Hoje vou falar um pouco sobre o: Papagaio-do-mar
Nome Científico: Fratercula
Ordem: Charadriiformes
Família: Alcidae
Existem três espécies de papagaio-do-mar: Atlantic puffin (Fratercula arctica), Horned puffin (Fratercula corniculata) e Tufted puffin (Fratercula cirrhata)
Atlantic puffin (Fratercula arctica)
Distribuição e Habitat :
Atlântico norte: costas do norte da Europa ao sul do norte da França, Ilhas Britânicas, Ilhas Faroé, Islândia, Gronelândia, Noruega e Canadá Atlântico, em seguida, para o sul do Maine. Invernos sul para Marrocos e Nova York.
Identificação:
O Papagaio-do-mar tem cerca de 28 a 30 cm de comprimento e pesa cerca de 400g. Vive de 20 a 25 anos e têm forma compacta e hidrodinâmica. Os seus pés têm os dedos unidos por uma membrana que está adaptada para nadar debaixo d'água e as suas penas são à prova d'água. O peito branco com dorso e asas negras ajudam na camuflagem contra os predadores de cima, de baixo e quando nada. As asas curtas e os fortes músculos das asas ajudam-no a nadar fortemente, usando as asas como barbatanas. As asas medem 47 a 63 cm de comprimento. A parte superior do bico e da língua são orlados com espinhos apontados para trás, permitindo agarrar o peixe escorregadio. O bico possui uma dobradiça que permite que o peixe fique na parte superior do bico, enquanto ele apanha mais com a parte inferior do bico.
Horned puffin (Fratercula corniculata)
Distribuição e Habitat :
Pacífico Norte: costas da Sibéria, Alasca e Colúmbia Britânica, invernando para o sul até a Califórnia e Baja California.
Identificação:
A altura do pássaro adulto é de aproximadamente 20 cm, o peso é de aproximadamente 500 g e a envergadura é de aproximadamente 58 cm. Os papagaio-do-mar Horned são monomórficos (os machos e as fêmeas exibem a mesma coloração da plumagem). As aves sexualmente maduras têm um pequeno "chifre" preto carnudo que se estende para cima a partir do olho, do qual o animal deriva seu nome comum - o papagaio-do-mar horned. Uma linha escura estende-se para trás do olho para o occipital. As bochechas são brancas, com uma mancha amarela carnuda na base.
Tufted puffin (Fratercula cirrhata)
Distribuição e Habitat :
Pacífico Norte: Columbia Britânica, em todo o sudeste do Alasca e as Ilhas Aleutas, Kamchatka, as Ilhas Curilas e em todo o Mar de
Okhotsk. Invernos ao sul para Honshū e Califórnia.
Os papagaio-do-mar adornados têm cerca de 35 cm de comprimento com uma envergadura similar e pesam cerca de três quartos de um quilograma. As aves da população do Pacífico Ocidental são um pouco maiores do que as do Pacífico oriental, e as aves machos tendem a ser ligeiramente maiores do que as fêmeas.
A sua característica mais distintiva são os tufos amarelos (latim: cirri) que aparecem anualmente em aves de ambos os sexos quando se aproxima a estação reprodutiva de verão. Os seus pés tornam-se vermelho brilhante e o seu rosto também se torna branco brilhante no verão. Durante a época de alimentação, os tufos mudam para fora e a plumagem, bico e pernas perdem muito do seu brilho.
Hábitos Gerais:
Geralmente vistos sozinhos ou em pares, os papagaios-do-mar são excelentes nadadores. São, no entanto , maus voadores: quando levantam vôo, voam baixo sobre a água, batendo as asas até 400 batimentos por minuto. As suas pernas estão colocadas na parte posterior do corpo, por isso, as aterrisagens nem sempre são as mais suaves quando há ventos fortes.
Sendo altamente sociáveis, os papagaios-do-mar juntam-se em grupos imensos no alto mar para encontrar um parceiro. Em terra, surgem disputas entre as aves que defendem os seus locais de nidificação na colônia. Tais lutas são às vezes rodeadas por uma multidão de espectadores curiosos. Os papagaios-do-mar tentam deter os predadores voando em grandes grupos no mar.
Reprodução (geral):
Durante a época de acasalamento (entre março e maio) o bico do papagaio-do-mar é vermelho, amarelo e azul, esbatendo no final do verão. Durante a corte, estas aves produzem sons de arrulho e batem com o bico um no outro. Escavam uma toca onde a fêmea põe um ovo, que ambos os progenitores incubam por vez, aninhando-o debaixo da sua asa. Quando a cria choca, é alimentada durante 40 dias pelos progenitores. Permanecem na toca por dez dias antes de se dirigirem ao mar. Os papagaios-do-mar regressam às colónias onde nasceram.
Foto: www.allforwall.net
Alimentação (geral):
Os papagaios-do-mar mergulham até 60 m para encontrar peixes como enguias e merlúcios, que são as suas principais presas. Quando se alimentam, eles balançam-se na superfície e depois mergulham debaixo de água, engolindo as suas presas. As gaivotas-argênteas muitas vezes esperam pelo regresso dos papagaios-do-mar das suas pescarias, para roubarem a sua comida. Os papagaios-do-mar tentam evitá-las seguindo de imediato para a toca, a fim de fazer a entrega às suas crias.
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://wallpapersafari.com/puffin-wallpaper/; www.1Zoom.net; www.anawalls.com; wallpaperlayer.com; www.allforwall.net; www.volvoab.com; outros net
Qué preciosidad de ave, María. Gracias!
ResponderEliminarMuchos besos :)
Que bonito! Não conhecia. Obrigada pela partilha.
ResponderEliminarBeijos e uma boa semana.
Lindos e bem diferentes Maria Rodrigues.
ResponderEliminarBjs e uma feliz semana.
Carmen Lúcia.
Que lindo, não conhecia.
ResponderEliminarbjokas =)
É muito bonito, tem um aspecto exótico.
ResponderEliminarbeijinhos
O que eu aprendo por aqui, minha Amiga. Gostei de ler sobre o papagaio do mar e adorei as fotografias. Obrigada pela partilha.
ResponderEliminarUma boa semana.
Um beijo.
Que lindo. Gostei. Vivendo e aprendendo. Beijoca
ResponderEliminarOlá Maria: tão bonitos estes papagaios-do-mar. Não conhecia, mas gostei imenso de toda a informação recolhida.A Natureza sempre a surpreender-nos.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Muito bom. Bonitos esses animaizinhos. Como é bela a Natureza!
ResponderEliminarBoa semana, amiga!
Bjs
Um post extraordinário, sobre um pássaro tão belo, quanto estranho!...
ResponderEliminarMagnifica escolha de imagens, com um impecável suporte informativo...
Beijinhos
Ana
Encantador esse papagaio do mar. Adorei as fotos e aprendi muito sobre ele nessa valiosa postagem. Beijos, Lúcia!
ResponderEliminarOlá Maria!
ResponderEliminarE como são lindos estes papagaios! Parecem de pelúcia. Perfeição com arte, as vezes, lembram uma pintura.