Paginas

30/03/2021

Chaenomeles speciosa - Marmelinho-ornamental




Encontrei este lindo e interessante arbusto num jardim perto da minha casa. Embora tenha procurado bastante na Net, ainda não tenho a certeza absoluta do seu nome, mas penso que seja Chaenomeles speciosa.

A Chaenomeles é um arbusto muito decorativo, com flores vermelhas que floresce durante o inverno.




É originária da Ásia, China e Japão. O seu nome cientifico é Chaenomeles speciosa, pertence à família Rosaceae e é conhecida pelos nomes populares de Marmelinho de Jardim, Marmelinho-ornamental ou Cidônia.




A maioria das cultivares são resultados de cruzamentos com Chaenomeles japônica. Arbusto espinhoso, com um ciclo de vida perene, pode medir entre 1 a 2 metros de altura. As suas folhas são caducas e espinhosas, de cor verde brilhante, com forma ovalada. As flores podem aparecer isoladas ou em cachos com 2 ou 4 flores na parte lenhosa (madeira velha).




Embora não sendo muito exigente com o solo, prefere os solos férteis e bem drenados. Deve ser cultivada a sol pleno. 





27/03/2021

O Pintor Al Hogue





O artista Al Hogue nasceu nas Montanhas Rochosas da Colúmbia Britânica, no Canadá, onde desde cedo começou a desenvolver um profundo apreço pela natureza. Na adolescência, a sua família mudou-se para o Havaí e toda aquela envolvência de mar e natureza, tiveram um efeito maravilhoso na sua imaginação. Quando tinha 30 anos decidiu aprender a pintar e sozinho começou a estudar os mestres holandeses. Passava todo o seu tempo livre experimentando misturar tintas e aprendendo a controlar as suas pinceladas. Segundo o artista a sua técnica de pintura e a sua filosofia podem ser descritas numa palavra - luz.




"Gostaria que quem observa as minhas obras sinta como se a pintura estivesse brilhando e irradiando a sua própria fonte de luz."












As suas pinturas convidam-nos a entrar nelas e a fugir para um paraíso tranquilo e pleno de luz e encanto. "A eternidade parece estender-se à nossa frente e o tempo é medido apenas pelo ritmo das ondas que quebram na areia da praia".





Para saber mais sobre este brilhante pintor poderá visitar o seu site pessoal "Al Hogue Art"

26/03/2021

Eu vi uma rosa - Poema de Manuel Bandeira




Eu vi uma rosa
- Uma rosa branca -
Sozinha no galho.
No galho? Sozinha
No jardim, na rua

Sozinha no mundo.

Em torno, no entanto,
Ao sol de meio-dia,
Toda a natureza
Em formas e cores
E sons esplendia.

Tudo isso era excesso.

A graça essencial,
Mistério inefável
- Sobrenatural -
Da vida e do mundo,
Estava ali na rosa
Sozinha no galho.

Sozinha no tempo.
Tão pura e modesta,
Tão perto do chão,
Tão longe da glória
Da mística altura,
Dir-se-ia que ouvisse
Do arcanjo invisível
As palavras santas
De outra Anunciação.


Manuel Bandeira




24/03/2021

Spiraea "vanhouttei"




Existem num jardim ao pé da minha casa e todos os anos elas florescem e me encantam. Hoje deixo os meus últimos "olhares" sobre estas delicadas e belas flores.

Spiraea "vanhouttei"





Existem vários tipos de Spireas, mas pelo que li, penso que esta linda planta minha "vizinha", é uma Spiraea "Vanhouttei".





A Spiraea "Vanhouttei" é um híbrido de Spiraea cantoniensis e Spiraea trilobata. É um arbusto de folha caduca, de crescimento rápido, compacto e espesso. As folhas são ovais, recortadas, verde-escuras com uma parte inferior verde azulada. Tem flores brancas abundantes e pequenas em forma de taça branca.




Não é muito exigente em relação ao solo, mas este deverá ser bem drenado. Apreciam o sol pleno. Se forem cultivadas a meia-sombra o seu florescimento será menor.




É originária da China e do Japão. O nome do género (spiraea), vem da palavra grega speira, que significa grinalda, em referência aos vistosos aglomerados de flores que se observam na maioria dos arbustos do género.





Com ramos arqueados até o solo, é uma escolha excelente para sebes de floração, mas também fica espectacular como arbusto isolado ou maciço de destaque.





A natureza é surpreendente.

22/03/2021

Honey - O nosso Coelhinho


De vez em quando gosto de mostrar aqui os animais que fazem parte da família. Esteve aqui à dias, o Cuki, o nosso cãozinho e hoje ficam os últimos "olhares" do meu coelhinho, que já conta com a bonita idade de 11 aninhos.


Honey - Um coelhinho especial

 












 

20/03/2021

Arte Chinesa - Ao Luar




Divagando o olhar por delicadas imagens em que a lua é companheira.

Ao Luar - Arte Chinesa










 Imagens: Pinterest


Topo