Paginas

30/05/2024

Natureza na Primavera




A natureza, com sua beleza intrínseca, é um reflexo da harmonia e equilíbrio presentes no mundo. Especialmente na primavera, é um espetáculo que encanto o olhar e ajuda a alma a divagar. As florestas ficam plenas de vida, de aromas e de cores, com flores de todas as formas e tamanhos. Os campos ficam cobertos de um mundo de tonalidades oferecidas por uma profusão de flores silvestres, e os jardins transformam-se em verdadeiros paraísos.

As flores são um lembrete de que a beleza e a delicadeza da natureza devem ser preservadas. Elas são um símbolo da beleza, da delicadeza e da renovação. Representam a chegada da primavera, o momento em que toda a natureza se renova, motivando-nos ainda mais a fazermos a nossa parte, para construir um futuro mais sustentável.

Cada acção individual, por menor que seja, pode fazer a diferença e juntos, podemos construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.



28/05/2024

Crianças de Edmond Louyot




Divagando o olhar pela delicada obra do pintor ...

Edmond Louyot





O pintor francês Edmond Louyot nasceu em 1861 em La Lobe, comuna de Arry. Frequentou a escola primária em Arry e fez depois o pequeno seminário de Montigny-lès-Metz.




Estudou inicialmente Direito, mas enveredou pelo que mais gostava, o desenho e pintura. Obteve uma bolsa e ingressou, em 1884, na Kunstakademie de Düsseldorf. Fez seguidamente cursos na Escola de Belas Artes de Munique.



Tornou-se especialista em cenas de gênero, regionais e paisagens, tendo realizado muitas exposições em França e nas grandes cidades da Alemanha.





Adoeceu em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, tendo regressado à sua aldeia natal.





Faleceu em La Lobe, comuna de Arry, em 17 de janeiro de 1920.




Texto explicativo: Wikipédia

26/05/2024

Reza da Manhã de Maio - Poema de Sophia de Mello Breyner





Senhor, dai-me a inocência dos animais
para que eu possa beber nesta manhã
a harmonia e a força das coisas naturais.

Apagai a máscara vazia e vã
de humanidade
apagai a vaidade,
para que eu me perca e me dissolva
na perfeição da manhã
e para que o vento me devolva
a parte de mim que vive
à beira dum jardim que só eu tive.


Sophia de Mello Breyner Andresen
do livro “Coral e outros poemas”



23/05/2024

Divagando pelos Lagos da Tranquilidade - Bacalhôa Buddha Eden




Divagando o olhar por um dos muitos e lindos recantos do Jardim Bacalhôa Buddha Eden.

Os Lagos da Tranquilidade





Estes tranquilos e belos lagos encontram-se seguindo o caminho na direcção das Torres de Pagode.






Junto as Torres encontra-se o maior dos quatro lagos. Interligados, as suas águas descem uma encosta até ao Lago do Pagode, passando de uns para os outros por pequenos canais e suaves cascatas.






Também denominado Jardim da Paz, o seu nome retrata na perfeição este incrível jardim, onde a harmonia, beleza e serenidade reinem em pleno.




Fotos pessoais: Passeio pelo jardim da Paz ou jardim "Bacalhôa Buddha Eden"

21/05/2024

Sonhar para enfrentar o Mar da Vida




Os sonhos mesmo que irreais, nos fazem acreditar que tudo é possível. Eles nos fazem ver o mundo com um olhar diferente, um olhar que nos permite enxergar a beleza até nos momentos mais difíceis.

Para enfrentar o mar da vida, que umas vezes é belo, colorido e tranquilo e outras vezes, se torna cinzento e devastador, precisamos de coragem, determinação e força de vontade. É fácil de falar, mas nem sempre conseguimos reunir todas essas qualidades e por isso, nessas tempestades que assolam o nosso caminhar, acabamos muitas vezes por nos sentirmos pequenos, indefesos, frustados e desamparados e tantas vezes, somos tentados a desistir dos nossos sonhos.

Mas é importante lembrar que os sonhos, mesmo que sejam irreais, são importantes para nos motivar a seguir em frente. Eles nos dão a esperança de que, mesmo que o mar esteja agitado, podemos encontrar um porto seguro.

Então, não podemos ter medo de sonhar, vamos sonhar alto, sonhar o impossível. Os nossos sonhos podem ser a chave para enfrentar o mar da vida. Afinal, o futuro é o lugar onde os sonhos se realizam.



