Hoje vamos divagar pelo Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, na floresta amazónica. É o maior parque nacional do Brasil e a maior reserva de conservação de Floresta Tropical do Mundo.
Foto: http://www.altaventura.com.br
Localiza-se na região noroeste do Estado do Amapá, ao longo da fronteira internacional do Brasil com a Guiana Francesa, Suriname abrangendo e uma porção estreita do Estados do Pará acompanhando a margem direita do rio Jari.
A região abriga as nascentes de todos os principais rios do Amapá, com destaque para o Oiapoque, o Jari, e o Araguari. O parque preserva ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e de extraordinária beleza.
Foto: Net
São de grande beleza as cascatas que se formam ao longo dos cursos dos rios. O Araguari tem 36 cachoeiras ao todo. Ao longo do curso do rio Jari formam-se também várias cascatas como a do Cumarí, Inajá, Guaribas, do Rebojo, do Desespero e de Santo Antonio com 785 km de extensão.
Foto: http://4time2fun.com
O parque possui uma área de 3.867.000 há. Está situado na unidade de relevo das Depressões da Amazónia Setentrional com porções dos Planaltos Residuais do Norte da Amazónia, o seu relevo é plano, sendo a característica mais marcante no relevo da região a presença de formações geológicas graníticas, conhecidas como Pão de açúcar que emergem do meio da mata densa proporcionando paisagens de elevada beleza cénica.
Foto: http://www.portalamazonia.com.br
Existem três blocos destas montanhas rochosas na região: a Serra Lombarda (porção leste da UC), a Serra Uassipein (na porção central) e a Serra Tumucumaque (a oeste, na fronteira entre Brasil, Guiana Francesa e Suriname).
Abriga várias espécies endêmicas da flora e fauna.
Nos morros do tipo pão de açúcar, a vegetação é esparsa, com predominância de bromeliáceas e cactáceas. Na parte centro-norte do parque a floresta é de alto porte e cobertura uniforme, com núcleos esparsos de árvores emergentes. As espécies que mais se destacam são maçaranduba, maparajuba, cupiúba, jarana, mandioqueira, louros, acapu, acariquara, matamatás, faveiras, abioranas, tauari e tachi.
No Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque existem florestas primárias intocadas.
Foto: turismo.culturamix_foto de Zig Koch
Tem uma fauna riquíssima que vai desde espécies espectaculares de mamíferos, como os grandes carnívoros (a onça e a sussuarana) e primatas raros (cuxiu), cujas populações estão bastante reduzidas em outras regiões até as araras, marianinhas, jacus, beija-flores multicoloridos, como o beija-flor-brilho-de-fogo e grandes pássaros frugívoros da copa da floresta, tais como o anambé-militar, o pássaro-boi e o gainambé.
Foto: http://www.worldwildlife.org
Sobrevoando o parque visualiza-se o extenso e verdejante tapete de copas de árvores, entrecortado aqui e ali pelos rios que correm na mata, levando vida ao longo do seu percurso e tornando este local .
Foto: http://www.portalamazonia.com.br
Tumucumaque ainda não possui infra-estruturas. As cidades de apoio são: Pedra Branca, Serra do Navio, Laranjal do Jarí, Oiapoque e Calçoene, todas possuem meios de hospedagem e restaurantes.
Fontes e Fotos: Wikipedia; www.portalsaofrancisco/; http://ecoviagem.uol.com.br/; http://4time2fun.com; http://www.portalamazonia.com.br; http://www.altaventura.com.br; http://www.worldwildlife.org; http://hdw.eweb4.com; outros Net.
Minha querida amiga, quanta riqueza, e que exuberância.
ResponderEliminarVou contemplar e sonhar com esse paraíso que a amiga tão bem retrata através dos olhos de quem ama esse planeta.
Certa vez disse aqui e repito: Tudo isso não é do Brasil, tudo isso é nosso! É jardim de nosso lar, nossa mãe terra.
