De um dos meus passeios deixo hoje alguns olhares sobre uma planta linda mas perigosa causadora de vários impactos negativos nos ecossistemas.
Jacinto-de-água: Beleza Invasora
O jacinto-de-água tem como nome científico Eichhornia crassipes e é uma espécie de planta aquática da família das pontederiáceas (Pontederiaceae). Nativa da América do Sul, foi naturalizada em todo o mundo e muitas vezes é invasora fora de sua área nativa.
É uma planta aquática flutuante, com raízes longas e ramificadas que se suspendem na água. As folhas são arredondadas, verde-brilhantes, com textura coriácea e pecíolos inflados que auxiliam na flutuação. As suas flores são azuis ou lilases em forma de espiga, com seis pétalas e um longo estame central. Propaga-se rapidamente por sementes e estolões.
Desenvolve-se em ambientes aquáticos com boa luminosidade e nutrientes disponíveis, como lagos, rios, lagoas e represas. Embora seja uma planta ornamental popular devido às suas belas flores, o jacinto-de-água pode tornar-se uma espécie invasora pois o seu rápido crescimento pode cobrir grandes áreas da superfície da água, impedindo a entrada de luz solar e dificultando a oxigenação da água. Isso pode levar à morte de outras plantas aquáticas e à proliferação de algas, prejudicando o equilíbrio ecológico do ambiente. O seu controle é fundamental para prevenir os impactos negativos.
Fontes: Wikipedia
Fotos: Pessoais