No circuito que fizemos aos Países Bálticos e Rússia uma das cidades que visitámos foi São Petersburgo. Nesta encantadora cidade, uma das nossas visitas foi aos Jardins e ao Palácio de Verão de Peterhof. Hoje, deixo alguns "olhares" do que vi nos seus grandiosos e belíssimos jardins, vamos então divagar pelos:
Jardins de Peterhof
Peterhof, que significa em alemão "Corte ou Jardim de Pedro" é um conjunto de palácios e jardins, distribuídos sob as ordens de Pedro, o Grande, sendo muitas vezes designado por "Versailles Russo". Ficam localizados a cerca de trinta quilómetros de São Petersburgo. O conjunto de palácios e jardins, juntamente com o Centro Histórico de São Petersburgo, fazem parte do Património Mundial da UNESCO.
O parque Peterhof tem cerca de 1000 hectares, uma densa área arborizada, abriga vários palacetes, pavilhões, esculturas, bem como mais de cento e vinte fontes, todas elas de grande beleza, arte e imponência.
O tempo que disponhamos não deu para ver tudo o que eu queria, apenas podemos visitar uma pequena parte, mas fiquei completamente encantada.
Do centro do Peterhof partem, radialmente, cinco avenidas que se dirigem para o mar: as quatro laterais, duplas,conduzem aos pavilhões de Monplaisir e do Ermitage; a central ladeia a parte esquerda do canal e conduz a um pequeno pórtico.
Quer os Jardins Superiores, quer os Inferiores contêm imensas fontes. Os Superiores cobrem cerca de 15 hectares. O seu ajardinamento, é completamente diferente dos Jardins Inferiores, estando feitos de acordo com leis de simetria. Os Jardins Inferiores, ocupam 1,02 km quadrados e estão repletos de
abetos, bétulas, amieiros, tílias, árvores de fruto e vários tipos de arbustos de adorno. A maior parte das fontes de Peterhof estão contidas nestes jardins, assim como vários pavilhões.
Um outro visitante do jardim ....
A dominar o declive encontra-se o Grande Palácio (Bolshoi Dvorets), um dos mais belos e ricos palácios de toda a Rússia, sendo também conhecido como o Palácio de Verão, pois era o lugar onde os Czares gostavam de passar os verões. O núcleo original do Grande Palácio foi criado para Pedro I da Rússia, pelo francês Alexandre Le Blond.
Abaixo da fachada Norte do Grande Palácio fica a Grande Cascata (Bolshoi Kaskad), que se estende através do Canal Marítimo até ao Báltico, um dos mais extensos trabalhos de água do período Barroco, o qual divide os Jardins Inferiores. Na década de 1730, a grande Fonte de Sansão foi colocada no tanque. Esta tem um duplo simbolismo ao descrever o momento em que as lágrimas de Sansão abrem as mandíbulas do leão, representando a vitória da Rússia sobre a Suécia na Grande Guerra do Norte. A partir das mandíbulas do leão ergue-se um jacto de água vertical com vinte metros de altura, o mais alto de Peterhof. Esta obra de mestre, concebida por Mikhail Kozlovsky, foi roubada pelos invasores alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Uma réplica da estátua foi instalada em 1947.
Provavelmente, a maior realização tecnológica de Peterhof consiste no facto de todas as fontes funcionarem sem o uso de bombas. A água é fornecida por nascentes naturais e recolhida em reservatórios situados nos Jardins Superiores. A diferença de elevação cria a pressão que activa as fontes dos Jardins Inferiores, incluindo a Grande Cascata.
No extremo da fachada encontra-se a capela do Palácio Peterhof. Foi esta a igreja baptismal tradicional, utilizada pelo czar Nicholas e Alexandra, para batizar os seus filhos.
No final do dia as fontes são fechadas ao som de música, é um espectáculo fabuloso.
Próximo post: Visita ao interior do Grande Palácio, ou Palácio de Verão.
