A flor do Crocus ou Açafrão é uma flor linda e delicada de cores muito vivas que encanta qualquer jardim. Muito apreciada por anunciar a Primavera, alguns Crocus prolongam a estação até ao Outono, florindo em algumas regiões no Inverno.
Foto: Net
Originária da Região do mediterrâneo interior, Grécia, Balcãs, Médio Oriente, abre as suas corolas quando o frio se vai embora em janeiro ou fevereiro, e, se o frio regressar, eles tornam a dobrar as suas pétalas para se voltarem novamente a abrir no primeiro raio de sol.
Foto: Net
O Crocus é também conhecida por Açafrão Erva-Ruiva, Açafrão ornamental, Croco. O seu nome deriva do grego krokos (κρόκος), que significa açafrão ou açafrão amarelo tal como o hebreu karkōm, o armaico kurkama e o persa ou árabe kurkum.
Foto: Net
É uma planta herbácea bolbosa de porte muito pequeno, com alturas entre os 10-25cm formando tufos. Existem mais de 80 espécies e centenas de híbridos e cultivares. Muitas vezes nascem primeiro as flores e só depois as pequenas folhas que são estreitas e lineares, de cor verde-claro e brilhante, com nervura central saliente e prateada.
Foto: Net
As suas flores são em forma de copo, hermafroditas, surgem num longo pedúnculo, são perfumadas e podem apresentar várias cores e tons intensos desde o amarelo, branco, azul, creme, rosa, com riscas, etc.
Condições de cultivo
Plantar no local definitivo, debaixo de arbustos, arvores, jardins rochosos, canteiros ou floreiras. é uma planta sociável, pelo que se devem plantar vários na mesma área. Agrega-se muito bem a narcisos e tulipas.
Solo: Solos argilo-arenosos e férteis com boa drenagem.
Regas: : Moderadas, pode-se adicionar um pouco de brita (pequenas pedras), ao solo, para obter uma drenagem mais desejável.
Foto: Net
Luz e Temperatura: Sol ou meia-sombra, climas frescos mas não tolera geadas fortes.
Reprodução/ Multiplicação : Por divisão dos bolbinhos que se formam em redor do bolbo principal. Esta operação só deve ser feita após as folhas murcharem por completo. Muitas espécies chegam a florir durante 20 anos.
Floração:: Primavera/Outono/Inverno.
Curiosidades : O açafrão uma especiaria muito conhecida e apreciada é obtida a partir dos estigmas de uma espécie de Crocus o Crocus sativus. Esta especiaria é utilizado desde a Antiguidade, principalmente na culinária mediterrânica, região de onde a variedade é originária, normalmente em risotos, caldos e massas. É actualmente a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de um quilo de açafrão são processadas manualmente mais de 200 mil flores da planta, a colheita, efetuada entre Outubro e Novembro, é inteiramente feita à mão, o mesmo acontecendo com a monda (operação que consiste em separar os estigmas da flor).
Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “ portaldojardim”; “ plantasonya”; “Floresnaweb”; outros.
"Nós podemos conceber o que a humanidade seria se não conhecesse as flores?" (Maurice Maeterlinck)
Maria, que flores mais lindas e delicadas, cada cor mais linda que a outra...
ResponderEliminarGrande abraço! Boa semana!
Que cores maravilhosas. Que delicadeza e fragilidade e que beleza.
ResponderEliminarEsse cantinho já é maravilhoso, florido então...
ResponderEliminarBeijos de passarinho!!!
Ol[a Maria,
ResponderEliminarLinda postagem!
Diz a lenda que Dionísio (ou Baco - deus do vinho), nas suas orgias, mandava forrar o chão com as flores do açafrão, pois o seu perfume era considerado afrodisíaco.
Bjs.
Mais uma aula de cultura geral....Agora sei de
ResponderEliminaronde vem essa especiaria...
Beijo
Olá minha linda, adorei saber a historia e o cultivo dos crocus, é o que digo você minha linda tem sempre temas interessantes para nos mostrar.
ResponderEliminarBeijinhos de luz e paz...
PS: beijinhos especiais.
Minha querida
ResponderEliminarQue maravilha de viagem por entre esta beleza de imagens e texto, adorei e deixo um beijinho com carinho.
Rosa
Que flor maravilhosa e que sequência fantástica de fotos. Parabéns, JAIR.
ResponderEliminarmuito belas as fotos!
ResponderEliminarbeijo
:)