Paginas

03/07/2023

Mamona uma planta vistosa mas perigosa




Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre um interessante arbusto, conhecido principalmente pela sua ampla aplicação na indústria quimica e de biodisel.

Mamona ou Rícino


A Mamona tem como nome cientifico Ricinus communis L. É uma planta da família das Euforbiáceas, originária da Ásia Meridional tendo sido introduzida em quase todo o mundo. Existe um grande número de variedades desta planta. Tem entre outros nomes comuns: pé-de-mamona, mamoneira, carrapateira, carrapato, Castor, Palma-de-cristo e rícino.





É um arbusto de crescimento rápido, perene e semi-lenhoso. Muito ramificado tem caule e ramos grossos geralmente de cor avermelhada, folhas brilhantes, alternas, em forma de estrela com margens recortadas e sustentadas por longos e fortes pecíolos. Inicialmente as folhas têm tonalidades avermelhadas que gradualmente vão atingido a cor verde.





As flores surgem em inflorescências terminais do tipo panícula, erecta com cerca de 10 a 30 cm de comprimento, existindo na mesma planta flores femininas e masculinas. Na parte superior da inflorescência encontram-se as flores femininas e na parte inferior estão as flores masculinas, sendo de cor amarelo esverdeado, com numerosos estames de cor creme.





Os frutos que se formam são cápsulas globosas verdes de aspecto espinhoso. A semente é conhecida como mamona ou carrapato.




De fácil cultivo, gosta de sol pleno, solo fértil enriquecido com matéria orgânica, bem drenado e regas regulares. Multiplica-se por sementes.

Cresce de forma espontânea em terrenos baldios, ao longo de estradas e nas bordas de terras cultivadas.

Embora sendo vistosa e dando um aspecto tropical, devido a ser muito tóxica, não é muito utilizada como planta ornamental.

A sua principal utilização é para a obtençao de óleo de mamona ou rícino, que se consegue a partir das suas sementes e que é uma importante matéria-prima para a indústria química, sendo utilizado na composição de inúmeros produtos como tintas, vernizes, cosméticos, plásticos, entre outras utilizações.

O óleo de mamona também pode ser utilizado para a produção de biodiesel.




Em Portugal é considerada uma espécie invasora.

A ter em ATENÇÃO que todas as partes desta planta são tóxicas, especialmente as sementes. Devido principalmente à proteína chamada ricina, que quando purificada é mortal mesmo em pequenas doses.





Fontes: Wikipédia; www.jardineiro.net; www.floresefolhagens.com.br/; https://agronomicabr.com.br/

Fotos: Pessoais


21 comentários:

  1. A pesar de eso es una bella planta y muy útil. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  2. Na juventude utilizávamos o óleo para pintar as botas e fazê-las durar mais.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  3. How interesting as I didn't know where castor oil came from because I've never thought about it I suppose.
    Beautiful big leaves - but leave alone Maria.

    ResponderEliminar
  4. Muitas plantas vistosas são perigosas...Mas a natureza é assim feita !
    Lindas fotos !
    Bjs e boa semana !
    Anna

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante, não conhecia nada acerca desta planta, que já vi algures.
    Boa semana, cara amiga Maria.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado. É muito bom saber algo sobre a planta Ricinus communis, principalmente que todas as partes são muito venenosas.
    Uma saudação calorosa para você em Portugal.
    No blog apresento meus últimos trabalhos de costura... calça, camisa azul e blusa... tudo costurado com muita alegria... e a alegria da natureza em minha casa... escrevo para você, porque não tenho um tradutor instalado.
    Desejo-lhe uma nova semana maravilhosa.
    Viola

    ResponderEliminar
  7. Je connaissais bien les grandes feuilles de cette plante et je savais qu'existait l'huile de ricin. Mais j'ai beaucoup appris, grâce à ta parution, sur sa floraison, sur sa reproduction. Tes photos sont très explicites et montrent bien toute l'évolution de cette plante. J'espère que les animaux savent combien le ricin est toxique.
    Bonne semaine, Maria.
    Gros bisous.

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida amiga Maria!
    Gostei de saber dos detalhes da mamona.
    Gosto de fotografar coisas assim diferentes também, quando encontro pelos caminhos.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. What a nice post, thanks for your sharing ...

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Maria
    Gostei de conhecer a mamona, como ela é perigosa, devemos ter cuidado, abraços.

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Maria,
    Gostei imenso de conhecer as características deste arbusto vistoso, que se vê muito nos locais que indica e que desconhecia totalmente.
    Obrigada pelos seus preciosos esclarecimentos.
    As suas fotos estão maravilhosas. Pena ser uma planta venenosa, porque é muito bonita.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Por algo estará esa planta , al fin de cuenta cada uno tiene su función en el círculo d ela vida y se ve muy linda , con ese ramillete de frutos...
    >Abrazos.

    ResponderEliminar
  13. I am almost ashamed to admit that this plant was entirely new to me. Interesting post with detailed information. Thank you, Maria.

    ResponderEliminar
  14. An interesting shrub, but I have never seen it, only on your blog.

    ResponderEliminar
  15. Como sempre, postagens que trazem conhecimentos importantes demais, Maria, bem caprichadas e que acrescentam a quem ler.
    Lindas fotos das Mamonas, que convivi tanto na infância. As crianças usavam no estilingue e era uma brincadeira divertida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Maria
    Ainda bem que nos fala desta planta, eu conheço a planta mas não fazia ideia que era o ricíno, de facto é mortal, uma pessoa aqui da zona morreu com esse óleo!
    Beijinhos

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  17. La tenía en el jardín, pero el invierno pasado la quité. El arbusto es precioso, la mía las hojas eran moradas. Besos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo