Os relógios de bolso antigos sempre me fascinaram. Lembro-me de quando ir passar férias, ver em casa do meu avô paterno, uma caixa cheia de antigos relógios que já não trabalhavam, mas que ele continuava a guardar. Adorava quando ele deixava que eu lhes pegasse podendo-os assim, observar na minha mão. Hoje vamos divagar pela beleza e arte dos relógios antigos.
O relógio é utilizado como medidor do tempo desde a Antiguidade, em variados formatos. É uma das mais antigas invenções humanas.
Os primeiros relógios só tinham um ponteiro, o das horas, o ponteiro dos minutos apareceu no final do século 17. Eram utilizados presos à roupa ou usados numa corrente ao redor do pescoço.
O rosto do relógio não estava coberto com vidro, mas geralmente tinha uma tampa de latão articulada, muitas vezes decorativamente perfurada com grades para que o tempo pudesse ser lido sem abertura.
Os primeiros relógios utilizados foram os relógios de bolso.
Eram muito raros e tidos como verdadeiras joias, pois poucos tinham o privilégio de ter um. Os relógios de bolso eram símbolo da alta aristocracia.
Foi por volta de 1504, que Peter Henlein, na cidade de Nuremberga, fabricou o primeiro relógio de bolso, denominado pela forma, tamanho e procedência, de Ovo de Nuremberga. Até ao final do século, houve uma tendência para relógios de formatos incomuns em forma de livros, animais, frutas, estrelas, flores, insectos. ou cruzes.
Os estilos mudaram a partir do século 17 e os homens começaram a usar relógios de bolso em vez de pingentes, tendo este estilo permanecido nos relógios de mulher até ao século 20.
Para caber no bolso, a sua forma evoluiu para a forma típica pocketwatch, arredondado e achatado, sem bordas afiadas. Foi utilizado o vidro para cobrir a face do relógio por volta do inicio de 1610.
Os relógios de bolso (ou pocketwatch) tinham, geralmente, uma cadeia em anexo, que lhes permitia ser presa a um colete, lapela ou cinto, para impedir a sua queda. Os relógios das mulheres eram normalmente mais decorativos sendo
frequentemente decorados com pedras preciosas, prata ou possuindo lindos
pingentes.
Até a segunda metade do século 18, os relógios eram artigos de luxo, estando altamente valorizados.
Os séculos séculos 18 e 19 foram alguns dos mais importantes períodos iniciais no design de jóias, nomeadamente de relógios.
A era vitoriana foi a altura do romantismo, prosperidade e sentimentalismo, temas que se traduziam para os projectos de jóias do dia-a-dia.
Os relógios de bolso foram o tipo mais comum de relógio até aos relógios de pulso se tornarem populares após a I Guerra Mundial.
Fontes e Fotos: Wikipedia;email recebido; outros net.
BONITA EXPOSIÇÃO MARIA!!!
ResponderEliminarNA FAMÍLIA HAVIA UM QUE FICOU PARA O MEU FILHO!!!
ERA UM EXEMPLAR SIMPLES A BELEZA POUCA,,,, O VALOR APENAS SENTIMENTAL POIS ERA DE UM TIO AVÔ!!!
PARABÉNS 1 BEIJINHO E DESEJOS DE LINDA E ALEGRE SEMANA!!!
LÍDIA
É de ver as horas....a cada minuto....!!!
ResponderEliminarBoa semana
Beijo
Belíssimos relógios, um luxo!!! Adorei!
ResponderEliminarBoa semana querida, beijos,
Valéria
Muito interessante este post.
ResponderEliminarAlguns dos exemplares são uma maravilha.
Um abraço e uma boa semana
lindos são lembranças de um tempo magico,verdadeiras obras de arte
ResponderEliminaruma linda postagem amiga desejo que tenhas uma linda semana,bjs marlene
Lindíssimos, verdadeiras jóias...adorei o post!
ResponderEliminarbjus!
Lindos Maria! Parabéns pelo belo post.
ResponderEliminarAbraços e uma semana de muita paz.