As Sequoias são consideradas as árvores mais altas do planeta e os mais antigos seres vivos da Terra, elas podem ser consideradas fósseis vivos.
Há milhões de anos, estas árvores cresciam em grandes florestas na maior parte do mundo, actualmente estas árvores só podem ser encontradas em três locais da California, os parques Kings Canyon, o Sequoia National Park e Yosemite National Park.
São as maiores árvores existentes, chegando a mais de 90 m de altura, aproximadamente a mesma de um edifício de 30 andares. Os galhos mais baixos podem ficar a mais de 45 m do chão e o tronco chega a medir 3 m de diâmetro.
Nos nossos dias existe apenas uma única espécie sobrevivente, a "Sequoia sempervirens" (Sequóias-Sempre-Verdes). Entre o castanho-avermelhado e o castanho-canela, a casca da sequóia-sempre-verde tem de 15 cm a 30 cm de espessura e sulcos profundos. A madeira dessa sequóia é durável e muito rentável para a indústria madeireira, pois uma única árvore pode dar 1.130 m3 do produto.
O maior exemplar é a Sequóia-Gigante (Sequoiadendron gigantea) que só cresce nas encostas ocidentais da Serra Nevada, na Califórnia, EUA, a altitudes de 1.500 m a 2.380 m. São árvores milenares e as maiores do mundo em termos de volume e altura. Crescem em média 50-85 m e 5-7 m em diâmetro.
Alguns exemplares possuem troncos tão robustos que permitiram escavar um túnel para a passagem de carros na suas bases.
A sequóia-gigante é uma árvore perene. As suas folhas em forma de agulhas escamosas têm de 6 mm a 13 mm de comprimento. Estão dispostas mais ou menos paralelamente aos ramos, excepto na ponta, que é aguda. O cone é lenhoso e ovalado. Cada cone contém numerosas sementinhas, de apenas 6 mm de comprimento, que levam dois anos para amadurecer. As sequóias-gigantes são muito resistentes a doenças e a ataques de insectos.
A Sequóia-Gigante mais alta da terra é a "Hyperion", com 115 m de altura, que se encontra no Parque Nacional Redwood, ao norte de São Francisco.
A mais volumosa e mais antiga do planeta é a árvore "General Sherman”, encontra-se no Bosque Grant - Sequoia National Park (California) e estima-se que tenha mais de 3000 anos.
A Metassequóia Chinesa é a única parente conhecida das sequóias. Os cientistas acreditavam que essa espécie estivesse extinta há milhões de anos e a estudaram por meio de fósseis. Em 1941, um botânico chinês, Tsang Wang, descobriu metassequóias que cresciam num vale remoto da China, na zona fronteiriça do Sichuan-Hubei, o que constituiu uma das maiores descobertas botânicas do mundo. Ele comparou os cones e as folhas da árvore com os espécimes fossilizados do Museu de Pequim e descobriu que eram idênticos. Assim se constatou que uma árvore que se acreditava extinta há 20 milhões de anos ainda crescia em diversas áreas.
A metasequoia caracteriza-se pela sua ramagem frondosa que muda de cor segundo as estações: verde-claro na primavera, azul no verão, amarelo no outono e vermelho no Inverno.
A espécie chinesa foi introduzida nos Estados Unidos em 1947.
Atualmente é largamente cultivada tanto na China como no estrangeiro, mas permanece em estado crítico de conservação no meio natural.
“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”(Johann Goethe)
Que maravilha!!!
ResponderEliminarA natureza, é mesmo, espetacular e perfeita.
Muito me admira, que alguém presenciando essas coisas, ainda negue a existência de Deus...
Beijão pra você, Maria, tenha uma semana abençoada.
Cid@
Fantásticas estas árvores!De uma grandiosidade que nos faz sentir pequeninos.
ResponderEliminarObrigada, Maria, por mais este post sobre a Natureza.
Beijo
Óptima semana.
Olinda
Quem não abriu já a boca de espanto, perante
ResponderEliminarárvore tão espetacular.....e quantos saberiam
todos estes conhecimentos que aqui nos deixou????
Adorei.....
Beijo
Fantásticas, imagina a sensação de observar uma delas ou mesmo passar por baixo no caso das que vi nas fotos.
ResponderEliminarMuito bom passar por aqui, beijos e uma semana abeçoada pra ti!
Amiga:
ResponderEliminarImpressionantes imagens. A natureza tão maltratada ainda nos proporciona a visão destas maravilhas.
Vou regressando aos poucos.
Beijinhos
Olá,Maria!!
ResponderEliminarSão belíssimas!!As árvores me encantam...já abracei uma árvore antiga e a sensação é incrível!!Adoraria ver as sequoias ao vivo!!
Um espetáculo da natureza!!
beijos querida!!
Que arvores mais lindas minha querida...fico aqui encantada admirando como a natureza é divina...
ResponderEliminarBoa semana...beijinhos e alegrias...
Valéria
Minha querida amiga, é bom tomarmos conhecimento de toda essa biodiversidade.
ResponderEliminarAinda temos esses patrimônios naturais, que se não podemos ir até lá para apreciar, teu blog nos da essa oportunidade.
Um abraço afetuoso, beijos.
Oi maria, paz para todos, vim agradecer a tua visita e te visitar tambem , logo de inicio me deparo com as maravilhosas sequóias, sempre admirei estas arvores quanto tem de grande como de lindas só tu mesmo através do te blog, para compartilhar conosco. Um abraço carinhoso Celina.
ResponderEliminarDeslumbrantes!!! As fotos ilustrativas fascinaram.Como a natureza tem ainda a nos ensinar vida afora! Goethe tem razão quando diz que " a natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” Parabéns pelo magnífico post.Adorei e aprendi e apreciei.Uma semana encantada e recheada de inspiração. Bjs Eloah
ResponderEliminarMaria
ResponderEliminarEu e o meu "folha seca" vivemos numa quinta encostada a uma floresta onde exitem árvores centenárias e únicas.
Adorei Maria estas pérolas, pena que o homem onde coloca a mão destrói.
Beijinho muito grande
MARIA que maravilhas da natureza tais arvores
ResponderEliminarna sua magestosa grandeza nada se compara a tanta beleza,como pode o homen pensar em roubar ao mundo algo tão lindo e divino,obrigada amiga por compartilhar com tanto amor bjs marlene
Esse cantinho está cada vez mais poderoso!!! Obrigada por compartilhar essa riqueza!!!
ResponderEliminarBeijos de passarinho!!!
Que delícia, chegar aqui e encontrar cultura! Acredito na energia das árvores e na forma como elas nos transmite. Fico agora imaginando quanto de energia existe numa sequoia! Um grande abraço!
ResponderEliminarMaria o seu cantinho é uma maravilha, eu sou a Kika e venho agradecer os votos de feliz aniversário
ResponderEliminarBoa semana e ronrons da
Kika
Maria,
ResponderEliminarFantástico este "post", sobre estas árvores de que desconhecia tanta coisa.
A natureza é uma dádiva tão preciosa que tudo o que for feito para a divulgar, também a ajuda a preservar.
Grata por esta partilha maravilhosa.
Um beijinho,
Ailime