Os castelos sempre me fascinaram pois são marcos da civilização de uma região, com jardins extraordinários ou paisagens deslumbrantes, para além do património histórico e arquitectónico que representam, eles são fontes de histórias, lendas e mistérios.
Castelo Neuschwanstein
O castelo de Neuschwanstein situa-se perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera, a escassas dezenas de quilómetros da fronteira com a Áustria. Foi construído na segunda metade do século XIX, entre 1869-1886, pelo rei da Baviera, Ludwig II, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. A arquitectura do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração ao "Castelo da Bela Adormecida", símbolo dos estúdios Disney.
Foto: Pessoal
Castelo Lichtenstein
Este castelo também conhecido como "Castelo do Conto de Fadas", localiza-se sobre um penhasco nas montanhas suábias próximo a Honau, em Baden-Württemberg. A sua primitiva construção remonta a cerca de 1200, destruído durante invasões e guerras, caiu em ruínas. Em 1802 as ruínas do antigo castelo passaram para o rei Friedrich I de Württemberg que as fez demolir, erguendo em seu lugar um Pavilhão de Caça, que finalmente foi adquirido pelo duque Wilhelm I de Urach. A actual construção foi erguida entre os anos de 1840 e 1842 por iniciativa de Wilhelm I, inspirado pelo livro do poeta e romancista alemão, Wilhelm Hauff.
Castelo Drachenburg
O Castelo Drachenburg (Castelo do Dragão) fica no alto de uma montanha, rodeado pelas colinas conhecidas como Siebengebirge (As Setes Montanhas). Uma destas colinas, A Rocha do Dragão (Drachenfels) guarda uma lenda germânica. Dizem que ali, Siegfried, herói da lenda dos Nibelungos, lutou com um terrível dragão.
Castelo Schwerin
Fica situado na cidade de Schwerin, capital de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Foi construído em 1843 a 1857 e é chamado como o "Neuschwanstein de Mecklenburg". Grande e sunptuoso, as suas salas e salões são ricamente decorados. Desde 1990 é sede do parlamento do estado.
Castelo de Katz
Localizado na cidade de Sankt Goarshausen, Estado de Renânia-Palatinado. Inicialmente o edifício tinha o nome de Burg Neukatzenelnbogen (Castelo Neukatzenelnbogen), mas a linguagem popular acabou por fazer a contracção desse termo, passando a ser conhecido simplesmente como Burg Katz. Foi construído entre 1360 e 1371 pelos condes de Katzenelnbogen, ergue-se em posição dominante sobre a cidade. Tendo sido bombardeado em 1806, foi reconstruído entre 1896 e 1898. Actualmente, é propriedade privada e não está aberto ao público. Desde 2002, está classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, incluído no sítio Vale do Alto Médio Reno.
Castelo Nassau
Este castelo foi a sede original da Casa de Nassau em Nassau, na Renânia-Palatinado. As ruínas do castelo estão situadas sobre uma rocha aflorante de cerca de 120 metros acima do rio Lahn. A Casa de Nassau foi uma dinastia aristocrática cujos descendentes estão entre os atuais governantes dos Países Baixos e do Luxemburgo. O castelo foi fundado por volta de 1100 pelo conde Dudo-Henry de Laurenburg e Nassau, o fundador da Casa de Nassau.
Castelo de Marksburg
Situa-se junto ao rio Reno, é um castelo localizado na cidade de Braubach, em Renânia-Palatinado. É o único castelo medieval do Médio Reno que nunca foi destruído. É um dos principais sítios do Património Mundial da UNESCO. O castelo foi construído para proteger a cidade de Braubach e para reforçar as facilidades aduaneiras. Foi construído aproximadamente em 1117 e em 1231 foi mencionada pela primeira vez. Em 1283 o Conde Eberhard de Katzenelnbogen comprou o castelo.
Castelo Hohenzollern
É um palácio fortificado situado a cerca de 50 km de Estugarda, entre as cidades de Hechingen e Bisingen, no coração do Jura suabo. Foi a residência dos Condes suabos a partir da primeira metade do século XI. A Família Hohenzollern chegou ao poder durante a Idade Média, tendo governado a Prússia, Brandemburgo e o Império Alemão até ao final da Primeira Guerra Mundial. A vista lá de cima é magnifica.
Fortaleza de Marienberg
A Festung Marienberg (Fortaleza de Marienberg), constituí um marco proeminente no Rio Reno em Würzburg. O edifício teve a sua origem em tempos antigos como um forte. Depois de Gustavo II Adolfo da Suécia conquistar a área, em 1631, o castelo foi reconstruido. Serviu de residência aos Príncipes-Bispos da cidade durante quase cinco séculos. Actualmente funciona como museu e parque.
