Foto: Flickr_Arnim Shulz
Hoje vamos divagar pelo Jardim de Shalimar, por vezes também designado Shalamar Gardens, em Lahore, no Paquistão.
Foto: Wikipedia
O local dos Jardins de Shalimar em Lahore, pertenceu originalmente a uma das famílias nobres Zaildar na região, conhecidos como Família Mian Baghbanpura. Á família também foi dado o título real de "Mian" pelo imperador Mughal, pelos seus serviços ao Império. Mian Muhammad Yusuf, então o chefe da família Mian, doou o sítio de Ishaq Pura para o imperador Shah Jahan, após a pressão foi colocada sobre a família pelos engenheiros reais que desejavam construir no local devido a sua boa posição e ao excelente solo. Em troca, Shah Jahan concedida a governança dos Jardins de Shalimar, à familia Mian.
Foto: www.hellotravel.com
Shalimar Garden em Lahore, foi então construído pelo imperador Mughal Shah Jahan. A construção começou em 1641 CE (1051 AH) e foi concluída no ano seguinte. A gestão do projecto foi realizado sob a superintendência de Khalilullah Khan, um nobre da corte de Shah Jahan, em cooperação com Ali Mardan Khan e Alaul Mulla Maulk Tuni.
Os Jardins de Shalimar permaneceram sob a custódia família Mian.por mais de 350 anos. Em estilo persa, têm cinco fontes geográficas de inspiração para Shalimar Gardens: Ásia Central, Caxemira, Punjab Ocidental, Pérsia e da Sultana Delhi.
Estão dispostos em forma de um paralelogramo rectangular, cercado por uma parede de tijolos. Este jardim foi feito sobre o conceito de Bhagh Char. A medida jardins é de 658 metros de norte a sul e 258 metros de leste a oeste.
Foto: Flickr_SaffyH
Foto: www.summitpost.com
Os jardins têm três terraços descendentes, que são elevados de 4-5 metros uns acima dos outros.
• O terraço superior chamado Farah Baksh, significa doador do Prazer.
• O terraço médio nomeado Faiz Baksh, significa doador de Bondade.
• O terraço inferior chamado Hayat Baksh, significa Doador de vida.
Para irrigar os jardins, um canal chamado Shah Nahar (canal real), mais tarde, também conhecido como Hansti nahar, foi trazido de Rajpot (actual Madhpur na Índia), de uma distância de mais de 161 quilómetros. O canal cruza os Jardins e descarrega numa bacia de mármore no terraço do meio.
A partir desta bacia e do canal, saem 410 fontes, que descarregam em largas piscinas de mármore. Um Crédito especial para a criatividade dos engenheiros de Mughal. A área circundante ao jardim é mais fria devido ao fluir das fontes, o que é um alívio para os visitantes durante verões, pois às temperaturas são aqui muito elevadas.
Distribuição das fontes:
• O terraço de nível superior tem 105 fontes.
• O terraço de nível médio tem 152 fontes.
• O nível mais baixo terraço tem 153 fontes.
http://www.all-hd-wallpapers.com
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.sekhmet.tk/; Flickr; http://www.all-hd-wallpapers.com; www.panoramio.com; outros net
Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Shalimar Garden em Lahore
Olá, Maria. Fico sem palavras pela beleza e grandeza desse belo paraiso. A sabedoria e iluminação de um homem. Magnifíco amiga! Obrigada por nos presentear. Desejo uma ótima sexta- feira e fim de semana pra vc. Hoje aqui: Dia da Independência! Beijinhos e obrigada pela visita sempre carinhosa.
ResponderEliminarMinha querida. Lindo, lindo, lindo!
ResponderEliminarQuem dera estar aí pelo menos em sonhos.
Um abraço.Beijos.
Magnífico trabalho! Que belos jardins, um espaço fantástico que nos faz sentir no paraíso. Um grande abraço.e bom fim-de-semana.
ResponderEliminarM. Emília
Nem imaginas Maria o quanto me apeteceu ir até lá!
ResponderEliminarBjs
Belo alvorecer minha querida !!!!!
ResponderEliminarViajando nas imagens vejo a inteligência do homem,ao criar lindos monumentos...
Bjsssssssssssss