ResponderEliminarSempre um prazer visitá-la!
Desejo-lhe um bom fim de semana!
Magnifica partilha, como sempre. Adorei Maria.
ResponderEliminarbeijinhos
oa.s