19/05/2024

Algodoeiro-falso uma interessante planta ornamental




Hoje trago olhares, sobre uma planta que encontrei no Jardim Botânico de Copenhaga e cujos frutos me chamaram a atenção.


Algodoeiro-falso (Gomphocarpus fruticosus)





Nativa da África do Sul, mas cultivada em todo o mundo como planta ornamental, tem como nome cientifico Gomphocarpus fruticosus e é conhecida pelos nomes populares de algodoeiro-falso, sedas, sumaúma, sumaûma-bastarda.

É uma planta herbácia perene que cresce até cerca de 1,5 metros de altura. Tem folhas verdes lanceoladas e flores amarelas brilhantes agrupadas em inflorescências. As flores são produzidas no verão e são seguidas por cápsulas de sementes cobertas de pelos finos e duros.




É uma planta fácil de cultivar e requer pouco cuidado. Gosta de sol pleno, regas moderadas e prefere solos bem drenados. Pode ser plantada diretamente no solo ou em vasos.




Fotos pessoais de visita ao Jardim Botânico de Copenhaga

18/05/2024

Voltei a ser Felizardo Poema de Walter Dimenstein





O que a natureza dá
Certo dia vem cobrar
Subtraindo com certeza
Até traços da beleza
Inclusive a luz da mente
Que se apaga suavemente
Porém quando te encontrei
Uma luz nova eu ganhei
E de novo iluminado Voltei a ser felizardo.


Walter Dimenstein
Médico e poeta pernambucano




16/05/2024

Vida fantástica dentro de vidro - Criações em AI (inteligência artificial)




Criam-se na mente imagens que gostaríamos que os nossos olhos vissem, por isso, inventam-se palavras chave que integram frases sucintas mas claras, dizendo às maquinas, o que gostaríamos de ver e insiste-se, persiste-se, tantas vezes quantas as que forem necessárias, até a imagem criada estar de acordo com o nosso pensamento. Hoje, as minhas criações visaram, um mundo imaginário e fantástico de flores e paisagens dentro de objetos de vidro.

Beleza e cor num mundo surreal - arte digital (criações em AI - inteligência artificial)





"A imaginação é a chave que desbloqueia as portas do surreal, transformando a beleza quotidiana numa obra-prima de arte mágica."






"A magia da nossa imaginação, está na capacidade de criar imagens, que despertam emoções profundas através da fusão da fantasia com a beleza surreal, transportando-nos para um reino encantado."






"A beleza da arte reside na capacidade de transcender a realidade, criando um universo único onde a imaginação e o surreal se entrelaçam como mágicos dançando num palco encantado."








"Podemos transformar a simplicidade em beleza surreal, dando vida a uma obra de arte única, através da nossa imaginação e criatividade"






"Neste mundo de possibilidades infinitas, a imaginação é a pincelada mágica que colore a realidade com a beleza surreal da arte."






"A imaginação tece fios de magia e encanto, criando uma tapeçaria surreal onde a beleza se revela em formas inesperadas."




"A beleza da arte reside na sua capacidade de capturar a imaginação, transportando-nos para mundos surreais onde a magia floresce em cada detalhe."


15/05/2024

Primavera um símbolo de recomeço e esperança





A Primavera é uma estação que desperta os sentimentos de renovação e esperança. À medida que os dias se tornam mais longos e as temperaturas começam a subir, a natureza floresce numa explosão de cores e vida. É um momento de transição, marcado pelo renascimento da flora e fauna após o período de dormência no inverno.

Tem o poder de inspirar um sentimento de otimismo e positividade, simboliza não apenas a renovação da natureza, mas também a oportunidade para renovação pessoal. É um lembrete de que, mesmo nas estações mais frias e difíceis da vida, há sempre a promessa de um novo começo. Ela nos convida a deixar para trás as preocupações do passado e abraçar a oportunidade de crescimento e transformação. Assim como as plantas que emergem do solo, somos lembrados de nossa capacidade de superar desafios e florescer.

A primavera é uma estação que nos inspira a sermos melhores, a vivermos mais plenamente, a refletirmos sobre a nossa relação com o meio ambiente e a importância de cuidar do planeta que chamamos de lar. É um momento de celebrar a vida, de renovar a fé no futuro, de abrir o coração para o novo e deixar a luz entrar, de sermos gratos por tudo o que temos e aproveitarmos cada momento com alegria e intensidade.




Topo