O meu filho Pedro está desde Março a fazer a sua tese de fim de curso numa faculdade em Copenhaga (Dinamarca). Na semana dos feriados fomos até lá para o visitar e para conhecer esta bela cidade do norte da Europa. O tempo esteve sempre fantástico coloborando connosco e permitindo uma estadia bem agrádavel e cheia de sol.
Visitando Copenhaga - Dinamarca
Ficámos instalados no Hotel Phoenix. A localização era excelente, bem perto de tudo dando para percorrer as principais atrações da cidade sempre a pé. Como habitualmente fiz antecipadamente um roteiro com o que gostaria de ver. De tudo o que observei, ficou principalmente no meu coração o canal Nyhavn, com as suas coloridas e tipicas casas, cujas cores se refletem na água, tornando o local uma pintura em movimento.
🔹 Nyhavn (Porto Novo)
O canal Nyhavn foi escavado por soldados entre 1671 e 1673 a mando do rei Cristiano V, para permitir o acesso dos barcos mercantes a Kongens Nytorv. Aqui morou, em três casas diferentes e durante mais de vinte anos, o famoso escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Atualmente, quase todos os edifícios de Nyhavn foram transformados em bares, cafés e restaurantes. No topo do canal, junto a Kongens Nytorv, está colocada uma enorme âncora em memória dos marinheiros dinamarqueses mortos durante a Segunda Guerra Mundial.
Começamos o nosso circuito fazendo um passeio de barco pelos canais. Foi fantástico pois passou por alguns dos mais importante pontos turisticos, como o Palácio de Christiansborg, Borsen, Nyhavn, Teatro Real da Dinamarca, Copenhagen Opera House, Palácio de Amelienborg, Pequena Sereia, Christianshavn e Igreja do Salvador.
Copenhagen Opera House
Após o passeio o Pedro começou a mostrar-nos alguns dos principais pontos de interesse da cidade e que constavam no meu roteiro. Andámos imenso e percorremos muitas ruas, entre elas a famosa Strøget, uma extensa rua pedonal cheia de lojas que vai desde a The King's New Square ou Kongens Nytorv, até à Praça da Câmara Municipal (Rådhuspladsen).
Deixo um resumo dos muitos olhares que fui capturando.
🔹 Christiansborg Palace
O Palácio de Christiansborg é um palácio e prédio governamental, sendo a sede do Parlamento Dinamarquês, o escritório do Primeiro Ministro e da Suprema Corte da Dinamarca. É a única construção do mundo que abriga os três poderes simultaneamente.
🔹 Câmara Municipal de Copenhaga na Râdhuspladscen
O edifício atual foi inaugurado em 1905. Foi projetado pelo arquiteto Martin Nyrop em estilo romântico nacional, mas com inspiração na Câmara de Siena. É dominado por uma fachada ricamente ornamentada, a estátua dourada de Absalon logo acima da varanda e uma alta e esguia torre do relógio, que com 105,6 metros é um dos edifícios mais altos da cidade.
🔹 Christiania
Também conhecida como Cidade Livre de Christiania é uma comunidade alternativa, composta por anarquistas, hippies e artistas. São independentes, auto-suficientes, as decisões são tomadas por consenso geral, tudo pertence à comunidade e todos contribuem para o bom funcionamento da mesma. É um lugar único, diferente de qualquer outro que eu tenha conhecido. Os edifícios são antigos e pareceram-me bastante degradados, mas a arte urbana dá-lhes cor e alegria. Há duas regras que devem ser cumpridas quando se visita, não correr e não fotografar a rua onde se encontram os pontos de venda de drogas, a Pusher Street, fora dessa rua podem-se tirar fotos à vontade.
🔹 Algumas das igrejas que fomos encontrando
Passámos por várias igrejas, mas a única que encontrámos aberta foi a Igreja de Mármore ou Frederiks Kirke, (a Igreja que se encontra no meio da composição abaixo). Foi projetada pelo arquitecto Nicolai Eigtved em 1740. A atual igreja é de autoria de Ferdinand Meldahl e foi inaugurada em 19 de agosto de 1894. Possui o maior domo entre todas as igrejas da Escandinávia com 31 metros.
🔹 A família reunida
🔹Rosenborg Castle
O castelo foi construído para servir em 1606, e representa a arquitetura do período do rei Christian IV. Passou por algumas reformas e ampliações, chegando à atual arquitetura em 1624.
🔹 Praça e Palácio de Amalienborg
O Palácio de Amalienborg é a residência oficial de inverno da família real dinamarquesa na cidade de Copenhaga. Ele é na verdade formado por quatro palácios de exteriores idênticos dispostos ao redor de uma praça octogonal, em cujo centro há uma estátua equestre do rei Frederico V da Dinamarca, o fundador de Amalienborg.
🔹 Jardim Botânico
Com cerca de 10 hectares de extensão é um jardim maravilhoso para descansar, conviver ou passear e apreciar a natureza. A entrada é livre só se paga para visitar as estufas e o Borboletário e vale bem a pena, pois possuí flores incríveis e um mundo de borboletas que quase pousam em nós.
🔹 A Pequena Sereia - O ícone de Copenhaga
É uma pequena estátua que representa uma das personagens de um dos contos infantis do escritor Hans Christian Andersen. Foi esculpida em 1913 e é da autoria de Edvard Eriksen. Em 1964 um acto de vandalismo deixou-a sem a cabeça foi devidamente restaurada e permanece no seu posto contemplando as águas do porto da cidade.
🔹 Churchillparken e Kastellet
Churchillparken ocupa o espaço entre Kastellet, uma fortaleza do século XVII, e a rua Esplanaden. A área tem uma longa história como espaço verde, mas recebeu o seu atual nome em 1965, para homenagear Winston Churchill e a ajuda britânica na libertação da Dinamarca durante a Segunda Guerra Mundial. Para além de toda a beleza natural, encontrámos várias estátuas, diversos caminhos, sendo ainda de salientar, a interessante Sankt Albans Kirke (Igreja de St. Albano) e mesmo ao lado a imponente Fonte Gefion.
🔹 Kastellet
É uma das fortalezas mais bem preservadas do norte da Europa. É construída em forma de um pentágono com baluartes nos seus cantos. Vários edifícios estão localizados dentro do terreno de Kastellet, incluindo a Igreja da Cidadela e um moinho de vento. A área abriga várias atividades militares, mas serve principalmente como um parque público e um local histórico. A Cidadela tem dois portões, o Portão do Rei no lado sul, voltado para a cidade, e o Portão da Noruega no lado norte do edifício, ambos datados de 1663.
De Copenhaga seguimos até Oslo a capital da Noruega. Fizemos a viagem de ferry e foi super agradável. O percurso foi feito à noite e chegámos ao nosso destino de manhã. Posteriormente irei mostrar o que vimos nessa cidade.