Os Miosótis significam fidelidade ou lembrança fiel.
Esta planta originária da Rússia, possui pequenas flores azuis, flores brancas e flores rosadas presentes durante as primaveras dos mais belos jardins do planeta. De porte pequeno a rastejante, com cerca de 20-30 cm de altura, com caules muito ramificados de cor verde claro a azulado. Apresenta folhas basais, pequenas, delicadas, lanceoladas a ovaladas, pubescentes de cor verde a verde azulado.
Foto: Net
Aquilo que pensamos ser as flores do Miosótis, na verdade são inflorescências terminais que se assemelham a espigas, com formações de flores muito curtas, pequenas, brilhantes, com 5 pétalas e com o centro branco.
Pode ser utilizada em conjuntos, floreiras, vasos grandes, bordaduras. As pequenas flores duram de Maio a Agosto e existem mais de 50 variedades.
Condições de cultivo
Solo: : Ordinários, frescos, ricos em matéria orgânica, ligeiramente húmidos.
Regas: : Regular. Evitar excesso de água.
Foto: Net
Luz: Sol, meia-sombra.
Sementeira: No local definitivo na Primavera ou em estufa entre Março-Abril.
Transplantação: Maio-Julho.
Floração: Verão
Podas: Devido ao grande número de flores, devem-se cortar as flores velhas de Miosótis para facilitar o desenvolvimento das novas flores. Deve-se cortar acima da quarta folha.
Foto: Net
Curiosidades
As flores Miosótis também são conhecidas como “não se esqueça de mim” ou ”não me esqueças” em várias línguas — non-ti-scordar-di-me, na Itália, forget-me-not na língua inglesa etc. São várias as formas de se explicar o seu nome, são diversas as lendas e histórias. Numa antiga e romântica lenda alemã, conta-se que esse nome está relacionado à última frase de um cavaleiro que, tentando alcançar uma flor para oferecer à sua companheira, por conta do peso da armadura caiu em um rio e se afogou. Uma outra lenda, conta que o nome teria sido dado por Adão, ainda no Éden, que ao nomear as flores do jardim esquecera desta e, mais tarde, ao constatar que essa planta havia sido esquecida, deu-lhe então o nome de Miosotis como forma de compensação por seu esquecimento. Uma terceira lenda, cristã e popular, diz que as flores dessa planta teriam ficado da cor azul quando a Virgem Maria lhes derramou lágrimas por cima.
Fontes e Fotos: “Mundodeflores”; “Wikipedia”; “JardimdeFlores”; ”jardineiro.net”;“Flores guia”; “Floresnaweb”; “jardimdeflores”; "Informativoverde"; “portalmundodasflores”; outros.
Foto: Net
"Nós podemos conceber o que a humanidade seria se não conhecesse as flores?" (Maurice Maeterlinck)
Querida Maria
ResponderEliminarMiosótis - flor maravilhosa e por ela vemos como a Natureza é pródiga connosco.Com tons e tonalidades entre o rosa, azul, branco, 'olhinhos' amarelos, é uma graça para os olhos.
Beijos
Olinda
Fiz uma linda viagem pela natureza, beijos.
ResponderEliminarTão lindas, estas flores!
ResponderEliminarFoi um prazer ler este post. Aprendi bastante.
Boa semana
Que encanto esta sua postagem, Maria.
ResponderEliminarMiosotis são, para mim, lembranças de infância, lindas, delicadas...
Beijos e uma boa semana para você;
linda e delicada ..
ResponderEliminarbeijos querida..
adorei Maria a aula de jardinagem adoro flores os miossótis são lindos,parabens minha amiga adoro seu jardim tenha uma semana linda bjs marlene
ResponderEliminarQue flor mais meiga...adorei ver e saber mais sobre ela...extasiou-me os olhos e a alma...adoro flores...
ResponderEliminarMinha amiga tenha uma boa semana...beijos...
Valéria
Maria querida
ResponderEliminarEu sou uma pessoa que adoro e tenho imensas flores muitas delas nem sei o nome, mas este teu cantinho foi maravilhoso ler e ver e aprender . bem-hajas.
Beijinho
Oi Maria,
ResponderEliminarLinda postagem!
Só conheço miosótis por fotos, nunca as vi ao natural, mas acho-as lindas.
Das lendas só conhecia a do soldado alemão (coitado)...
Bjs.
Quanta sensibilidade e delicadeza tem essas flores. Acho quem não gosta de flores, não sabe o que é o amor.São linda essas imagens.Querida deixo um beijo e desejo de um ótimo começo de semana. Abraço!
ResponderEliminarÉ preciso uma sensibilidade especial, para cuidar de miosótis.....Eu sou mais para mal-me-queres...
ResponderEliminarBeijo