Divagando o olhar pela linda ...
Igreja de Saint-Germain l'Auxerrois
Localiza-se em Paris, na margem direita do Rio Sena, diante da colunata de Perrault do Museu do Louvre. É um templo católico e uma das paróquias mais antigas da capital Francesa.
O edifício original foi construído em plena época merovíngia, mas foi destruído numa incursão normanda em 885-886. Foi reconstruida a partir da primeira metade do século XII, e modificada muitas vezes ao longo dos séculos. Outrora, devido à sua proximidade com o palácio do Louvre, a igreja servia de paróquia aos reis de França. A igreja está dedicada a São Germano de Auxerre, bispo de Auxerre no século V.
Durante a Revolução Francesa, a igreja foi transformada em depósito de feno, gráfica, posto de polícia e fábrica de nitrato de potássio. Foi restituída ao culto católico em 1802. Entre entre 1858 e 1863 o barão Haussmann mandou construir um edifício (Camara Municipal) quase idêntico em tamanho e forma à fachada da igreja, com uma rosácea e um alpendre. Entre os dois edifícios foi construído pelo arquiteto Theodore Ballu, o belo campanário neogótico com cerca de 38 metros de altura.
Tem uma longa nave central, construída no século XV com quase 20 metros de altura. É composta por quatro vãos em gótico flamejante, tem quatro tramos e corredores laterais duplos. Está organizado em dois níveis com grandes arcadas e janelas altas abobadadas com ogivas quadripartidas.
Há corredores colaterais entre as paredes externas da nave, sendo a igreja cercada por pequenas capelas, cada uma decorada com pinturas e esculturas. De todas as que vi, a que achei mais interessante, foi a capela da Virgem, localizada perto da entrada da igreja no corredor colateral sul. Na colagem em baixo é a foto central.
O elemento mais proeminente da nave é o monumental banco de assentos em madeira esculpida, criado em 1684 para Luís XIV e família real. Fica quase no centro da igreja, de frente para o púlpito. Foi feito por François Mercier, baseado em desenhos de Charles Le Brun.
O púlpito, esculpido em madeira na primeira metade do século XVII é atribuído a François Mercier. A parte superior, originalmente em forma de coroa real, foi destruída durante a Revolução, tendo sido refeita no século XIX.
A maior parte dos vitrais medievais e renascentistas foi destruída durante o saque da igreja em 1831, mas alguns exemplos notáveis ainda permanecem. Estes incluem a rosácea no transepto sul, com cenas do Pentecostes, desenhadas por Jean Chastellan com o Espírito Santo em forma de pomba e a janela representando a Incredulidade de São Tomás, com vidro de Jean Chastellain de um desenho de Noël Bellemare.
O órgão original de Saint-Germain l'Auxerrois, construído antes da Revolução foi destruído. Alguns historiadores dizem que o órgão atual foi transferido de Sainte Chapelle em julho de 1791, onde havia sido construído vinte anos antes por François-Henri Clicquot, com uma caixa projetada por Pierre-Noël Rousset em 1752, mas não há certezas. Sofreu várias restaurações e modificações ao longo dos tempos.
Visitar a Igreja de Saint-Germain l'Auxerrois é fazer uma viagem ao passado. Adorei especialmente a imponência da sua nave e os seus magníficos vitrais.
Texto explicativo: Wikipédia
Hermosa iglesia. Te mando un beso.
ResponderEliminarFiquei a conhecer aqui.
ResponderEliminarBeijinhos, Feliz Ano Novo
It is just beautiful Maria and certainly had a lot of uses way back for different things.
ResponderEliminarBeautiful! And having a twin makes the front view even more impressive. I haven't been in a church in years and I couldn't help but wonder about the lack of kneelers.
ResponderEliminarI wish you happiness, good health, love, optimism...
ResponderEliminarLinda igreja e adorei os vitriais dela!
ResponderEliminarbeijos, tudo de bom,chica
Lindas fotos dum local muito bonito. Beijinhos.
ResponderEliminarFeliz Ano Novo, querida amiga Maria, feliz Ano Novo!
ResponderEliminarLindíssima! Sua descrição nos possibilitou ver as belezas de tal patrimônio.
Muito obrigada por sua disponibilidade.
Tenha dias inaugurais abençoados e felizes!
Beijijhia festivos
Paris ne manque pas d'églises magnifiques! Tes photos sont vraiment très réussies.
ResponderEliminarJ'espère que le passage en 2024 s'est bien déroulé.
Bisous et à nouveau BONNE ANNEE!
Wishing wonderful year...
ResponderEliminarSempre piacevolissimi i tuoi articoli.
ResponderEliminarAuguri per un radioso 2024
Think of how many poor people could have been fed for how many years with the money it took to build this place, and how many of those same poor people died in its construction. That’s what I think of. Un abrazo - David
ResponderEliminarBelíssima igreja, gostei de ver.
ResponderEliminarBoa semana e Feliz Ano Novo, querida amiga Maria.
Beijinhos.
Não me importava de dar umas voltinhas por aí!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Fabulosa partilha!! :))
ResponderEliminar.
Quero, e vou recomeçar esta trilha
Beijos e abraços. Feliz 2024.
Es casi una catedral tiene una gran belleza tanto por fuera como por dentro, la capilla de la Virgen de gran belleza no me extraña te fijases en ella. El edificio del ayuntamiento parece otra iglesia cuando lo ves de lejos.
ResponderEliminarSaludos.
Que lugar incrível, já quero conhecer
ResponderEliminarBeijos
www.pimentadeacucar.com
Lindíssima esta igreja de Paris.
ResponderEliminarUm ano de 2024 cheio de amor, saúde e conforto. E que haja paz no mundo.
Um beijo.
Boa tarde Maria,
ResponderEliminarUma igreja lindíssima que adorei conhecer através dos seus magnificos olhares!
Obrigada!
Beijinhos e um maravilhoso Ano com muita saúde, paz e amor.
Ailime
Me ha encantado María. Besos.
ResponderEliminarUm edifício muito belo e grandioso! Grata pela incrível, reportagem fotográfica, que o deu a conhecer tão bem!
ResponderEliminarBeijinhos
Ana