Na semana passada, para comemorar uma data Super Especial para mim e para o meu marido, os nossos 25 anos de casamento, decidimos ir visitar uma cidade icónica e que evoca sempre o romantismo e o amor...
Paris
Como habitualmente fiz um roteiro dos locais a visitar, era um programa muito ambicioso para apenas 4 dias. O nosso hotel (Hotel De Fleurie) embora pequeno, era simpático e estava super bem localizado, na área central de Paris, no 6º arrondissement, perto do Bd Saint-Germain e da estação de Metro Odeon.
Dali acedemos facilmente a todos os locais pretendidos. Conseguimos ver tudo o que estava planeado, mas foi um pouco cansativo pois andámos mais de 60 km. Passeámos pelas margens e pontes do rio Sena, percorremos algumas das suas lindas e típicas zonas como: Île de la Cité · Quartier Latin · Montmartre · Champs Élysées · Praça Concorde · Montparnasse. Observámos também a cidade bem lá do alto, subindo à cúpula do Sacré Coeur (cerca de 300 degraus em escada estreita e em espiral), à Torre Montparnasse (um arranha-céu de 210 metros) e ao topo da Torre Eiffel. Admirámos jardins, igrejas, monumentos, ruas, edifícios e seus pormenores. Foram uns dias inesquecíveis.
Começo por apresentar alguns dos nossos momentos mais especiais ...
No dia 19 de Abril, logo de manhã, colocamos as nossas alianças dos 25 anos de casamento sobre a Ponte Notre Dame
Visitámos algumas das belas igrejas da cidade de Paris, umas deu para conhecer o seu interior, outras por estarem fechadas vimos somente o exterior. Olhares sobre algumas das que fomos conhecer: Igreja Saint-Etienne-du-Monte, Igreja Saint-Jacques du Haut-Pas, Igreja Meridiano de Saint-Sulpice, Igreja Saint-Germain-des-Prés, Igreja Saint-Séverin, Sainte-Chapelle, Igreja de Saint-Germain-l'Auxerrois, Catedral Saint-Louis-des-Invalides, Basilica Sacré Coeur ,
Notre Dame (exterior)
Ao longo do Rio Sena existem mais de 30 pontes e passarelas, é claro que não as percorremos todas, mas passámos por algumas bem lindas e interessantes.
Fizemos um passeio de barco no rio Sena, é realmente uma forma incrível e interessante de ver Paris de um ângulo diferente. Como vínhamos dos jardins dos Champs-Élysées, descemos a Av. Winston Churchill e fomos apanhar o barco no Port de la Conférence, cuja empresa era o "Bateaux Mouches".
Paragem obrigatória para admirar no pátio principal do Palácio do Louvre, a grande pirâmide. É uma estrutura construída em vidro e metal e foi concluída em 1989. Está rodeada por três pirâmides menores e serve de entrada principal do Museu do Louvre.
A oeste do Museu do Louvre e no topo dos jardins des Tuileries, encontra-se o Arco do Triunfo do Carrossel - Um monumento de 1809, construído por Napoleão I. No meio do arco ao fundo, está o Obelisco de Luxor da Praça da Concórdia e por detrás o Arco do Triunfo.
Passagem pelo famoso Moulin Rouge, um cabaré tradicional, construído no ano de 1889 que se localiza na zona de Pigalle no Boulevard de Clichy, ao pé de Montmartre. É famoso pela inclusão no terraço do seu edifício de um grande moinho vermelho. O Moulin Rouge é um símbolo emblemático da noite parisiense.
Nos meus passeios não podem faltar os olhares sobre a natureza. Passeámos pelos jardins du Luxembourg (criados em 1612 sob as ordens de Maria de Médicis), Jardins des Tuileries (o primeiro jardim público de Paris), jardins des Champs-Élysées, Jardins du Trocadéro e jardins Champ de Mars (jardim localizado aos pés da Torre Eiffel).
Como sempre tirei um mundo de fotos, hoje coloquei apenas alguns tópicos, posteriormente irei mostrar e falar mais em pormenor das igrejas, pontes, jardins, edifícios, enfim daquilo que me encantou e eu capturei nas minhas fotografias.
Paris é uma cidade vibrante, plena de charme, cultura, história e encanto, é realmente uma cidade maravilhosa!