Um abraço, e um beijo em teu coração.
Boa tarde Maria!
ResponderEliminarA natureza, como sempre, dando seu espetáculo.
Beijo e bom final de semana.
Com carinho,
Mara
amiga querida lindas fotos e paisagens adoro fazer estas viagens com voce e adquirir novos conhecimentos e muito legal,bom final de semana um grande abraço,,bjs com carinho marlene
ResponderEliminarGratificante ver uma portuguesa publicar um post do nosso querido Brasil, amei amiga.
ResponderEliminarBom fim de semana.
beijooo.
Maria, fiquei deslumbrada com as imagens, obrigada pela partilha!!
ResponderEliminarbom fim de semana
abraço
oa.s
Olá Maria!!
ResponderEliminarSou suspeita para falar de cachoeiras... amo!
Esta tua postagem está belíssima...
A natureza nos transmite muita paz e este teu post está assim... transbordando paz e poesia através das belíssimas imagens! Parabéns amiga!
Um bom fim de semana pra ti!
Paz e luz! Beijo, ROsana
Querida Maria
ResponderEliminarEstas paisagens dão-nos a ideia de um paraíso na Terra. Majestosas! O nosso Planeta é lindo, a Amazónia é soberba!
Obrigada por este post.
Beijo
Bom fim de semana.
Olinda
Este parque é maravilhoso, beijo Lisette.
ResponderEliminarOlha, eu fico extasiada quando se fala na Amazônia.
ResponderEliminarE este teu espaço é um lugar de eleição...por isso mesmo!
Pena que nem todos queiram preservar essa beleza que é importanye para a sobrevivência do planeta. Obrigada.
Belíssimo post!
ResponderEliminarBjs, em divina amizade.
Sonia Guzzi
Esqueçamos as raças e as fronteiras...Riqueza da humanidade. Beijo, Maria!
ResponderEliminarOlá Maria
ResponderEliminarSerá sempre beleza viajar pela Amazónia, o pulmão do mundo. Tão grande que custa a crer, que a ganância humana o vá tentando vencer. Acredita, tenho tentado ali pesquisar bastante, porém desconhecia, totalmente, Tumucomaque
Entretanto postei novo capítulo de TOP SECRET OLAVO.
Beijos
Quanta coisa linda pra ver!!! beijs,lindo fds,chica
ResponderEliminarMaria, que linda postagem. Muito obrigada. O Brasil é tão grande e lindo, um gigante mesmo. Bom fim de semana. Beijinhos e carinhos
ResponderEliminarAmiga Maria:
ResponderEliminarQue lugar paradisíaco!
Não sei se já lhe disse mas tenho actualmente a minha filha no Brasil, na Amazónia, é bióloga e está lá a fazer o mestrado, ela está a adorar pois as paisagens são deslumbrantes também.
Mas as saudades são muitas :(
beijinhos
Gosto muito dessas viagens virtuais.
ResponderEliminarCadinho RoCo
O Brasil e os seus encantos nas florestas e na bio diversidade.
ResponderEliminarQuando cheguei ao fim fiquei insatisfeito.
O tema é inesgotável. Encantadoramente belo.
Minha querida me desculpe deixei passar esta maravilha em branco.
ResponderEliminarAs minhas desculpas, com beijinhos de luz e muita paz...
Que blog encantador. Sou de Minas Gerais, Brasil e adorei as poesias e as fotos. Obrigada por este momento de tanta delicadeza! beijo no seu coração! Lucia Helena Figueiredo.
ResponderEliminarCara Maria:
ResponderEliminarRepito as palavras do comentário da Cláudia, de 04 pp: daqui do Brasil, mando meus agradecimentos por mostrar tamanha beleza do nosso pais. Sim, pertence à humanidade, e portanto, precisa ser preservado.
Meu país é muito grande e eu nunca havia ouvido falar do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Grande abraço.