Texto explicativo: wikipedia; http://www.saint-petersburg.com/;
Fotos: Pessoais
ResponderEliminarTão bonito!
Stunning photos, much gold there! Your son is a handsome guy <3
ResponderEliminarHello dear Maria!
ResponderEliminarSo beautiful and impressive buildings!
Such preety gardens! Stunning pictures!
Happy New Year to you and your family! Hugs!
Dimi...
It is an amazing place! Thanks for this.
ResponderEliminarMaravilhosa viagem e fotos. Beleza de jardins! Vale muito ver! beijos, lindo fds! chica
ResponderEliminarUm bonito passeio.
ResponderEliminarAbraço, bom fim-de-semana, bom domingo de Reis, e Bom Ano.
Interesting!
ResponderEliminarSo beautiful photos. That place is amazing.
ResponderEliminarSuch adorable family, so nice to see you. :)))
ResponderEliminarI love places like that. Amazing and very interesting architecture plus something what I truly love...gardens. <3 Perfect combination. :)
Beautiful photos, beautiful memories. Wishing you lots of magical moments with your loved ones. :)
Olhares lindos e bem convidativos!!! Bj
ResponderEliminarUn interantisimo reportaje con muy buenos detalles no solo de los grandes encuadres también ese primer plano de la mariposa.
ResponderEliminarRecibir esa familia mis mejores deseos para el año que acaba de empezar.
Saludos.
Great pictures.
ResponderEliminarSummer Palace Peterhof and the garden are impressive.
An attraction worth exploring.
Nice weekend Maria!
Mais uma maravilhosa postagem!!
ResponderEliminarBeijo. Bom fim de semana.
Fantastic place. Statues are so beautiful.
ResponderEliminarA Rússia tem coisas bonitas,
ResponderEliminarmas eu gosto mais de Portugal
no mundo há desastrosas políticas
que fazem, do que bem mais mal!
Bom fim de semana amiga Maria.
Um abraço.
Que maravilha, Maria!
ResponderEliminarBjs
fabulosos olhares nesse passeio fascinante Maria que trouxeste para partilhar conosco
ResponderEliminarUma semana linda e abençoada
Beijos
Que lindo jardim e que belas fotos. Beijinho e bom ano repleto de tudo aquilo que mais deseja.
ResponderEliminarEs todo precioso. Besitos.
ResponderEliminarIt is so beautiful and enchanting.
ResponderEliminarSon bellísimos. Me recuerda alguno que he visitado en ciertos aspectos.
ResponderEliminarBesos
Such lovely gardens.
ResponderEliminarYour photographs are stunning.
Happy New Year Wishes
All the best Jan
Realmente é uma grandiosidade, belíssimo!
ResponderEliminarBeijos e uma semana de paz!
Logo que vi as primeiras imagens já pensei em Versalhes, em como tinha uma abordagem bem parecida. O lugar é lindo! Enquanto ia avançando no post pensei mesmo em como essas pessoas conseguiam fazer tantas fontes sem o uso de bombas, só com a gravidade. Adoro ver como eram engenhosos em séculos passados, sem metade da tecnologia que hoje temos à nossa disposição.
ResponderEliminarHi Maria,
ResponderEliminarYour pictures bring back memories. A long time ago I visited Leningrad, nowadays known as St. Petersburg. I have also visited this parc with all its beautiful buildings and statues. The amount of golden statues was incredible, whether it was real gold or some kind of copper alloy. Leningrad made a great impression upon me, just think of Nevski Prospect and the Hermitage. Thanks for refreshing my memories.
Greetings, Kees
Precioso lugar y preciosas fotos Maria, muchas gracias, estáis muy guapos. Besos.
ResponderEliminarRecordo a surpresa e o prazer que tive ao conhecer S. Petersburgo. Fabulosa cidade!
ResponderEliminarTambém andei pelo Báltico. Um fascínio!
Beijos, amiga.