Fomos visitar a Estátua da Liberdade logo no dia seguinte à nossa chegada a Nova York. Como já falei anteriormente para irmos até à ilha apanha-se um ferrie em Battery Park. Tínhamos comprado ainda em Lisboa, os bilhetes via Net e foi excelente, assim não tivemos de estar na fila para entrar no barco, pois tínhamos acesso prioritário.
A vista quando o barco saí do Whitehall Terminal é magnífica.
Gradualmente fomo-nos aproximando da Ilha da Liberdade.
A Estátua foi oferecida pela França, como um gesto de amizade para comemorar o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos. Foi inaugurada em 28 de outubro de 1886.
Foi projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que se baseou no Colosso de Rodes para edificá-la. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo engenheiro da Torre Eiffel.
Uns a chegar e outros a partir. O ferrir parte de Battery Park, vai à Ilha da liberdade, segue depois para a
Ellis Island onde se encontra o Museu da Imigração e volta novamente a
Battery Park. O barco faz esse trajeto mais ou menos de 30 em 30 minutos e podemos ficar na ilha o tempo que desejarmos.
O nosso primeiro "contato" com este belo e icónico monumento que simboliza, a liberdade política e democrática. Não é permitido levar mochilas para o interior do monumento, mas há cacifos que se podem alugar para deixar os nossos pertences. A segurança para entrar no barco e na estátua é quase semelhante à existente nos aeroportos.
A Estátua da Liberdade, (nome oficial: A Liberdade Iluminando o Mundo) tem uma altura total 92,9 m, sendo que 46,9 m correspondem à altura da base e 46 m à altura da estátua propriamente dita. O conjunto pesa um total de 24.635 toneladas. Foi construída em França e ficou pronta em 1884, sendo então desmontada e enviada para os Estados Unidos em navios, para ser remontada no seu lugar definitivo. A construção do pedestal que serve como base do monumento ficou a cargo dos norte-americanos.
No salão principal está exposta a tocha original.
Nos só conseguimos bilhetes para o pedestal, para poder subir até à coroa os bilhetes têm de ser reservados com quase 3 meses de antecedência, quando fomos reservar para o dia que pretendíamos eles já estavam esgotados. A vista que se pode desfrutar do pedestal é absolutamente um espetáculo.
Estava na hora de regressar e seguir para a nossa próxima visita.
Fotos: Família Rodrigues ( António, Pedro e Maria )
Texto explicativo: Wikipedia
Próximo post: Ellis Island
Simplesmente... imponente!...bj
ResponderEliminarSempre com muito bom gosto nas fotos. Obrigada pela partilha.
ResponderEliminarBeijo
As fotos estão magnificas e o artigo também. Beijinhos.
ResponderEliminarLindas imagens e momentos únicos.
ResponderEliminarBeijinho Maria
Belas informações da origem e construção.
ResponderEliminarFotos magnificas Maria com belos visuais de pontos estratégicos.
Valeu a partilha.
Bjs de paz.
Gostei, vamos seguir em frente, para conhecer mais...
ResponderEliminar