Castelo de Wartburg
O Wartburg é um castelo da Turíngia, situado numa colina sobre Eisenach, no extremo noroeste das florestas daquele estado alemão, onde se ergue a 411 metros acima do nível médio do mar. Foi fundado por volta de 1067 por Ludwig der Springer e está classificado, desde 1999, como Património da Humanidade como um "Monumento Excepcional do Período Feudal na Europa Central", estando ainda ligado a "Valores Culturais de Importância Universal".
Castelo de Stahleck
Localiza-se em Bacharach, Renânia-Palatinado. Este castelo remonta ao século XII, erguido por ordens do arcebispo de Colónia. Destruído no fim do século XVII, foi reconstruído no início do século XX. Atualmente encontra-se requalificado como um albergue. Dos seus muros é possível ter uma vista deslumbrante do rio Reno, no vale do Lorelei.
Castelo de Hohenschwangau
O Schloss Hohenschwangau ( Castelo do Grande Condado do Cisne) foi a residência de infância do Rei Luís II da Baviera, tendo sido construído pelo seu pai, o Rei Maximiliano II da Baviera. Fica localizado na aldeia alemã de Schwangau, próximo da cidade de Füssen, parte do distrito de Ostallgäu, no sudoeste da Baviera, muito próximo da fronteira com a Áustria. Hohenschwangau foi construído sobre os restos da fortaleza Schwanstein, a qual é mencionada pela primeira vez em registos históricos datados do século XII.
Castelos, edifícios incríveis situados muitas vezes no cimo de altas montanhas, em cenários deslumbrantes, que nos transportam ao passado e nos contam histórias de outros tempos.
Fontes: Wikipedia; http://www.alemanhaporquenao.com/; outros net.
Mesmo não sendo possível fazer uma viagem física, nada nos impede de conhecer novos locais, novos costumes, desde paisagens de sonho a castelos encantados, tudo é possível se abrirmos a nossa alma e deixarmos o nosso espírito divagar através de fotografias, pois estas conseguiram fixar para sempre aquele momento ou aquele local, fazemos assim uma viagem virtual. Por isso gosto tanto de fotografia!
Fontes e Fotos: Wikipedia; www.1Zoom.me; www.thousandwonders.net, pessoal e outros Net
Fontes e Fotos: Wikipedia; www.1Zoom.me; www.thousandwonders.net, pessoal e outros Net
Lindos e encantadores esses castelos, adorei conhecer, dá pra viajar na imaginação.
ResponderEliminarBeijos pra ti!
Preciosa serie de castillo me ha gustado muvho esas marravilla.
ResponderEliminarSaludos yu abrazos.
LIndíssimos! Encantadores e sempre mágicos pra nós!beijos,chica
ResponderEliminarBelíssima matéria. Aprendi muito. Um grande abraço!
ResponderEliminarTambém gosto muito de visitar castelos e palácios.
ResponderEliminarObrigada pelo passeio.
Amei.
Que maravilhosos estes castelos...que paisagens mais lindas pelas cercanias... amei este passeio com voce amiga...fascinante, nós faz lembrar das estorinhas infantis e seus castelos...
ResponderEliminarBeijinhos...
Valéria
Maria querida
ResponderEliminarEu fico sem palavras perante tanta beleza!!! Tenho viajado virtualmente a locais que jamais pensei em conhecer. Muito obrigada amiga.
Beijinho muito grande
Essa sequência de castelos enche os olhos e desperta a vontade conhecê-los. Parabéns pela postagem e pelo blogue. Abraços fraternos, JAIR.
ResponderEliminarMARIA, estes castelos são os mesmos estampados nos livros dos contos de fadas, que me encantam, até hoje.
ResponderEliminarPaloma
Querida Maria
ResponderEliminarEstes Castelos fazem-nos viajar no tempo.sentimo-nos princesas numa das torres à espera do Cavaleiro andante para nos liber
Olá,
ResponderEliminarprocurava umas imagens e me deparei com teu blog, fiquei encantada com tanta coisa linda.
Beijinhos,
Clau
Minha doce e querida Maria que lindas fotos
ResponderEliminarparabens por postagens tão belas adoraria conhecer
lugares tão lindos,gostaria de ter vivido nestes tempos pois para mim é magia e encantamento
obrigada por compartilhar bjs marlene
Minha querida
ResponderEliminarSempre viagens maravilhosas que eu faço na companhia da tua sensibilidade e das belas imagens, adorei e deixo o meu beijinho com carinho.
Rosa