São nativas de toda a África Tropical e pertencem à família Asparagaceae. O seu nome cientifico é Dracaena fragrans e são conhecidas entre outros nomes populares por: Pau-d’água, Coqueiro-de-vênus, Dracena-deremenis, Cana-agna, Cana-índia, Tronco-do-brasil, Pau-do-brasil e Dragoeiro.
Dracaena fragrans é um arbusto de crescimento lento, podem atingir 15 metros ou mais de altura com uma coroa estreita de ramos eretos geralmente delgados. As hastes podem chegar até 30 cm de diâmetro. As plantas jovens têm um único talo não ramificado com uma roseta de folhas até que a ponta crescente floresça ou seja danificada, após o que se ramifica, produzindo duas ou mais novas hastes; depois disso, a ramificação aumenta com os episódios
subsequentes de florescimento. As folhas são verdes, lanceoladas, 20 a 150 cm de comprimento e 2 a 12 cm de largura; pequenas folhas estão eretas para se espalhar e folhas maiores geralmente caem sob seu peso.
As flores são produzidas em panículas de 15–160 cm de comprimento, são individuais têm 2,5 cm de diâmetro, com uma corola de seis lóbulos, cor-de-rosa no início, abrindo-se de branco com uma fina central vermelha ou púrpura. São muito perfumadas e muito apreciadas pelos insectos polinizadores.
Deve ser cultivada a pleno sol, meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, bem drenado e com regas regulares. Aprecia o calor e a humidade ambientais, mas não tolera o encharcamento e no verão se o sol estiver muito forte pode queimar as suas folhas. As folhas com as pontas secas são um sinal de falta de humidade, deve-se aumentar a frequência das regas, e, se possível, pulverizar as folhas com água.
Em África, D. fragrans é comumente cultivada como uma planta de sebe. Sendo muito versátil, pode ser cultivada no interior ou no exterior. No exterior ela pode ser utilizada como arbusto isolado, em grupos formando cercas ou em conjunto com outras plantas. Em interiores ela fica muito bem em diferentes tipos de espaços, desde escritórios, salas ou varandas.
Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais
What a gorgeous flower!!
ResponderEliminarMy Corner of the World
Its flower is more beautiful than I thought.
ResponderEliminarLove it.
São bonitas :)
ResponderEliminarhttps://checkinonline.blogspot.com/
Passando paradeixar um bom dia bjs
ResponderEliminarBeautifully captured, Maria.
ResponderEliminarNunca tinha visto a flor!
ResponderEliminarBj
wow! Very beautiful!
ResponderEliminarMooie planten Maria,
ResponderEliminarGroet Kees.
Boa tarde Maria,
ResponderEliminarÉ uma planta muito bonita e decorativa.
Tenho, mas são pequenas e coloquei uma na escada, na entrada do meu prédio há poucos anos que tem crescido bastante.
A flor que desenvolve é muito linda.
Um beijinho,
Ailime
Parece que se adapta al interior con mucha luz. Las flores son preciosas.
ResponderEliminarBesos
Bonitas fotos de esa atractiva flor, muy bien documentada con el texto.
ResponderEliminarSaludos.
Obrigada pela informação, desconhcia que esta planta dá flor, tenho plantas iguais a essas estão muito bonitas e altas mas nunca floriram.
ResponderEliminarBom fim de semana
Beijinhos
As imagens gostei de ver,
ResponderEliminarcada planta com sua beleza
todas são verdes ao nascer
filhas são da mãe natureza!
Tenha um bom fim de semana amiga Maria. Um abraço.
La tengo, pero todavia no florecio. Un beso.
ResponderEliminar