Paginas

29/09/2024

Palácio dos Inválidos - Paris




Divagando por um emblemático e imponente monumento de Paris, que durante longo tempo foi um lar e hospital para veteranos da guerra e hoje é um vasto museu que mostra a história militar da França. Um património notável, um lugar rico em história e cultura.

Hôtel National des Invalides - Palácio dos Inválidos





O Palácio foi mandado construir em 1670 pelo Rei Louis XIV com o intuito de abrigar os soldados feridos na guerra e outros já reformados, para que tivessem uma vida condigna.




Foi concebido pelos arquitetos Libéral Bruant e Jules Hardouin-Mansart e é uma das mais importantes obras-primas da arquitetura clássica francesa. As obras começaram em março de 1671, a primeira pedra foi lançada em 30 de novembro do mesmo ano e todas as edificações, com exceção da igreja e da enfermaria, foram concluídas em fevereiro de 1674. Em outubro de 1674, Luís XIV inaugurou o hotel, que abriu as suas portas aos primeiros moradores.






A Catedral dos Inválidos

Quando fundou o Hôtel des Invalides, Luís XIV queria uma vasta capela no seu coração para o bem espiritual dos residentes, colocada sob o patrocínio de Saint Louis. Foi concebida para servir ao rei e aos soldados, todos assistiam às mesmas missas, mas entravam por portas diferentes.




O edifício religioso durou perto de trinta anos a ser construído, tendo ficado concluído em 1706. É composto por duas igrejas, a Catedral de São Luís dos Inválidos, também conhecida como Igreja do Soldados com a adjacente Capela Real ou Domo, cuja cúpula dourada com 100 metros de altura, pode ser vista de vários pontos de Paris.




A abóbada da Catedral Saint-Louis-des-Invalides está decorada com centenas de troféus militares, bandeiras que pertenceram aos inimigos da França ao longo da história. O seu espetacular órgão foi construído entre 1679 e 1687 e restaurado entre 1955 e 1957.




Panteão Militar

A igreja do Dome, (capela real) tornou-se um panteão militar sob a direção de Napoleão Bonaparte, com a instalação do túmulo de Turenne (1800) e um monumento funerário de Vauban (1807-1808). Alberga vários túmulos de militares franceses famosos, destacando-se o impressionante túmulo de Napoleão I, obra de Louis Visconti, que se encontra sob a espectacular cúpula dourada.







Museus

Nos Inválidos encontram-se vários museus importantes, como o Museu dos Plans-Reliefs, o Museu da Ordem da Liberação e o extenso Museu do Exército, o mais importante Museu da História Militar de França, contando com um enorme acervo de objetos militares desde a Antiguidade até o século XX.




Do observatório da Torre de Montparnasse, podemos admirar como é o enorme o complexo do Palácio dos Inválidos.




Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais

18 comentários:

  1. Davvero interessante, questo splendido articolo, sulla Francia
    Buona domenica e un saluto

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Maria
    Lindo Palácio, gostei de conhecer a história, um forte abraço.

    ResponderEliminar
  3. Sensacionais fotos e esse palácio eé demais de lindo! beijos, linda semana,chica

    ResponderEliminar
  4. Amazing places, Maria. Lovely photos too.

    ResponderEliminar
  5. Cidade linda com monumentos lindos! Gostaria de revisitar esta bela cidade.

    ResponderEliminar
  6. Les Invalides.
    Je connais bien.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  7. Passeei por Paris através das suas fotografias. Obrigada.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Gostei da visita, com a orientação de uma guia experiente, com fotos magníficas e textos explicativos muito úteis.
    Boa semana minha querida amiga Maria.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    è sempre um prazer, passear com suas viagens.
    Tenha uma semana repleta de luz
    abraços Loiva

    ResponderEliminar
  10. Belas fotos! Um Museu a não perder!
    Uma obra com um objectivo muito nobre!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Veo que el nombre se debe al haber sido construido para asilar aquellos soldados heridos de guerra. Ahora veo que además de tener historia alberga casi mas de la que tiene al ser un museo.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  12. Beleza e história numa bela postagem Maria.
    Gosto dos seus detalhes na fotografias, que nos dão dimensão da grandeza e beleza.
    Grato.
    Bjs e paz e feliz outubro para vocês.

    ResponderEliminar
  13. Sin dudas que hay lugares maravillosos para conocer, muy bello recorrido y que belleza de construcción y devoción...
    Lo relevante siempre aflora para la auténtica valorización.
    Abrazo.

    ResponderEliminar
  14. How incredible to get to visit this church/museum. I just got back from Paris and one Sunday I went to mass with my step sister. I was takenaback at how beautiful the interior was. Thanks for sharing this here!

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderEliminar
  15. Me parece precioso y que me encantaría verlo. Gracias María. Besos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo