Todos os anos com a chegada da primavera chegam as flores para alegrar os nossos dias com todo o seu colorido, encanto e perfume.
Hoje vamos divagar pelos pátios de Córdoba que salpicados de flores de todas as cores, são uma visão de beleza e frescura.
Todos os anos no mês de Maio, realiza-se Festival de Pátios de Córdoba, um concurso de pátios onde os participantes abrem gratuitamente os seus quintais para que eles possam ser vistos e apreciados.
Em 1980, os pátios foram declarados um Festival de Interesse Turístico Nacional, tendo sido considerados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 6 de dezembro de 2012.
Há referências de que já em 1918 teria havido uma disputa entre os pátios, mas o primeiro concurso oficial de pátios foi em 1933, concorrendo nessa altura 16 pátios da cidade.
Todas as primaveras Córdoba explode em flores, com festas especiais durante todo o mês de Maio. O festival inicia-se após o término da Festa das Cruzes Maio (3 de Maio), começando com um desfile conhecido como a "Batalha das Flores".
Para compreender melhor esta competição é importante conhecer um pouco a arquitectura local. Devido ao calor, originado do clima seco, as casas de Córdoba foram construídas com um pátio central. Essa tradição foi mantida ao longo dos anos e persiste ainda hoje em muitas casas. Para manter fresco o ambiente das casas era e são colocados no pátio central muitas plantas e por vezes detalhes com água, como fontes que tornam estes locais ainda mais acolhedores.
A decoração dos pátios foi ganhando vida própria sendo o orgulho dos seus proprietários, assim, uma vez por ano, as suas portas são abertas e todos são convidados a ver de perto os encantos dos pátios das residências da cidade.
Hoje, com as novas construções muitas casas tradicionais desapareceram e com elas os seus pátios. No entanto, os bairros mais antigos mantêm a tradição, estes espaços são compartilhados entre vários vizinhos e estão situados na parte antiga da cidade, nos bairros de Santa Marina, San Andres, San Lorenzo e San Basilio, Old Alcazar, Bairro Judeu, entre outros.
Os pátios oferecem um oásis de flores coloridas, que são ainda enriquecidos com belos mosaicos e cerâmicas, eles também trazem os perfumes clássicos de Córdoba: jasmim e flor de laranja, misturados com uma infinidade de aromas das flores e muitas outras plantas vivas que são trazidas a esse festival da cidade.
Existe uma vasta gama de pátios mas localizado no antigo bairro judeu, nas redondezas da Mesquita de Córdoba, fica um dos pátios mais emblemáticos, o Palácio Viana, um magnífico edifício do século XIV composto por doze pátios diferentes e um fabuloso jardim medieval.
Numerosos conventos e edifícios religiosos em Córdoba têm pátio imperdíveis, entre eles incluem-se a Encarnação, Santa Isabel de los Angeles, Las Capuchinas, Santa Maria, Santa Cruz, Jesus Crucificado, Nuestra Señora de las Nieves, Corpus Cristi e São Pedro Real. Há também o "Círculo da Amizade" e a "Faculdade de Direito" (Departamento Jurídico), na universidade local.
À profusão de cores e cheiros aliam-se o som e encanto das danças de flamencos, e os sabores tradicionais, tornando assim a festa ainda mais especial.
Com vista a preservar esta tradição e a divulgar a cultura e arquitectura tradicional de Córdoba, o Conselho Municipal entrega anualmente vários prémios aos melhores pátios.
Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em:"Pátios de Córdoba - Um Património da Humanidade"
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.andalucia.com/cities/cordoba/patios.htm; http://www.helloonline.com ; http://www.cordobaturismo.es/; http://www.flickr.com/photos/michalska/4774288547/; http://www.artencordoba.co.uk/; http://www.cordoba24.info/; http://viagens.travel-vacation.org/; http://www.palaciodeviana.com/; TrekEarth; Flickr; Panoramio; Pbase; 1ms.net; outros net
Olá Maria!
ResponderEliminarOs pátios de Cordoba são famosos pela beleza e pela singularidades das paredes crivadas de vasos floridos.. Fizeste uma reportagem muito completa. Um abraço.
M. Emília
Córdoba é fascinante e além dos pátios tem a magnífica Mesquita, que - como disse Carlos V - foi um crime não a respeitar e deixá-la intacata!
ResponderEliminarPertdo existe Medina Azahar que é muito bonita.
Abraços.
Parabéns pelo belíssimo trabalho. Mais um lugar imperdível de se visitar.
ResponderEliminarSemplicemente fantastico, un paradiso!! Un abbraccio...ciao
ResponderEliminarMeu Deus! Quanta beleza!!
ResponderEliminarE passear "contigo" num lugar assim é um prazer.
Bom dia Maria.
Beijinho
Olá Maria,
ResponderEliminarGostei de vez estas maravilhosas imagens sobre os pátios de Córdova. Um percurso desenhado à medida de olhares curiosos sobre esses maravilhosos espaços escondidos.
Em Outubro de 2012 tive oportunidade de os retratar [não com a exuberância destas imagens]. Foi para mim uma experiência única.
Bjis
J
São de facto, um regalo para a vista....
ResponderEliminarbfs
Beijo
Uma coisa linda demais, FANTÁSTICA! (Salvei uma imagem p mim, OK?!)
ResponderEliminarImagino tudo isso ao vivo!!!
Mil beijinhos... Bom Final de Semana, Maria....................................
Oi Maria,
ResponderEliminarque pátios encantadores, todos merecem um prêmio
pois são muito bem cuidados, imagine molhar todas
essas plantinhas. A arquitetura de Córdoba também
é um show à parte.
Bejim.
Com esta amostra exaustiva dás uma imagem real daquilo que se pode ver nesta bela cidade da Andaluzia. Um povo alegre, que sabe viver bem a vida que lhe toca viver. Há muito que por lá não vou mas estas imagens são o incisivo que acende a mecha para uma nova partida para aquelas latitudes.
ResponderEliminarGostei, e muito!
Un abrazo muy fuerte
Maria,
ResponderEliminareste seu post está de tirar o fôlego! Lindos demais esses pátios floridos!
Abraço,
Jussara
Que maravilla de patios lleno de vida energia y colores los cordobeses son unicos
ResponderEliminarSaludos abrazos y feliz fin de semana
ResponderEliminarQuerida Maria
Bendita competição e essa tradição dos pátios é maravilhosa.
Desejo-lhe um feliz Dia da Mãe.
Beijinhos